Doenças metabólicas podem ser controladas por cirurgia bariátrica

Popularmente chamada de redução de estômago, a cirurgia bariátrica não está unicamente focada no emagrecimento dos pacientes. Ela também representa uma importante alternativa para controle de doenças do metabolismo, provocadas ou desencadeadas pelo excesso de peso. Pressão alta, esteatose hepática (gordura no fígado), diabetes e dislipidemias (taxas elevadas de colesterol e/ou triglicerídeos) podem ser controladas pelo procedimento cirúrgico, quando outros tratamentos não surtem resultados satisfatórios.

“A cirurgia bariátrica é indicada para pacientes com IMC (Índice de Massa Corporal) entre 30 e 35, que possuam principalmente o diabetes tipo II, que deve ser rigorosamente avaliado para verificar a sua elegibilidade quanto a cirurgia”, esclarece o Dr. Andrey Carlo, cirurgião bariátrico da unidade Leforte Liberdade. O IMC é calculado pelo peso (kg) dividido pela altura (metros) ao quadrado. O sobrepeso é configurado com um resultado igual ou superior a 25 e a obesidade, a partir de 30.

“A principal indicação da cirurgia bariátrica é para os pacientes diabéticos”, aponta o cirurgião, lembrando que também há benefícios em relação aos demais problemas metabólicos. Para o melhor resultado nesses casos, de pacientes com doenças metabólicas incluindo o diabetes, indica-se a técnica do Bypass Gástrico, que combina a redução do volume do estômago com a criação de um “atalho” entre o início e o fim do intestino, para que o alimento percorra um trajeto menor no processo digestivo.

Está amplamente comprovado que essa técnica tem impacto na produção de hormônios que dão saciedade, reduzindo o apetite e favorecendo a perda de peso e o controle das doenças metabólicas.

 

Centro de Tratamento da Obesidade

Para oferecer o melhor atendimento ao paciente, tendo em vista que a obesidade é um problema multifatorial, o Grupo Leforte possui um Centro de Tratamento da Obesidade (CTO), com profissionais de saúde de diversas áreas. Além dos cirurgiões, existem endocrinologistas, cardiologistas, nutricionistas e psicólogas especializadas no atendimento ao paciente com excesso de peso.

Nesse atendimento multidisciplinar, são investigados diversos aspectos da saúde e, caso haja indicação cirúrgica, ela é recomendada no momento mais seguro ao paciente. “Buscamos um cuidado completo com a saúde do paciente, para que ele se sinta o mais confortável possível em todos os momentos do tratamento”, afirma o cirurgião.

 

Dr. Andrey Carlo é cirurgião bariátrico e atende na Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade, localizada na Rua da Glória – 676, às terças-feiras. Agendamento: (11) 3345-2288.

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro do que acontece no Leforte

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
banner