Boletimcovid22
Boletim semanal – Covid-19
Boletim #22 – 26 de agosto a 01 de setembro
Na edição desta semana, você acompanha os principais acontecimentos no Grupo Leforte. Confira nossas notícias no site e siga nossas redes sociais. Boa leitura!
* Dados do dia 02/09/2020 às 14h11.
Prêmio Reclame Aqui 2020
O Hospital e Maternidade Christóvão da Gama, está concorrendo ao Prêmio Reclame Aqui 2020, na categoria Saúde-Hospitais.
Trata-se da maior premiação em atendimento no Brasil, uma iniciativa do Reclame Aqui para reconhecer as empresas que prestam bom atendimento aos clientes e consumidores no dia a dia.
Para votar acesse premio.reclameaqui.com.br/votacao e incentivem seus pacientes a participarem também.
Não é necessário votar em todas as categorias.
22ª edição do Congresso Brasileiro de Cancerologia – CONCAN
Entre os dias 25 e 26 de setembro, acontece online a 22ª edição do Congresso Brasileiro de Cancerologia (CONCAN). Direcionado para médicos e especialistas da área da saúde, o evento que é promovido pela Sociedade Brasileira de Cancerologia tem como objetivo compartilhar as práticas e os avanços relacionados ao tratamento do câncer.
Com uma extensa programação cientifica, voltada para áreas como Cabeça e Pescoço, Cardiologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Mastologia, Ortopedia, Urologia, entre outros. O congresso abordará as novas possibilidades de diagnósticos e tratamentos que incluem oncogenética, imunoterapia, radioterapia, medicina nuclear, cuidados paliativos, psicologia, entre outros.
Diversos profissionais do Grupo Leforte fazem parte da grade do evento que contará também com a palestra do CEO do Grupo Leforte, Rodrigo Lopes sobre “Mercado Digital e seu impacto na relação médico/paciente”.
Inscrições para profissionais e Corpo Clínico do Leforte são gratuitas: clique aqui.
Use o cupom: CONFBF08905
eCICE 2020– Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular
Na edição 2020, o CICE – Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular será realizado online. O maior evento internacional da especialidade na América Latina, reúne médicos vasculares principalmente do Brasil e América Latina, com a oportunidade de discussão de casos e aprimoramento na técnica endovascular de ponta realizada em cinco continentes.
Os cirurgiões, João Gualberto, coordenador do serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Leforte Liberdade e Dr. Armando Lobato, coordenador do serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Leforte Morumbi, têm participação de destaque na moderação de uma mesa de discussão com tema “Correção de aneurismas complexos de aorta abdominal” ao lado de outros renomados médicos europeus da especialidade.
Inscrições gratuitas: www.cice.com.br/ecice
HMCG: Novas credenciais para o estacionamento
Durante o mês de setembro, será realizado o recadastramento e substituição das credenciais de acesso ao estacionamento Estapar, empresa conveniada ao HMCG. Os profissionais do Corpo Clínico devem comparecer ao Relacionamento Médico para atualização do cadastro. A nova credencial entrará em vigor a partir de 04 de outubro.
Mais informações
Ramais: 3683 / 8213
[email protected]
Conheça mais sobre as pesquisas em andamento do Centro de Estudos do Grupo Leforte
Guidelines para o tratamento de trombose em pacientes de Covid-19
Artigo de especialistas brasileiros, veiculado em julho pela revista Clinical and Applied Thrombosis/Hemostasis, uma das principais publicações internacionais da área, apresenta novas diretrizes para o cuidado de um dos principais danos que acometem os pacientes de Covid-19: a trombose, que consiste na formação de coágulos no interior de veias e artérias, que causam a obstrução total ou parcial dos vasos.
Assinado pelo médico Eduardo Ramacciotti, especialista na área cardiovascular e diretor clínico do Centro de Estudos do Grupo Leforte, em conjunto com outros especialistas, as diretrizes orientam o tratamento desse tipo de paciente, que até o momento é feito de acordo com a abordagem individual de cada profissional.
O conteúdo do documento foi endossado e adotado pela Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia, pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, pela União Internacional de Angiologia e pelo Fórum Venoso Europeu.
Agrippa Trial
Tem o objetivo de aumentar a taxa de sucesso em procedimentos de revascularização, reduzir a amputação, reestenose/oclusão e eventos cardiovasculares adversos maiores (infarto, morte ou AVC) em pacientes submetidos a angioplastias de membros inferiores. A doença arterial periférica apresenta uma prevalência de 10% a 25% na população acima de 55 anos, índice que aumenta com a idade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular.
O desenho do estudo clínico foi publicado no final de junho pela American Heart Journal, uma das mais renomadas revistas do meio científico. A investigação foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa e pela Comissão Científica do Grupo Leforte, e está registrada na plataforma internacional de pesquisa clínica (clinicaltrials.gov: NCT04229264).
Por 12 meses será testada a administração da apixabana, um medicamento da classe dos anticoagulantes diretos orais (DOACs), com ácido acetilsalicílico (aspirina). A eficácia e a segurança dessa combinação serão comparadas aos do tratamento padrão, que é feito com ácido acetilsalicílico e clopidogrel.
Xatoa
O Centro de Estudos do Grupo Leforte é o único participante no Brasil, deste estudo observacional que tem a participação de diversas instituições internacionais. Os trabalhos buscam obter mais informações sobre os padrões de tratamento de pacientes tratados com Xarelto em combinação com ácido acetilsalicílico (AAS). Ambas as drogas reduzem o risco de coágulos sanguíneos por diferentes vias.
A pesquisa envolve pacientes adultos que sofrem de doença arterial coronariana (estreitamento ou bloqueio dos vasos que fornecem sangue ao coração) ou doença arterial periférica (estreitamento ou bloqueio dos vasos que fornecem sangue às pernas ou cabeça).
O estudo se concentrará em informações sobre quando e por que os médicos estão começando a tratar pacientes com Xarelto além do AAS, duração do tratamento, motivos para interromper o mesmo e terapias anteriores. Também serão analisados os resultados da prescrição dos dois medicamentos.
Michelle Trial
O estudo Michelle (Avaliac?a?o de rivaroxabana versus tratamento padra?o em pacientes clinicamente doentes com COVID-19 na reduc?a?o do risco de tromboembolismo venoso po?s-alta), no qual Dr. Eduardo Ramacciotti, Pesquisador Principal e idealizador do estudo, irá realizar juntamente com um grupo de pesquisadores de instituições participantes (ao todo mais de 10 Hospitais e 42 médicos), o recrutamento de 320 pacientes com covid-19, que poderão se beneficiar de uma nova terapia profilática durante os primeiros dias de sua alta, prevenindo eventos tromboembólicos. Estudo está aprovado na CONEP (35432520.3.1001.5485) e tem grande importância mundial, devido sua indicação.
Qual o impacto da colchicina na doença Cardiovascular?
com o Dr. Heron Rached
O que a atual diretriz europeia mudou no que se refere à fibrilação atrial?
com o Dr. José Tarcísio Medeiros de Vasconcelos
Angioplastia coronária em portadores de fibrilação atrial. O que há de novo na atual diretriz europeia?
com o Dr. Marcelo Cantarelli
Para participar, clique aqui.
Senha: 069856