Nutrologia

A nutrologia é a especialidade médica que estuda o comportamento alimentar e analisa os benefícios e malefícios de cada nutriente, como as vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas etc. Também atua com foco nas necessidades de cada organismo, visando a manutenção da saúde e prevenção de doenças. O médico nutrólogo faz o diagnóstico e tratamento de doenças como anemia ferropriva, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, deficiência de vitamina A e anorexia nervosa.

Nutrologia do Grupo Leforte

Os especialistas em nutrologia do Grupo Leforte atendem em locais estratégicos da Grande São Paulo e contam com o suporte das Clínicas e Diagnósticos e Centros de Tratamentos para o diagnóstico, procedimentos terapêuticos e acompanhamento dos pacientes.

Equipe
Médicos especialistas em nutrologia.
Localização
Locais estratégicos na grande São Paulo
Atendimento
Equipe multidisciplinar para cuidar da sua saúde
Convênios
Atende convênios e particular.
Exames
Centro de diagnósticos do Grupo Leforte
Tratamentos
Centros de Tratamento para a saúde completa.

Agende consulta com especialista em nutrologia

Doenças frequentes na nutrologia

A anemia ferropriva é quando ocorre a deficiência ou esgotamento de ferro no organismo, o que prejudica diretamente a produção de glóbulos vermelhos — responsáveis pelo transporte do oxigênio para todas as células. Os sinais e sintomas da anemia ferropriva podem ser:

Fadiga;
Fraqueza;
Palidez.

A obesidade é considerada como uma doença crônica, que acontece quando o índice de massa corporal (IMC) é igual ou maior que 30. O cálculo do IMC é feito multiplicando a altura por ela própria e, depois, dividindo o resultado pelo peso. Por exemplo: 64kg ÷ (1,72m X 1,72m) = 21,6 de IMC. Os sinais e sintomas da obesidade podem ser:

Falta de ar;
Dificuldade de respirar durante atividades físicas;
Ronco;
Surgimento de estrias;
Dor nas articulações e nas costas.

O diabetes é uma doença crônica na qual ocorre a produção insuficiente ou má absorção do hormônio insulina, que atua no transporte da glicose no sangue para o interior das células. O diabetes pode ser tipo 1 (quando a pessoa nasce com a condição) ou tipo 2 (quando a pessoa desenvolve a doença, que tem relação direta com sedentarismo e sobrepeso). Os principais sinais e sintomas de diabetes dos dois tipos são:

Fome frequente;
Excesso de sede;
Vontade de urinar várias vezes ao dia.

Porém, existem sinais e sintomas de diabetes tipo 1 que são específicos, tais como:

Fadiga;
Perda de peso;
Fraqueza;
Mudanças de humor;
Náusea e vômito.

Também existem sinais e sintomas de diabetes tipo 2 que são específicos:

Formigamento nos pés e mãos;
Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e na pele;
Feridas cicatrização lenta;
Visão embaçada.

A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença crônica causada por níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. A pressão aumenta porque os vasos sanguíneos se contraem, fazendo com que o coração tenha que se esforçar mais para bombear o sangue para todo o corpo. Cerca de 20% da população no Brasil tem o problema. Geralmente é assintomático, mas, em alguns casos, os sinais e sintomas de hipertensão podem ser:

Dores no peito;
Dor de cabeça;
Tonturas;
Zumbido no ouvido;
Fraqueza;
Visão embaçada;
Sangramento nasal.

A deficiência de vitamina A pode acontecer por alguns motivos: dieta pobre em vitamina A, algum distúrbio no fígado e problema de absorção da vitamina pelo organismo. Os sinais e sintomas de deficiência de vitamina A são:

Cegueira noturna (é o principal);
Parte branca dos olhos secas e espessas (xeroftalmia);
Pele seca e escamosa;
Revestimento do pulmão, intestino e trato urinário fica endurecido;
Aumento de infecções, principalmente em crianças e bebês;
Crescimento e desenvolvimento lento de crianças.

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado pela busca excessiva de emagrecimento, mesmo estando magro. Mais comum em mulheres e na adolescência, a anorexia nervosa faz com que a pessoa tenha medo da obesidade e adote uma restrição do consumo alimentar. Os sinais e sintomas do transtorno alimentar podem ser:

Preocupação excessiva com o peso e dietas;
Compulsão alimentar ou vômito induzido/ingestão de laxantes;
Cabelo ralo ou fino;
Excesso de pelo facial e corporal;
Frequência cardíaca lenta;
Nas mulheres, ausência de menstruação;
Temperatura corporal baixa;
Constipação.
Tecidos inchados (edema);
Desconforto abdominal;

Agendamento e locais de consultas de nutrologia no Grupo Leforte

O Grupo Leforte tem uma equipe de nutrólogos que atendem em diferentes unidades, localizadas em pontos estratégicos e de fácil acesso na grande São Paulo.

Hospital e Maternidade Christóvão da Gama

Av. Dr. Erasmo, 18 – Vila Assunção, Santo André – SP
Call center: (11) 4993-3773

Hospital Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 121 – Morumbi – São Paulo (SP)
Call center: (11) 3345-2288

Hospital Leforte Liberdade

Rua Barão de Iguape, 209 – Liberdade – São Paulo - SP
Call center: (11) 3345-2288

Centros de referência para diagnóstico e tratamento em nutrologia do Grupo Leforte

Atende desde crianças até adultos para tratar do sobrepeso e evitar o agravamento, além dos vários estágios da obesidade e dos problemas de saúde que o excesso de peso pode causar – as chamadas comorbidades -, tais como: hipertensão, diabetes, colesterol alto, ácido úrico elevado, distúrbios da tireoide e musculoesqueléticos e até questões emocionais.

O Grupo Leforte está preparado para oferecer soluções de investigação e de monitoramento de doenças aos seus médicos e pacientes, possuindo certificações nacionais e internacionais, como a ONA e a canadense de excelência Qmentum International, nível diamante. As unidades do Centro de Diagnósticos contam com atendimento humanizado e parque tecnológico moderno, seguindo rigorosos controles de qualidade.

Para oferecer uma solução completa de diagnóstico, o Grupo Leforte é parceiro do Laboratório Delboni para exames de análises clínicas e do Laboratório Salomão Zoppi para exames de análises patológicas.

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro do que acontece no Leforte

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
banner

Agende sua consulta agora