Julho verde: o que você deve saber sobre câncer de cabeça e pescoço para se prevenir
O câncer de cabeça e pescoço é qualquer tumor maligno que se desenvolve nessas regiões do corpo, sendo as mais afetadas a boca, faringe, laringe, tireóide e pescoço. Segundo o Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço, em 70% a 80% dos casos a doença é descoberta só em estágios avançados, o que prejudica o tratamento.
no mundo, por ano, segundo a OMS
no mundo todo, por ano, segundo a OMS
por ano, segundo o INCA
Álcool, tabaco e infecção por HPV são as principais causas do câncer de cabeça e pescoço
O câncer de cabeça e pescoço atinge principalmente homens, acima de 50 anos, com histórico de tabagismo e alcoolismo, mas o número de mulheres e jovens afetados tem crescido devido a infecções por HPV. Os casos de câncer de orofaringe têm aumentado no mundo todo, principalmente entre adultos de 35 a 45 anos, devido a infecções pelo HPV, transmitido sexualmente.
A partir dos sinais e sintomas que estiver sentindo, que podem incluir caroço e/ou dor na garganta, alteração na voz, manchas vermelhas ou brancas na boca – o médico irá solicitar exames para investigar as causas. O Grupo Leforte oferece todo o suporte para o diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço:
- Biópsia convencional
- Biópsia de aspiração por agulha fina (BAAF)
A incidência de nódulos na tireoide é três vezes maior nas mulheres, em comparação aos homens. A maior parte desses nódulos são benignos, mas podem dar origem a câncer, por isso devem ser acompanhados.
A cada ano, há cerca de 14 mil novos casos de câncer de tireoide – o tipo mais comum de câncer de cabeça e pescoço – e mais de 800 mortes. Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura se aproximam de 100%. Tratamentos como cirurgia vídeo-endoscópica e cirurgia robótica, realizados pelo Grupo Leforte, são procedimentos seguros, eficazes e de grande precisão para retirada desse tipo de tumor. Além disso, evitam cicatrizes e permitem recuperação rápida do paciente.
Além do tratamento cirúrgico, o câncer de cabeça e pescoço pode envolver outras terapias, todas disponibilizadas pelo Grupo Leforte:
- Quimioterapia
- Imunoterapia
- Terapia hormonal
- Radioterapia com Elekta Infinity
- Medicina nuclear – Radium 223, 177lu-Psma e 131i-Mibg
Colaborou com a produção do conteúdo o Dr. Ricardo Antunes, especialista em cirurgia oncológica de cabeça e pescoço (incluindo robótica), coordenador da cirurgia oncológica do Grupo Leforte e presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC). Atende nas unidades avançadas Oncologia Leforte Higienópolis e Alphaville e na Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade. Agendamento: (11) 98010-3000.