Boletimcovid15

Boletim semanal – Covid-19

Boletim #15 – 08 a 14 de julho

Na edição desta semana, você acompanha os principais acontecimentos no Grupo Leforte entre os dias 08 e 14 de julho. Confira nossas notícias no site e siga nossas redes sociais. Boa leitura!

* Dados do dia 15/07/2020 às 15h10.

Primeiro procedimento de ECMO é realizado no HMCG

O primeiro procedimento de ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) no Grupo Leforte foi realizado no Hospital e Maternidade Christóvão da Gama.

O suporte de vida extracorpóreo é uma modalidade terapêutica que possibilita suporte temporário a falência pulmonar e/ou cardíaca refratária ao tratamento clínico convencional.

No caso respiratório, a ECMO tem sua indicação em pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) com hipoxemia refratária ao suporte clínico convencional, como ventilação protetora, uso de vasodilatador pulmonar, ou prona. A ECMO tem a função de oxigenar o sangue do paciente enquanto o pulmão se recupera.

Segundo o cirurgião cardiovascular Dr. Luís Roberto Dallan, o procedimento foi realizado no dia 12 de julho, em um paciente de 44 anos, diagnosticado com covid-19. O paciente estava entubado há cerca de 6 dias e com falência do tratamento clínico, apesar de todas as medidas de otimização. “O ECMO foi um importante suporte pulmonar no tratamento do paciente que tem apresentado melhora gradual do quadro respiratório”.

De acordo com o Dr. Tomaz Crochemore, coordenador médico corporativo das Unidades de Terapia Intensiva do Grupo Leforte. Trata-se de uma tecnologia avançada e extremamente complexa que exige conhecimento e treinamento específicos de toda a equipe multiprofissional. O médico ressalta também o comprometimento de todos os profissionais envolvidos e da Instituição em oferecer o que há de melhor para o tratamento dos pacientes.

Dados da ELSO (Organização de suporte de vida extracorpóreo) mostram que no mundo foram colocadas ao redor de 1800 assistências para COVID-19, sendo que o Brasil possui aproximadamente 70 casos registrados.

Saiba como funciona o ECMO

Nos casos de covid-19, onde a falência é pulmonar e o paciente não tem instabilidade hemodinâmica, é realizada uma assistência circulatória venovenosa.

Por meio de um procedimento cirúrgico é inserido uma cânula para a drenagem do sangue através da veia femoral até a veia cava inferior. Esse sangue passa por uma membrana que realiza a troca gasosa e a seguir, retorna oxigenado ao organismo por outra cânula locada na próxima ao átrio direito.

Imagem representativa do circuito de ECMO veno-venosa

 

Fonte:
Chaves RCF, Rabello Filho R, Timenetsky KT, et al. Extracorporeal membrane oxygenation: a literature review. Oxigenação por membrana extracorpórea: revisão da literatura. Rev Bras Ter Intensiva. 2019;31(3):410-424. Published 2019 Oct 14. doi:10.5935/0103-507X.20190063

Certificação Digital para equipe médica e multidisciplinar

Confira datas as disponíveis do cadastramento para certificação digital das equipes médicas e multidisciplinares nas unidades Leforte Morumbi, Liberdade e Hospital e Maternidade Christóvão da Gama.

Para facilitar a logística da assistência e do corpo clínico, foi montado um posto de cadastramento no Relacionamento Médico.  É importante no dia levar documento válido com foto (RG ou CNH) e o celular.

Confira o calendário de atendimento:

  • HMCG: 16 a 23, 28, 29, 30, 31 de julho e 03 de agosto, das 08h às 17h30. E nos dias 24 e 27 de julho, das 13h às 22h.
  • Leforte Liberdade: 20,23,24,29 de julho e 03 de agosto, das 08h às 17h30. Nos dias 30 e 31/07, das 13h às 22h.
  • Leforte Morumbi: 16 a 22 de julho, das 08h às 17h30 e nos dias  27 e 28 de julho, das 13h às 22h.

Grupo Leforte comemora 1000ª alta por Covid-19

O Grupo Leforte comemora a sua 1000ª alta por Covid-19, que aconteceu na unidade Leforte Liberdade, no dia 13 de julho. O paciente Pedro Juan, de 33 anos, deixou o depoimento abaixo em agradecimento pelo atendimento de todo o time assistencial.

Clínica e Diagnósticos Christóvão Gama retorna atendimento aos sábados

A Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama seguindo todos os protocolos para segurança dos pacientes retornou com os atendimentos para consultas e exames aos sábados, das 7h às 13h, para as especialidades de Bucomaxilo, Clínica de Vacinação, Ginecologia, Mastologia, Ortopedia e Pediatria.

Desafios e Perspectivas na Gestão Hospitalar em Tempos de Pandemia

Rodrigo Lopes, CEO do Grupo Leforte, participa na terça-feira (21), às 16h, do webinar “Desafios e Perspectivas na Gestão Hospitalar em Tempos de Pandemia”. O CEO comentará sobre as ações tomadas até o momento e as estratégias a serem adotadas no cenário futuro nas dimensões de mercado/clientes, econômico/financeiro, gestão e liderança de pessoas, entre outras.

Automobilismo e esportes de velocidade e o efeito neurológico

No dia 16 de julho, às 20h, o diretor médico de prova do Leforte no GP Brasil de Fórmula 1 e vice-presidente da Comissão Médica da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Dino Altmann, participa do Simpósio online Neurologia no Esporte, com o tema “Automobilismo e esportes de velocidade e o efeito neurológico”.

Para acompanhar o simpósio, acesse o canal do Youtube dos Sindicatos dos Atletas, Facebook ou Instagram (@sindicatodosatletas).

Webinar i9live Decisão Clínica com valor em Saúde

Nesta quarta-feira (15), às 18h, o coordenador do centro de coluna e dor do Grupo Leforte, Dr. Vinicius Guirado, participa do Webinar i9 Live Decisão Clínica com Valor em Saúde da Cognos Inovação em Saúde.

Faça sua inscrição   https://bit.ly/3eKkB6D

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho