Traumatologia

A traumatologia é a especialidade da medicina responsável por tratar dos traumas, que são lesões geradas por algum impacto externo. Ou seja, quedas de altura, traumas na cabeça, acidentes de automóvel e motocicleta, perfuração por arma de fogo, acidentes de trabalho, entre outros. Os médicos traumatologistas cuidam dos possíveis danos causados aos ossos, músculos, ligamentos e tendões em decorrência dessas situações.

Traumatologia do Grupo Leforte

O Grupo Leforte dispõe de infraestrutura e equipe de médicos traumatologistas para atendimento ágil, assertivo e cuidadoso, desde a entrada do paciente no Pronto-Socorro, até a fase de reabilitação, passando por consultas ambulatoriais, exames diagnósticos e cirurgias, inclusive as de emergência. Para apoiar a assistência aos pacientes, o Grupo Leforte conta com o Centro de Tratamento de Ortopedia – focado no tratamento às vítimas de traumas ortopédicos diversos – e o Centro de Tratamento de Coluna e Dor, voltado ao tratamento de dor aguda e crônica.

Equipe
Médicos especialistas em traumatologia.
Localização
Locais estratégicos na grande São Paulo.
Atendimento
Equipe multidisciplinar cuida da sua saúde.
Convênios
Atende convênios e particular.
Exames
Centro de Diagnósticos do Grupo Leforte.
Tratamentos
Centro de Tratamento de Ortopedia; Centro de Tratamento de Coluna e Dor.

Conheça o atendimento de emergência do Grupo Leforte

Algumas lesões traumáticas comuns

A fratura exposta acontece quando o local da fratura fica exposto após lesão dos músculos e pele que estão em volta. As fraturas expostas são mais graves por conta dos riscos de infecção e do maior tempo de recuperação do paciente. Um exemplo é a fratura exposta de tíbia, comum em acidentes de carro e moto. Alguns sinais e sintomas da fratura exposta podem ser:

Dor intensa;
Osso visível através da ferida na pele;
Deformidade do local;
Hematomas;
Dificuldade ou incapacidade total em mover o membro fraturado;
Inchaço da parte lesionada.

O traumatismo craniano é causado por impacto externo que afeta a cabeça. As lesões variam de pouco graves, como ferimentos no couro cabeludo e concussão (alteração breve do funcionamento mental, sem danos no cérebro), até muito graves, como fratura do crânio e lesões cerebrais. Os sinais e sintomas de uma lesão grave podem ser os mesmos de uma lesão pouco grave, por isso a tomografia computadorizada é feita para avaliar os danos. Alguns sinais e sintomas do traumatismo craniano podem ser:

Dor de cabeça;
Confusão mental;
Desmaio;
Náuseas e vômitos;
Convulsões;
Em casos mais graves, perda de consciência no momento do trauma.

A fratura da bacia envolve os ossos da região da pélvis e geralmente acontece em acidentes graves, como batidas de automóvel e quedas de altura. É um tipo de lesão em que há riscos de hemorragias, que podem ser fatais em poucas horas. Alguns sinais e sintomas da fratura da bacia podem ser:

Dor intensa;
Incapacidade de ficar em pé;
Inchaço e hematomas na área da fratura;
Em casos graves, pode ocorrer incontinência urinária, sangue na urina e/ou sangramento pelo reto ou vagina.

A fratura da coluna vertebral pode ou não causar lesões na medula óssea, tecido que preenche a parte interna dos ossos. Geralmente esse tipo de trauma ocorre em acidentes de automóveis e quedas de altura, e, caso atinja a medula, pode causar consequências sérias, como a perda dos movimentos de membros inferiores e superiores. Alguns sinais e sintomas da fratura da coluna vertebral podem ser:

Dor aguda e repentina nas costas, ou que se desenvolve gradualmente;
Dificuldade em ficar em pé sem se curvar;
Sensibilidade ao toque no local da fratura;
Dor que irradia para a perna, podendo causar leve fraqueza de uma perna ou um pé;
Em casos mais graves, pode haver dormência, perda de sensação e paralisia das pernas, assim como incontinência urinária e fecal.

Atendimento e locais de Pronto-Socorro do Grupo Leforte.

O Grupo Leforte tem uma equipe preparada para o atendimento emergencial que atendem no Pronto-Socorro de diferentes unidades, localizadas em pontos estratégicos e de fácil acesso na grande São Paulo.

Centros de referência para tratamento de traumas do Grupo Leforte

Assistência às vítimas de lesões ortopédicas e pacientes politraumatizados por equipe multidisciplinar integrada e corpo clínico especializado. Dispõe de atendimento desde o pronto-socorro até a fase de reabilitação (fisioterapia), com consultas ambulatoriais, exames e cirurgias.

Oferece atendimento multidisciplinar, integrado e humanizado para tratamento de dor aguda e crônica. O Centro realiza acompanhamento frequente com o objetivo de promover uma maior avaliação da dor e efetividade do tratamento, principalmente nos quadros agudos.

O Grupo Leforte está preparado para oferecer soluções de investigação e de monitoramento de doenças aos seus médicos e pacientes, possuindo certificações nacionais e internacionais, como a ONA e a canadense de excelência Qmentum International, nível diamante. As unidades do Centro de Diagnósticos contam com atendimento humanizado e parque tecnológico moderno, seguindo rigorosos controles de qualidade.

Para oferecer uma solução completa de diagnóstico, o Grupo Leforte é parceiro do Laboratório Delboni para exames de análises clínicas e do Laboratório Salomão Zoppi para exames de análises patológicas.

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro do que acontece no Leforte

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
banner

Agende sua consulta agora