#33 – de 9 a 22 de dezembro
Indicadores Covid-19
* Dados do dia 23/12/2020 às 14h00.
Mensagem especial de fim de ano, por Rodrigo Lopes, CEO do Grupo Leforte
Estamos no final de 2020, um ano de desafios em que reaprendemos a ser melhores conosco, com as pessoas que amamos e com nosso jeito de olhar o mundo.
Ressignificamos a palavra empatia e percebemos que juntos somos mais fortes para enfrentar qualquer situação. Mesmo que esse juntos tenha sido, em grande parte, virtualmente. Afinal, o que importa mesmo são os laços que fortalecemos uns com os outros.
Unimos forças entre todas as unidades, equipes e turnos para oferecer o melhor atendimento aqueles que precisaram de nós. Difícil não se emocionar com tantas histórias que aconteceram em 2020.
É época de renovar a esperança de tempos melhores e reconstruir os caminhos para a realização dos nossos sonhos e planos.
Um Feliz Natal e um 2021 repleto de boas notícias e de realizações.
Confira como foi o segundo “Conexão Leforte” com o tema: câncer de tireoide – abordagem multidisciplinar
Na última quarta-feira, 16/12, aconteceu o segundo encontro “Conexão Leforte” entre os médicos do Corpo Clínico do Grupo Leforte. Com o tema “Câncer de tireoide – abordagem multidisciplinar”, o evento contou com a abertura do diretor médico corporativo, Marcelo Medeiros, que reforçou: “nosso capital intelectual é muito grande e valioso e não pode ficar escondido”.
Seguindo o formato de discussão de caso, a pauta desta edição abordou a evolução de um paciente clínico com diagnóstico de carcinoma papilífero de tireóide, patologia cuja incidência e gravidade tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.
Para o coordenador da cirurgia oncológica do Grupo Leforte e presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, Ricardo Antunes, a iniciativa do Conexão Leforte é fundamental. “Essa patologia, embora considerada aparentemente simples, trouxe uma grande multiplicidade de ações discutidas durante o encontro, muito rico para ampliação da visão do caso em diversas possibilidades de atuação médica”.
A segunda edição contou com a participação de médicos de diversas especialidades do Grupo como os endocrinologistas Márcio Krakauer, Paulo Rizzo e Maria Fernanda; dos oncologistas clínicos e cirúrgicos Bruno Santucci e Ricardo Antunes, além do patologista, Leandro Soares, médico do laboratório Salomão e Zoppi e a médica nuclear, Ana Luiza Campos. Também estiveram presentes na discussão os cirurgiões da área de Cabeça e Pescoço, Fábio Capelli e Christiana Vanni, além do radiologista Sérgio Alves.
Todos tiveram a oportunidade de interagir e apresentar estudos e protocolos atuais utilizados em casos como o do carcinoma papilífero de tireoide, desde o diagnóstico até o acompanhamento cirúrgico e clínico do paciente.
Na opinião do coordenador do Núcleo de Endocrinologia e Diabetes do Hospital e Maternidade Christóvão da Gama, Dr. Márcio Krakauer, mediador do evento, essas “conexões” têm perspectivas de serem ampliadas para fora da instituição. “Vamos trabalhar para que o “Conexão Leforte” cresça cada vez mais e que atinja o objetivo primoroso que é prestar assessoria interna e externa aos profissionais médicos, de maneira a contribuir com a medicina de qualidade em prol da população global”.
Para a endocrinologista das unidades Leforte Liberdade, Morumbi e Alphaville, Maria Fernanda e Bruno Santucci, oncohematologista clínico do Grupo Leforte, o Conexão Leforte trouxe um formato atrativo, possibilitando uma melhor discussão do caso e aproximando os profissionais da rede.
O Conexão Leforte continuará em 2021! Até o próximo encontro.
É Tri! Líder mundial pelo 3º ano consecutivo, equipe do Grupo Leforte bate recorde de transplantes de pâncreas
O Centro de Transplantes do Grupo Leforte, mesmo com as adversidades deste período de pandemia, bateu o seu próprio recorde em número de transplantes de pâncreas, com a marca de 82 procedimentos realizados entre janeiro e novembro de 2020. Antes mesmo de encerrar o ano, o número já é superior aos 77 transplantes de 2019, quando a instituição figurou na liderança mundial desse tipo de cirurgia. Em todo o país, no primeiro semestre de 2020, de acordo com o balanço divulgado pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o número de transplantes de pâncreas sofreu queda de quase 7%.
Dr. Marcelo Perosa, coordenador do programa de transplantes de pâncreas e rim do Grupo Leforte comenta “Poucos centros de transplantes de pâncreas no mundo realizam mais do que 50 procedimentos anuais. Por isso, é possível dizer que fecharemos 2020 como o centro mais ativo nesse tipo de procedimento pelo terceiro ano consecutivo”, afirma.
O desempenho do Grupo Leforte se deve ao cuidado ativo da equipe mesmo na fase de isolamento social, com a implantação de teleconsulta e manutenção dos atendimentos ambulatoriais. Além disso, a captação de órgãos, com a organização de uma logística complexa, abrangendo todo o País, foi fundamental para o crescimento.
Equipe de cirurgia minimamente invasiva parceira do Grupo Leforte recebe acreditação internacional QMentum
A equipe de cirurgia minimamente invasiva, parceira do Grupo Leforte, liderada pelo cirurgião Giuliano Noccioli Mendes, acaba de receber a acreditação canadense QMentum, uma das mais importantes do mercado hospitalar no mundo.
A conquista reflete os esforços do Leforte e da ECMI (Equipe de Cirurgia Minimamente Invasiva) para adoção de rigorosos protocolos de segurança do paciente, em favor das melhores práticas hospitalares. “A acreditação representa um reconhecimento nas áreas de cirurgia geral, oncológica e do aparelho digestivo, nas unidades Leforte Liberdade e Clínicas Leforte Alphaville e Oncologia Leforte Higienópolis”, comenta o Dr. Giuliano Mendes.
Pacientes do Grupo Leforte contam agora com três testes para detecção da Covid-19
O Grupo Leforte disponibiliza aos seus pacientes externos três exames para detecção da Covid-19: RT-PCR, Sorologia e o Panbio ™ COVID-19. O serviço está disponível nas unidades hospitalares Leforte Liberdade, Leforte Morumbi e Hospital e Maternidade Christóvão da Gama, além das Clínica e Diagnósticos Leforte Alphaville e Kids Leforte, essas somente os testes RT-PCR e Panbio ™ COVID-19.
Os pacientes interessados podem agendar seus exames pelos canais Online (site e APP do Grupo Leforte), além do Call Center.
Além disso, por meio do programa Leforte nas Empresas, o serviço de testagem foi ampliado (independentemente do perfil e porte) nas versões in company, em domicílio e com pré-agendamento nas unidades da rede.
Importante reforçar que os pacientes com agendamento cirúrgico confirmado, antes de sua internação, realizam o teste de diagnóstico para Covid-19 oferecido, gratuitamente, pelo Leforte. Essa é uma das medidas adotadas pelo Grupo para reforçar a segurança dos pacientes e equipes de saúde dentro das unidades hospitalares.
Informação séria salva vidas. Canais de comunicação do Leforte abordam temas importantes em prol da “Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea
Em apoio à “Semana da Mobilização para Doação de Medula Óssea”, comemorada na última semana, o Grupo Leforte divulgou em suas redes sociais e rede de pacientes dois conteúdos importantes sobre medula óssea, tema que ainda gera muitas dúvidas entre as pessoas.
Com o apoio e participação de Rodrigo Santucci, diretor de relações institucionais da equipe de Oncologia que atende o Grupo Leforte, seguidores e pacientes puderam esclarecer questões sobre quando o transplante de medula óssea é necessário, como é realizado, quais são os tipos de transplantes e quais são os cuidados que o paciente deve ter após o transplante de medula óssea.
Compartilhe com seus clientes!
Compartilhe as matérias com seus clientes!
Transplante de medula óssea – o que você precisa saber para salvar vidas.
Transplante de medula óssea pode ser tratamento para até 80 doenças.
Efeitos da pandemia: Confira a entrevista com Raphael Capelli Guerra, cirurgião bucomaxilofacial e coordenador de equipe nas unidades Leforte Morumbi e Christóvão da Gama sobre o crescimento expressivo em número de casos de Disfunção Têmporo-Mandibular (DTM), durante essa fase de isolamento.
Aproximadamente 2 milhões de pessoas no Brasil convivem com um problema que, na maioria dos casos, pode ser resolvido com acompanhamento clínico, tratamentos ou procedimentos minimamente invasivos, sem intercorrências ou sequelas. Enquanto adiam essa providência, têm que lidar com problemas como dores de cabeça, cansaço muscular, dores na região cervical e até mesmo um zumbido incessante no ouvido.
Esses são os sintomas da chamada Disfunção Têmporo-Mandibular (DTM), que pode ser causada pelo stress e pela tensão da musculatura e articulação da mandíbula, ou também pelo bruxismo, que é o hábito involuntário de ranger ou apertar os dentes.
“Em momentos como o que vivemos, em que a pandemia afeta a qualidade de vida de todas as pessoas, temos observado um aumento da incidência do problema não apenas em adultos, mas inclusive entre adolescentes, em razão do stress”, afirma Raphael Capelli Guerra, Cirurgião Bucomaxilofacial e Coordenador de equipe nas unidades Morumbi e Santo André do Grupo Leforte.
Continue lendo a matéria aqui (link).
Raphael Capelli Guerra é cirurgião bucomaxilofacial e coordenador de equipe nas unidades Morumbi e Santo André do Grupo Leforte. Atende na Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade aos sábados, na Clínica e Diagnósticos Leforte Morumbi às quintas-feiras e na Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama às quartas-feiras.
Agendamentos unidades Liberdade e Morumbi: (11) 3345-2288.
Agendamentos unidades Christóvão da Gama: (11) 4993-3773.
Novidades do Comercial: expansão para os atendimentos para os planos Personal da Bradesco Saúde
Todas as Unidades do Grupo Leforte estão habilitadas para atendimento dos novos planos Personal da Bradesco Saúde, conforme abaixo:
Regimes de atendimento:
Unidades Hospitalares: Internação, Externo, Ambulatório e Pronto-Socorro.
Clínicas: Internação (para cobrança de HM), Ambulatório e Externo.
Importante!
HMCG – a partir de 01 de janeiro de 2021 a operadora Petrobrás A.M.S encerra as suas atividades.
A pauta é Covid-19: Leforte na Mídia
Esses são alguns destaques do Leforte na Mídia desta semana:
Com pacientes com sequelas, hospitais se especializam em tratamento pós-Covid-19
Mortes por doenças cardíacas sobem 14,8%
Covid gera sequelas silenciosas que atingem principalmente pulmões, coração e rins
Sobre o Centro de Tratamento Pós-Covid-19
O Centro de Tratamento Pós-Covid-19 do Grupo Leforte é responsável pelo acompanhamento de pacientes que tiveram Covid-19 após o tratamento da fase aguda e o período de isolamento. O objetivo é identificar e cuidar de possíveis sequelas provocadas pela doença, que na maioria dos casos são cardiológicas, pulmonares e renais, uma vez que elas podem evoluir silenciosamente e comprometer seriamente a saúde da pessoa.
Localização do Centro de Tratamento Pós-Covid-19:
Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade
Endereço: Rua da Glória, 676 – 3º andar – Liberdade – São Paulo – SP.
Clínica e Diagnóstico Leforte Morumbi
Endereço: Rua Três Irmãos, 62 – 11º andar – Morumbi – São Paulo – SP.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Agendamento: (11) 3345-3452
Imagem e Marca do Grupo Leforte, em um ano em que a saúde foi o tema do mundo
Ranking recentemente publicado pelo Google confirmou que em 2020, ano de pandemia, era de se esperar que um dos termos mais buscados na plataforma tenha sido “coronavírus”. De fato, essa foi a palavra mais pesquisada no mundo neste ano, assim como “lockdown” e “pandemia” que também encabeçam as listas.
Entre os termos mais procurados no quesito “O que é”, os 5 itens mais buscados foram:
- O que é lockdown?
- O que é quarentena?
- O que é pandemia?
- O que é cadastro único?
- O que é coronavírus?
Mas qual a relação disso com o Leforte? Toda, o Grupo Leforte foi destaque como fontes em conteúdos relacionados à Covid-19, ganhando importante representatividade nos canais digital e veículos de imprensa. Veja a seguir os principais destaques do ano.
Imprensa
Entre janeiro a dezembro de 2020, o Grupo Leforte esteve presente em mais de 480 reportagens com o tema Coronavírus.
12/03/2020 – Dr. Ivan Marinho conversou ao vivo por 15 minutos com José Luiz Datena (Brasil Urgente). Sua entrada foi logo após entrevista com o Dr. David Uip, coordenador do comitê do combate ao coronavírus, criado pelo governo do Estado de São Paulo.
05/04/2020 – O Leforte Oncologia foi destaque no programa Domingo Especular, da TV Record, em reportagem sobre a continuidade do tratamento oncológico durante a pandemia do novo coronavírus.
07/04/2020 – O SPTV – 1ª Edição, da TV Globo, levou ao ar a ação em que gestores do HMCG aplaudem a saída dos funcionários que estão na linha de frente do combate à Covid-19
23/05/2020 – O SPTV – As aulas do Coral Leforte pela internet foram tema de reportagem exibida pelo SP1, da Rede Globo.
29/11/2020 – Dra. Denise Bedoni fala ao Jornal do SBT sobre o aumento de casos de Covid-19 entre as crianças.
17/12/2020 – Grupo Leforte é destaque em matéria da CNN: pacientes recuperados da Covid-19 precisam de reabilitação para tratar sequelas.
Podcasts
Conteúdos e vídeos
Foram mais de 30 produções com foco em orientação sobre riscos, protocolos de segurança, entrevistas com especialistas e divulgação sobre serviços.
Lives e webinares
Grupo Leforte, Prevent Senior, Hospital Albert Einstein e 3M foram os convidados do episódio final da web série da Bionexo como tema “Aprendizados da pandemia que ajudam a agir no presente e a pensar o futuro de todos os atores da saúde”.
Experiência do paciente
Histórias de pacientes que venceram a Covid-19 e emocionaram a nossa equipe.
Saúde em todas as frentes
Sem deixar de lado a importância do isolamento social, especialistas do Leforte estiveram sempre presentes nos canais de divulgação do Grupo, para reforçar a importância em não abandonar o tratamento ou negligenciar sintomas que podem se agravar ou levar até mesmo a morte.
Campanha “Outubro Rosa”
Campanha “Novembro Azul”
Treinamento e Comunicação Interna
Durante o ano, nosso time de colaboradores participou de treinamentos especializados, ações e campanhas de incentivo.
O Conecta Leforte se consolidou como plataforma de comunicação interna para os colaboradores, totalizando mais de 9.000 acessos por mês. A ferramenta trouxe todas as informações necessárias sobre Covid-19; fluxo de atendimento; campanhas mensais; cuidados com a saúde; entretenimento; cultura; dicas de carreira, entre outros conteúdos institucionais.