Centro de Estudos do Grupo Leforte participa de estudo promissor contra a Covid-19
O Centro de Estudos do Grupo Leforte é uma das instituições de saúde que participam da pesquisa global conduzida pela Vir e a GSK, para o VIR-7831 (sotrovimab), um anticorpo monoclonal que vem apresentando resultados animadores no tratamento na fase inicial dos sintomas de pacientes adultos com Covid-19. O medicamento foi aprovado para uso emergencial nos Estados Unidos, mesmo ainda estando em fase de desenvolvimento.
Mesmo durante a Fase 2, de acordo com o estudo feito com 583 indivíduos ao redor do mundo, a nova substância foi capaz de reduzir em 85% os casos de hospitalização ou o risco de morte, quando utilizado como monoterapia contra a doença, incluindo as variantes inglesa, brasileira e sul-africana do vírus.
Diante das provas de eficácia, os resultados preliminares levantados da análise interina dos ensaios de Fase 1, 2 e 3 (programa COMET-ICE), a agência reguladora norte-americana (FDA) decidiu aprovar a medicação para a indicação no tratamento de pacientes com COVID-19 não hospitalizados, com sintomas leves a moderados, para o uso em adultos e crianças (acima de 12 anos e com pelo menos 40kg).
No Brasil, ainda será iniciada a Fase 3 do estudo, no mês de julho, nas unidades Morumbi e Santo André (Hospital e Maternidade Christóvão da Gama) do Grupo Leforte. O Centro de Estudos da instituição participa do projeto de pesquisa, no qual recrutou 6 pacientes, sendo 4 da unidade Morumbi e outros 2 do Hospital e Maternidade Christóvão da Gama.
Atualmente, as três unidades hospitalares – Liberdade, Morumbi e o Hospital e Maternidade Christóvão da Gama – concentram 55 estudos clínicos em andamento, que deverão chegar a 67 até o final de junho de 2021. Grande parte desses trabalhos (17) está relacionada diretamente à pesquisa com novas drogas ou terapias voltadas a pacientes de Covid-19 de grau leve a severo.
Além disso, as equipes de pesquisadores aguardam a liberação por parte do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (Conep)/Anvisa para o início do recrutamento de participantes na fase 3 de quatro estudos com novos tipos de vacina contra o coronavírus, liderados por grandes players internacionais da indústria farmacêutica, e estudos acadêmicos em parceria com grande Universidades.
“Embora exista uma corrida para a busca da vacina, é necessário lembrar que os pacientes de Covid-19 continuarão sendo tratados, por conta de seus sintomas e até pelo risco de sequelas após a alta hospitalar. Daí a importância de continuarmos aperfeiçoando as abordagens terapêuticas, com o objetivo de reduzir ao máximo a mortalidade e riscos provocados pela doença”, afirma Dr. Leandro Agati. “O VIR-7831, aprovado pelo FDA, tem o potencial de colaborar para evitar um colapso na saúde pública e privada no Brasil, diante da nova onda da doença, salvando muitas vidas e melhorando a recuperação desses pacientes logo no início dos seus sintomas.”
Sete anos de pesquisas
Criado em 2013, o Centro Estudos funcionava exclusivamente dentro do Hospital e Maternidade Christóvão da Gama, em Santo André. No início deste ano, a unidade passou atuar junto ao corpo clínico e pacientes do Hospital Leforte na Liberdade.
O Centro de Estudos é liderado pelo diretor médico, Dr. Eduardo Ramacciotti, especialista na área cardiovascular, e pelo Dr. Leandro Agati, diretor executivo da unidade. Ambos possuem expertise em coordenação, operação e desenho de trabalhos multicêntricos internacionais sobre doenças graves.
Dr. Eduardo Ramacciotti, diretor médico do Centro de Estudos do Grupo Leforte.
Dr. Leandro Agati, diretor executivo do Centro de Estudos do Grupo Leforte.
Conheça os trabalhos mais recentes do Grupo Leforte