Hospital e Maternidade Christóvão da Gama, do Leforte, terá centro de gastroenterologia e hepatologia

Para oferecer um atendimento completo a pacientes com doenças do aparelho digestivo, o Hospital e Maternidade Christóvão da Gama (HMCG), localizado em Santo André, no Grande ABC, criou um centro especializado multidisciplinar de gastroenterologia e hepatologia, destinado a tratar as doenças inflamatórias intestinais e doenças do fígado. Para falar sobre o novo centro e esclarecer o que são as doenças inflamatórias intestinais, o Leforte convidou o médico gastroenterologista e hepatologista Dr. Evandro de Oliveira Souza.

 

CENTRO DE GASTROENTEROLOGIA e HEPATOLOGIA – o novo Centro de Tratamento já está funcionando, qual a capacidade de atendimento?

DR. EVANDRO DE OLIVEIRA SOUZA – Sim, o Centro de Tratamento de Gastroenterologia e Hepatologia já está em operação e já temos todos os especialistas à disposição, assim com os recursos necessários para atender o paciente.

Então, os pacientes que já são atendidos em nosso hospital com doenças digestivas, são destinados para essa linha de cuidado e, não há limite de pessoas para serem atendidas nesse serviço.

CENTRO DE GASTROENTEROLOGIA e HEPATOLOGIA – o que motivou a criação desse Centro no Hospital Maternidade Christóvão da Gama (HMCG)?

DR. EVANDRO DE OLIVEIRA SOUZA – o que motivou foi a necessidade de cuidar do paciente como um todo, envolvendo uma equipe multidisciplinar, com a presença de gastroenterologistas, hepatologistas, cirurgiões do aparelho digestivo, endoscopistas, radiologistas, oncologistas, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos. O foco são as doenças inflamatórias intestinais e as doenças do fígado, principalmente aquelas que podem levar ao agravamento, cirrose e até transplante de fígado.

Nós não temos essa referência de centro no ABC ainda e, agora, que o HMCG pertence a Dasa, maior rede de saúde integrada do país, temos todos os recursos disponíveis para diagnóstico e tratamento. Assim, conseguimos dar atenção ao paciente desde o primeiro momento, quando ele se preocupa com um sintoma, até a utilização dos recursos mais avançados disponíveis na medicina para o tratamento dessas doenças.

CENTRO DE GASTROENTEROLOGIA e HEPATOLOGIA – quais serviços são oferecidos para os pacientes?

DR. EVANDRO DE OLIVEIRA SOUZA – o Centro possui todos os recursos necessários para o diagnóstico e tratamento de qualquer doença digestiva. Desde o primeiro contato, em uma consulta ambulatorial ou passagem pelo pronto-socorro, até os recursos avançados para diagnóstico, tratamento e, cirurgia ou transplante, quando necessário.

 

CENTRO DE GASTROENTEROLOGIA e HEPATOLOGIA – como funciona o fluxo de encaminhamento dos pacientes?

DR. EVANDRO DE OLIVEIRA SOUZA – sempre que o paciente procurar o hospital com uma doença digestiva, passando com algum especialista envolvido no tratamento dessas doenças, ele será direcionado para essa linha de cuidado. Será avaliado e tratado com todos os recursos necessários, de acordo com a necessidade de cada paciente. Então, quando o paciente procura um ambulatório, um gastroenterologista, é feito um diagnóstico e, a partir daí, o médico vai dosando a necessidade de maiores cuidados, a terapia e o envolvimento de outros profissionais.

 

CENTRO DE GASTROENTEROLOGIA e HEPATOLOGIA – quais profissionais de saúde estão envolvidos no cuidado aos pacientes que passam pelo novo Centro de Tratamento?

DR. EVANDRO DE OLIVEIRA SOUZA – os profissionais envolvidos no cuidado desses pacientes são os gastroenterologistas clínicos, hepatologistas, cirurgiões do aparelho digestivo, endoscopistas, radiologistas, oncologistas, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos e outros profissionais, quando necessário.

 

DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL – o que são doenças inflamatórias intestinais (DIIs) e quais os tipos mais comuns?

DR. EVANDRO DE OLIVEIRA SOUZA – doença inflamatória intestinal é um termo genérico para descrever uma condição inflamatória crônica do trato digestivo. Os tipos mais comuns de doença inflamatória intestinal são a colite ulcerativa e a doença de Crohn. A colite ulcerativa é uma inflamação por úlceras, ou seja, feridas, no revestimento interno do intestino grosso, do cólon e do reto. A doença de Crohn também é um quadro inflamatório crônico, que pode acometer qualquer parte do tubo digestivo.

 

DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL – há dados sobre incidência das DIIs no Brasil e no mundo? 

DR. EVANDRO DE OLIVEIRA SOUZA – existem vários estudos que buscam determinar qual a incidência e a prevalência dessas doenças. No entanto, essas informações são um pouco desencontradas. Os números variam de acordo com a população estudada, com as condições socioeconômicas locais e outros fatores. No Estado de São Paulo, estima-se que a incidência seja em torno de 15 a 20 casos a cada cem mil pessoas por ano.

 

DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL – o que pode causar as DIIs e quais são os fatores que podem aumentar o risco de desenvolver alguma delas?

Dr. EVANDRO DE OLIVEIRA SOUZA – a causa exata da doença inflamatória intestinal permanece desconhecida. Alguns fatores, como dieta e estresse, contribuem para o agravamento dos sintomas, mas não são considerados a causa dessa condição. Uma explicação possível para o surgimento das DIIs é um mau funcionamento do sistema imunológico, que ataca as células do trato digestivo, provocando um processo inflamatório. A hereditariedade também pode desempenhar um papel importante no aparecimento dessas doenças.

 

DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL – quais os principais sintomas que podem indicar a presença de alguma DII?

DR. EVANDRO DE OLIVEIRA SOUZA – os principais sintomas relacionados às doenças inflamatórias intestinais são dor abdominal, diarreia, sangramento nas fezes, perda de peso e de apetite. Eventualmente, também pode ocorrer febre e outras manifestações fora do intestino, como alterações na pele. É muito difícil, inicialmente, diferenciar a retocolite da doença de Crohn só pelos sintomas, mas, com os recursos de diagnóstico disponíveis, conseguimos entender melhor o que faz parte de cada doença e onde o paciente se encaixa no diagnóstico.

 

DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL – como é feito o diagnóstico dessas doenças?

DR. EVANDRO DE OLIVEIRA SOUZA – o diagnóstico das doenças inflamatórias intestinais geralmente se inicia com uma consulta bem feita, na qual se faz uma história clínica bem abrangente e um exame físico detalhado. Geralmente, são necessários exames complementares, que podem ser radiológicos, como raio-x, tomografia e ressonância, além de exames endoscópicos, que permitem visualizar a parte interna do tubo digestivo, como colonoscopia, retossigmoidoscopia, cápsula endoscópica e endoscopia. Nesses exames, ainda, podemos realizar biópsias das porções do trato digestivo que interessam para avaliação adequada e exame anatomopatológico, que pode confirmar o diagnóstico.

 

DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL – quais os tratamentos disponíveis para as DIIs? O paciente deve fazer alguma mudança de estilo de vida?

DR. EVANDRO DE OLIVEIRA SOUZA – as doenças inflamatórias intestinais são consideradas doenças crônicas, sem cura, mas podem ser controladas. O objetivo do tratamento é manter a qualidade de vida, minimizar os sintomas e evitar as complicações que podem acontecer de imediato e em longo prazo.

Uma vez realizado o diagnóstico, um dos fatores importantes é entender qual é a gravidade da doença, a intensidade dela. Então, a partir desse resultado, é traçada a estratégia de tratamento, que pode incluir adaptação de dieta, mudança de hábitos e medicamentos específicos. Eles podem ser administrados por via oral ou endovenosa. Além disso, é feito o tratamento de eventuais complicações que as doenças inflamatórias intestinais podem causar.

O mais importante para o sucesso do tratamento da doença inflamatória intestinal é que o paciente seja cuidado de uma forma abrangente. O envolvimento da equipe multidisciplinar é fundamental para isso e para dar conforto tanto para o paciente quanto para os familiares.

dr_evandro_de_oliveira_souza

O Dr. Evandro de Oliveira Souza é doutor em Gastroenterologia pela Universidade de São Paulo (USP). Ele é médico assistente da divisão de gastroenterologia clínica e hepatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Também é líder da equipe de gastroenterologia clínica e hepatologia do Hospital e Maternidade Christóvão da Gama/ Leforte. A equipe atende no ambulatório e no hospital todos os dias da semana.

Este conteúdo é meramente informativo e educativo, sendo destinado para o público em geral. Ele não substitui a consulta e o aconselhamento com o médico e não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação. Se você tiver algum problema de saúde ou dúvidas a respeito, consulte um médico. Somente ele está habilitado fazer o diagnóstico, a prescrever o tratamento mais adequado para cada caso e acompanhar a evolução do quadro de saúde do paciente.
Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho