Check-up vascular previne o surgimento de varizes

Uma visita preventiva ao cirurgião vascular, para avaliar a saúde de veias e artérias, pode evitar o surgimento de varizes. Essa doença circulatória está entre as mais frequentes do mundo, com cerca de 2 milhões de casos por ano no País, sendo sete vezes mais comum em mulheres.

“Cansaço, inchaço nas pernas, coceira, sensação de formigamento e até o surgimento de úlceras podem comprometer a qualidade de vida da paciente”, afirma o Dr. João Gualberto, coordenador da Cirurgia Vascular da unidade Leforte Liberdade. Esses sintomas desconfortáveis são evitados com o tratamento precoce da doença, impedindo que ela avance e comprometa o funcionamento da veia.

“Quando os sintomas aparecem, pode existir a possibilidade de tratamento clínico, mas caso a veia esteja comprometida, precisamos fazer uma cirurgia”, esclarece o especialista. O procedimento consiste na retirada da veia, pois a sua dilatação se tornou irreversível e, assim, a sua função de levar o sangue das extremidades do corpo de volta ao coração e aos pulmões perdeu muita eficiência. Minimamente invasiva, a cirurgia é indolor e, na maioria dos casos, permite que a paciente retorne às atividades profissionais em curto espaço de tempo.

Caso a veia não esteja tão dilatada, é possível tratar com aplicações de polidocanol. Espécie de espuma, ela é injetada na veia doente, provocando o seu endurecimento e posterior eliminação. Assim, os sintomas também desaparecem e há melhora estética. Em outros casos, o tratamento pode ser com uso de meia elástica, atividades física e redução de peso.

As varizes se caracterizam pela dilatação das veias, gerando insuficiência na capacidade de circulação do sangue, além de sintomas funcionais e estéticos. Entre os fatores de risco, destacam-se o excesso de peso, tabagismo, sedentarismo e uso de pílula anticoncepcional. A menopausa também pode desencadear o problema. “Por isso é importante a consulta preventiva ao cirurgião vascular. Ele pode detectar o problema e prescrever o melhor tratamento antes de qualquer sintoma”, reforça o Dr. Gualberto.


Dr. João Gualberto é coordenador da Cirurgia Vascular da unidade Leforte Liberdade e atende na Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade, localizada na Rua da Glória – 676 – Liberdade, as quartas e quintas-feiras. Agendamento: (11) 3345-2288.

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
banner