Orientações Gerais

Conheça as orientações gerais do Grupo Leforte sobre direitos e deveres do paciente e respostas para perguntas mais frequentes.

Orientações gerais para o paciente

Direitos dos pacientes

Os pacientes possuem uma série de direitos quanto aos serviços prestados presencialmente em qualquer unidade do Grupo Leforte ou mesmo à distância, por exemplo:
  • Receber informações claras, simples e compreensíveis sobre o diagnóstico, exames solicitados, ações terapêuticas, riscos e benefícios do tratamento proposto;
  • Ter um atendimento digno atencioso e respeitoso, seja qual for a sua etnia, credo, idade, sexo ou condição de saúde.

Deveres dos pacientes

Os pacientes, ou seus responsáveis, também possuem vários deveres em relação a qualquer serviço prestado pelo Grupo Leforte em suas dependências ou fora, tais como:
  • Fornecer informações completas e precisas sobre o seu estado de saúde ou de mudanças inesperadas para o profissional que o atende;
  • Respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes funcionários e prestadores de serviço da Instituição, tratando-os com civilidade e cortesia.
  • O Leforte controla as visitas em suas unidades hospitalares para proteger os pacientes internados, bem como seus familiares e todos os profissionais de saúde que estão envolvidos no atendimento. Seguem os horários estabelecidos no Hospital Leforte Liberdade: 

 

Apartamento Adulto

Das 9h às 21h (sugerimos o revezamento de no máximo 3 pessoas).

 

Apartamento Pediátrico

1 acompanhante 24h (permitindo troca a cada 12hrs).

Visita: 10Hrs às 20Hrs.
Revezamento máx. de 2 pessoas
*Visitantes sempre maiores de 16 anos

 

Enfermaria Adulto

Das 10h às 11h e das 20h às 21h (permitido 2 visitas por horário em regime de revezamento).

Paciente menor de 18 anos ou maior de 60 anos tem direito acompanhante 24h.

 

UTI Adulto

Revezamento máx. de 3 pessoas

UTI A1: das 9:00Hrs às 21:00Hrs
(Boletim Médico das 11h30 as 12h30).

UTI A3 – das 9:00Hrs às 21:00Hrs
(Boletim Médico das 10h as 11h).

Exceto para pacientes com diagnóstico ou suspeita de Covid-19.

 

UTI Pediátrica

Acompanhante fixo com 1 troca a cada 12h,
se preciso.

 

Visita: Manhã:09h ás 10h
Tarde: 14h ás 15h
Noite: 20h ás 21h
*Visitantes sempre maiores de 16 anos*

Permitido troca de acompanhante 2 vezes ao dia .
Durante o período de visita , podendo ficar apenas 2
pessoas no leito

 

Atenção!

  • Somente será permitido a entrada para visitas de pessoas maiores de 18 anos.
  • Somente será permitida a entrada de acompanhantes que estiverem sem sintomas gripais como: tosse, coriza, febre, e ou dor de garganta.
  • Visitas a pacientes suspeitos ou confirmados Covid-19 estão suspensas.

 

Orientações para os visitantes

    • Higienizar as mãos com água e sabão, ou álcool gel, antes e após qualquer contato com o paciente e ou áreas próximas a ele;
    • O álcool gel está disponível em todas as dependências do hospital;
    • Contatos físicos devem ser evitados;
    • Evitar a circulação pelas áreas comuns do hospital;
    • Manter o uso das máscaras dentro do hospital.
  • O Leforte controla as visitas em suas unidades hospitalares para proteger os pacientes internados, bem como seus familiares e todos os profissionais de saúde que estão envolvidos no atendimento.Seguem os horários estabelecidos no Hospital Leforte Morumbi: Apartamento Adulto1 acompanhante 24h e 1 visita
    (das 11h às 12h, e das 16h às 17h).A troca de acompanhante só poderá ser realizada das 09h às 21h. Apartamento Pediátrico2 acompanhantes e sem visita. Enfermaria Adulto1 acompanhante das 09h às 21h e 1 visita
    (das 11h às 12h,  e das 16h às 17h).Paciente menor de 18 anos e maior de 60 anos tem direito acompanhante 24h.

     

     Enfermaria Pediátrica

    1 Acompanhante 24h, sem visita.

     

     UTI Adulto

    1 visita (de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h; e sábado, domingo e feriados, das 16h às 17h).

    Exceto para pacientes com diagnóstico ou suspeita de Covid-19.

    A entrada de visita é permitida até às 11h45 e 16h45. O boletim será passado apenas até às 11h30 e 16h30.

     

    UTI Pediátrica

    Acompanhante fixo com 1 troca a cada 12h, se preciso.

     

     

    Atenção!

    • Somente será permitida a entrada de acompanhantes que estiverem sem sintomas de tosse, coriza ou febre.
    • Visitas a pacientes suspeitos ou confirmados Covid-19 estão suspensas.

     

    Orientações para os visitantes

    • Higienizar as mãos com água e sabão antes e após qualquer contato com o paciente e ou áreas próximas a ele;
    • O álcool gel está disponível em todas as dependências do hospital;
    • Contatos físicos devem ser evitados;

    Evitar a circulação pelas áreas comuns do hospital.

Para acessar os resultados de exames de imagem realizados nas unidades Liberdade, Morumbi e Santo André, você pode solicitar pelo nosso site:

  • Selecione no menu a opção “Resultados de exames”. Clique em “Impressão de exames”.
  • Preencha o formulário.

 

Atenção! Confira abaixo os prazos, endereços e horários para retirar a impressão dos laudos de imagens nas respectivas unidades:

 

Leforte Liberdade (Prazo 5 dias)
Segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Rua da Glória, 676 – Liberdade
11 3345 2398/ 11 3345 2067

 

Leforte Morumbi (Prazo 5 dias)
Segunda a quinta-feira, das 7 às 17 horas. Sexta-feira, das 7 às 16 horas.
Rua Três Irmãos, 121 – 1º subsolo – Morumbi
11 3723 4892

  1. O paciente tem o direito de receber um atendimento digno, atencioso e respeitoso, sem preconceito de etnia, credo, idade, sexo, diagnóstico ou qualquer outra forma de preconceito.
  2. Ser identificado pelo nome, sobrenome data de nascimento. Preservar a sua identidade de gênero e nome social, se assim o preferir. Não ser identificado pelo nome da sua doença ou agravo à saúde, número ou código, ou ainda outras formas impróprias, desrespeitosas ou preconceituosas. Identificar os profissionais da instituição por meio do crachá visível, com nome e função.
  3. Acessar o seu prontuário, de acordo com as leis vigentes e as normas da instituição. Receber informações claras, simples e compreensíveis (adaptadas à sua condição cultural) sobre o diagnóstico, exames solicitados, ações terapêuticas, riscos e benefícios do tratamento proposto.
    • O paciente tem direito de receber toda e qualquer informação sobre os medicamentos que lhe serão administrados.
    • O paciente tem direito de ser informado sobre a procedência do sangue ou hemoderivados para a transfusão, bem como a comprovação das sorologias efetuadas e a sua validade.
    • O paciente tem direito a manter a sua privacidade, com atendimento em lugar adequado e conduta profissional que resguarde essa privacidade.
  4. Ter assegurada a preservação de sua imagem e identidade e respeito a seus valores éticos, morais e culturais, independentemente de seu estado de consciência.
  5. Ter resguardada a confidencialidade de todo e qualquer segredo pessoal, através da manutenção do sigilo profissional, desde que não acarrete risco aos terceiros ou à saúde pública. Os segredos do paciente correspondem a tudo aquilo que, mesmo desconhecido pelo próprio paciente, possa o profissional de saúde ter acesso e compreender através das informações obtidas no histórico do paciente, exame físico, exames laboratoriais ou de imagem.
  6. Consentir ou recusar, de forma livre, voluntária e esclarecida, com adequada informação para o exercício de sua autonomia, procedimentos diagnósticos e terapêuticos a serem nele realizados, observadas as normas legais em vigor e especialmente o contido no Código de Ética Médica. Revogar, desde que não haja risco de morte, qualquer consentimento que tenha dado anteriormente, previamente à realização do procedimento, por decisão livre, consciente e esclarecida, sem que lhe sejam imputadas sanções morais ou legais.
  7. Recusar assistência moral, psicológica, social ou religiosa.
  8. Verificada a sua incapacidade no entendimento e na manifestação da vontade, de ser representado junto ao Hospital por responsável legal devidamente habilitado, observadas as normas legais em vigor.
  9. O paciente idoso tem o direito de manter um(a) acompanhante durante sua hospitalização, segundo o critério médico.
  10. O paciente adolescente tem direito de manter um(a) acompanhante durante a hospitalização, indicada por ele ou por seus responsáveis/tutores legais que poderão acompanhá-lo, em período integral, durante sua hospitalização.
  11. Sendo adolescente (faixa etária entre 12 e 18 anos), desde que identificado como capaz de compreender seu problema e de conduzir-se por seus próprios meios: Ser atendido, se o desejar, sem acompanhante em consultas e outros atendimentos, com garantia de sua individualidade e confidencialidade e quanto ao acesso a recursos diagnósticos e terapêuticos. No entanto, frente a situações consideradas de risco e quando indicado qualquer procedimento de alguma complexidade, será necessária a participação e o consentimento dos pais ou responsáveis, devendo esta quebra de sigilo profissional ser informada e justificada previamente ao adolescente.
  12. Sendo criança ou adolescente: Ter a mãe, o pai ou responsável/tutor legal considerados defensores dos seus interesses, participando ativamente nas decisões relativas aos procedimentos diagnósticos, terapêuticos e anestésicos recebendo todas as informações e esclarecimentos pertinentes, salvo quando existir determinação judicial em contrário;
    • Não ser exposto aos meios de comunicação sem sua expressa vontade e a de seus pais ou responsáveis.
  13. Sendo idoso, obter o cumprimento do disposto nos artigos 16 a 18, do “Estatuto do Idoso” – opção por tratamento que lhe seja mais favorável, bem como o de ser atendido por profissionais treinados e capacitados para o atendimento de suas necessidades, direito a acompanhante, desde que o parecer médico seja favorável.
  14. Sendo dependente física e/ou psiquicamente, tem o direito à permanência, em tempo integral, de um acompanhante durante o tratamento em regime de internação, desde que o parecer médico seja favorável.
  15. O paciente tem o direito de consultar uma segunda opinião médica, quando desejar, sem sofrer constrangimento pela decisão manifestada. Nessa situação, o médico responsável deve ser comunicado e os honorários da segunda opinião serão de responsabilidade do paciente. Todo médico deve ser obrigatoriamente cadastrado na instituição, garantindo assim a excelência e segurança preconizadas pelo Hospital.
  16. Acesso às contas hospitalares referentes às despesas particulares do seu tratamento e estadia, de acordo com as rotinas institucionais, bem como de indicar um responsável financeiro, comunicando o Hospital sobre qualquer alteração nessa indicação, quando a internação for financiada por um convênio ou operadora de saúde, tais informações deverão ser obtidas diretamente com o convênio ou operadora de saúde.
  17. Ser prévia e expressamente informado quando o tratamento proposto for experimental ou fizer parte de pesquisa.
  18. Conhecer as normas e os regulamentos do funcionamento do Hospital.
  19. Conhecer os seus direitos.
  20. Expressar suas manifestações (elogios, queixas e sugestões) para a direção da Instituição, através da Ouvidoria, e receber as informações e esclarecimentos pertinentes, de acordo com suas normas e regulamentos.
  21. Ser tratado com dignidade e respeito após a sua morte e não ter nenhum órgão ou tecido retirado de seu corpo sem sua prévia autorização, de sua família ou de seu responsável legal.
  1. Fornecer informações completas e precisas sobre o seu histórico de saúde.
    • Notificar as mudanças inesperadas de seu estado de saúde atual aos profissionais responsáveis pelo seu tratamento e cuidados.
    • O paciente deve confirmar o entendimento das ações que estão sendo efetuadas ou propostas visando à cura dos agravos à sua saúde à prevenção das complicações ou sequelas, à sua reabilitação e à promoção da sua saúde, fazendo perguntas sempre que tiver dúvidas.
  2. O paciente tem o dever de seguir as instruções recomendadas pela equipe multiprofissional que o assiste, sendo responsável pelas consequências da sua recusa.
  3. Respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes funcionários e prestadores de serviço da Instituição, tratando-os com civilidade e cortesia, contribuindo no controle de ruídos.
  4. Preservar os recursos do Hospital, colocados à sua disposição.
  5. Respeitar a lei antifumo, que dispõe sobre a obrigatoriedade de não consumir cigarros, cigarrilhas, charutos ou qualquer outro produto fumígeno em ambientes coletivos, públicos ou privados e nas dependências do Hospital, incluindo áreas de circulação pública, restaurantes, escadas, banheiros, pátios internos, estacionamentos e qualquer outro lugar coberto ou aberto, inclusive dentro de veículos nas proximidades das entradas imediatas dos edifícios.
  6. Tomar ciência das condições para admissão para pacientes nesta Instituição.
    • Notificar ao Hospital e ao seu Médico titular sobre as mudanças inesperadas na cobertura do seu Plano de Saúde, seguradora ou Empresa, assim como outras restrições;
    • Ser responsável por toda e qualquer despesa incorrida durante a internação do paciente ou seu atendimento ambulatorial, mediante glosas ou situações de conflito com seu Plano de Saúde, seguradora ou Empresa, se comprometendo a negociar diretamente com os mesmos e isentando o Hospital de qualquer responsabilidade.
  7. Em se tratando de crianças, adolescentes ou adultos considerados legalmente incapazes, os direitos e deveres do paciente acima relacionado deverão ser exercidos pelos seus respectivos responsáveis legais.
  8. É direito do médico renunciar ao atendimento de um paciente, desde que não se caracterize risco iminente de morte e que comunique tal atitude previamente ao paciente ou seu responsável, assegurando-lhe a continuidade dos cuidados e fornecendo todas as informações necessárias ao médico que o suceder.
  9. O paciente e/ou acompanhante não devem manusear qualquer equipamento utilizado no auxílio à assistência.
  10. Os pacientes e/ou acompanhante tem o dever de zelar pelos seus pertences pessoais durante sua permanência no hospital.
  11. Seguir as regras de visitas estabelecidas pela instituição em relação aos dias, horários número e comportamentos de seus visitantes.
  12. Respeitar etnia, raça, cor, religião, procedência nacional ou regional, situações consideradas discriminatórias ou preconceituosas, poderão ser enquadradas como discriminação, conforme previsto na lei Nº 7.716/1989.
  13. Não expor a vida ou a saúde de outrem a perigo, conforme Artigo 132 do Decreto Lei nº 2.848.

Solicitar prontuário médico no Grupo Leforte é simples. É necessário encaminhar e-mail para a unidade na qual o procedimento e/ou internação foi realizado, conforme endereço a seguir:

Após enviar mensagem para um dos e-mails informados, o setor correspondente retornará, disponibilizando o formulário para o preenchimento dos dados do paciente e as demais orientações (situações, valores e prazos).

A nota fiscal eletrônica é enviada para o e-mail informado pelo paciente. Mas também é possível solicitar diretamente, conforme orientações abaixo:

Hospital Leforte Liberdade: de segunda a sábado, das 6h às 18h.

Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade: de segunda a sexta, das 6h às 19h20 e sábados, das 6h às 14h20.
Informações: (11) 3345-2231/2114

 Hospital Leforte Morumbi: de segunda a sábado, das 6h às 18h.

Clínica e Diagnósticos Leforte Morumbi: de segunda a sexta, das 7h às 19h20 e sábados, das 7h às 13h.
Informações: (11) 3723-4640/4920

Hospital e Maternidade Christóvão da Gama: de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama: de segunda a sexta, das 7h às 19h20 e sábados, das 7h às 13h.
Informações: (11) 4468-8198/4993-3661

Clínica e Diagnósticos Leforte Alphaville: de segunda a sexta, das 7h às 19h e sábados, das 7h às 13h.
Informações: (11) 2135-0161

Oncologia Leforte Higienópolis: de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Informações: (11) 3797-3063

Oncologia Leforte Alphaville: de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Informações: (11) 3797-3063

Kids Leforte: de segunda a sábado, das 7h às 19h.
Informações: (11) 5521-3993

Todos os bens encontrados nas unidades do Grupo Leforte ficam no aguardo da retirada por 90 dias. Após este período, os itens não reclamados são encaminhados para doação.

Informações: [email protected]

O Grupo Leforte oferece consultas (presenciais ou por telemedicina) em diversas especialidades médicas e multidisciplinares tanto para adultos como pacientes pediátricos, bem como para vários exames, que podem ser agendados pelo site, peloAppGrupo Leforte, por telefone ou por WhatsApp.

 

Agendamento pelo sitehttps://www.leforte.com.br/agendamento/

  • Disponível para todas as unidades do Grupo Leforte.

Agendamento pelo aplicativo

  • Baixe o App Grupo Leforte;
  • Disponível para todas as unidades do Grupo Leforte.

Agendamento pelo telefone e WhatsApp no mesmo número – (11) 3345-2288

  • Hospital Leforte Morumbi e para a Clínica e Diagnósticos Leforte Morumbi;
  • Hospital Leforte Liberdade e para a Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade;
  • Clínica e Diagnósticos Leforte Alphaville
  • Kids Leforte.

Agendamento por telefone

  • Hospital e Maternidade Christóvão da Gama e Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama – (11) 4993-3773;
  • Oncologia Leforte Higienópolis – (11) 3797-3000;
  • Oncologia Leforte Alphaville – (11) 4166-4300;
  • Oncologia Leforte Osasco – (11) 4624-6666.

Horário de Atendimento Call Center:
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e sábados, das 8h às 14h.

Atendemos as principais Operadoras e Seguradoras do mercado da saúde suplementar, confira aqui.

Importante: a relação abaixo está sujeita a alterações e atualizações. Entre em contato com sua operadora de plano de saúde e certifique-se sobre a cobertura do seu convênio (produto) na unidade em que deseja realizar o atendimento.

O valor da consulta particular é informado pelo CallCenter da unidade do Grupo Leforte onde ela será realizada.

Por telefone e WhatsApp no mesmo número – (11) 3345-2288

  • Hospital Leforte Morumbi e para a Clínica e Diagnósticos Leforte Morumbi;
  • Hospital Leforte Liberdade e para a Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade;
  • Clínica e Diagnósticos Leforte Alphaville;
  • Kids Leforte.

Por telefone

  • Hospital e Maternidade Christóvão da Gama e Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama – (11) 4993-3773;
  • Oncologia Leforte Higienópolis – (11) 3797-3000;
  • Oncologia Leforte Alphaville – (11) 4166-4300;
  • Oncologia Leforte Osasco – (11) 4624-6666.

Horário de Atendimento Call Center:
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e sábados, das 8h às 14h.

O Grupo Leforte possui um canal exclusivo para informar o valor de cirurgias particulares. Você pode fazer a solicitação pelo e-mail: [email protected].

Para solicitar orçamento de partos na unidade Hospital e Maternidade Christóvão da Gama você pode solicitar pelo e-mail [email protected]  e [email protected]

Atenção: para identificar corretamente o procedimento a ser realizado, anexe o pedido médico, bem como nome completo do paciente e o telefone para contato.

Para encaminhar uma reclamação, sugestão ou elogio entre em contato:

(11) 4020-0013 ou [email protected]

As inscrições para os processos seletivos abertos devem ser feitas somente pela página oficial da Dasa: https://dasahospitais.gupy.io/

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho