O diagnóstico precoce pode salvar vidas

Neste ano, a campanha do Outubro Rosa tem uma importância ainda maior. Em tempos de Covid-19, é preciso sensibilizar todas as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer de mama, que não pode ser deixado para depois.
Sabemos que o isolamento social foi e ainda é peça fundamental para contermos a pandemia do novo coronavírus. Mas, passados sete meses de enfrentamento do vírus, estamos cada vez mais preocupados com a falta do diagnóstico e o início tardio de tantos tratamentos de câncer de mama, que é uma das doenças mais matam mulheres em todo o mundo.

Dados recém-divulgados pela Fundação do Câncer, com base em informações do Sistema Único de Saúde, mostram que o número de mamografias feitas no Brasil durante o período de pandemia caiu 84% na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre a equipe de oncologia do Hospital e Maternidade Christóvão da Gama, que integra o Grupo Leforte, a estimativa é de um aumento de 25% nos casos, nos próximos meses, em razão de adiamentos como esse.

Por isso, no Grupo Leforte, seguimos firmes com o nosso compromisso de promover cada vez mais iniciativas de prevenção e de cuidar da saúde da mulher em todos os momentos de suas vidas, independentemente da situação ou complexidade.
Em nossos Centros de Saúde da Mulher, criamos ambientes exclusivos com consultórios e exames diagnósticos para o público feminino. Respeitar a individualidade e a privacidade da mulher também é responsabilidade de quem cuida. Além disso, fortalecemos nossas unidades avançadas em Oncologia e as áreas de Radioterapia e Cirurgia Robótica.

Os avanços no diagnóstico e tratamento do câncer de mama aumentaram muito a chances de cura e mesmo de sobrevida das pacientes. Mas, para isso, o diagnóstico precoce é fundamental. Especialmente neste mês – e também durante todo o ano – é essencial que todos trabalhem em prol da conscientização, o primeiro passo para que todo avanço da ciência tenha o resultado pretendido.

Rodrigo Lopes, CEO do Grupo Leforte

Este conteúdo é meramente informativo e educativo, sendo destinado para o público em geral. Ele não substitui a consulta e o aconselhamento com o médico e não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação. Se você tiver algum problema de saúde ou dúvidas a respeito, consulte um médico. Somente ele está habilitado fazer o diagnóstico, a prescrever o tratamento mais adequado para cada caso e acompanhar a evolução do quadro de saúde do paciente.
Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho