Orientações Gerais

Conheça as orientações gerais do Grupo Leforte sobre direitos e deveres do paciente e respostas para perguntas mais frequentes.

Orientações gerais para o paciente

Direitos dos pacientes

Os pacientes possuem uma série de direitos quanto aos serviços prestados presencialmente em qualquer unidade do Grupo Leforte ou mesmo à distância, por exemplo:
  • Receber informações claras, simples e compreensíveis sobre o diagnóstico, exames solicitados, ações terapêuticas, riscos e benefícios do tratamento proposto;
  • Ter um atendimento digno atencioso e respeitoso, seja qual for a sua etnia, credo, idade, sexo ou condição de saúde.

Deveres dos pacientes

Os pacientes, ou seus responsáveis, também possuem vários deveres em relação a qualquer serviço prestado pelo Grupo Leforte em suas dependências ou fora, tais como:
  • Fornecer informações completas e precisas sobre o seu estado de saúde ou de mudanças inesperadas para o profissional que o atende;
  • Respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes funcionários e prestadores de serviço da Instituição, tratando-os com civilidade e cortesia.

Em virtude da pandemia de Covid-19, o Grupo Leforte definiu que não estão autorizadas visitas nas unidades COVID ou NÃO COVID em quaisquer das unidades de internação (UTIs, UIs, Pediatria).
Será permitido acompanhantes somente para:

  • Previstos em lei (menores de idade, idosos, portadores de necessidade especial e parturientes/puérperas). Para estes acompanhantes, será necessário a apresentação do resultado do teste de COVID-19 (RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno), com validade de 7 dias, sendo necessário que acompanhante repita o teste após este período. Será permitido o revezamento de 2 pessoas, que deverão ser devidamente cadastradas na recepção. A troca entre os acompanhantes deverá acontecer no intervalo de 24 horas;
  • Os testes rápidos de sorologia IgG e IgM, não são recomendados por não assegurar que o cliente esteja com infecção ativa. Fica a critério do cliente eleger o local onde realizará o exame. Caso ele solicite informações sobre os nossos serviços, podemos apresentar os testes COVID disponíveis, bem como os valores, deixando claro que o custo pelo exame fica a cargo do acompanhante;
  • Para pacientes cirúrgicos, serão solicitados os testes cpara os acompanhantes dos clientes que possuem direito previsto em lei (menores de idade, idosos, portadores de necessidade especial e parturientes/puérperas). Para os acompanhantes que permanecerão com o paciente até o procedimento cirúrgico e posteriormente não continuarão acompanhando o cliente, NÃO será necessário solicitar o teste.
  • Para pacientes de colonoscopia e endoscopia, será solicitado o teste apenas para os casos que necessitarem internação e o mesmo permanecer mais de 24h na instituição. Nestes casos, será solicitado o teste COVID para o paciente (este ficará a cargo do hospital) e para o acompanhante (este fica a cargo do acompanhante). Ressaltamos, que será permitido acompanhante apenas para os casos previstos em lei.
  • Nas acomodações em apartamento, será permitido acompanhantes para os casos previstos em lei (menores de idade, idosos, portadores de necessidade especial e parturientes/puérperas), sendo necessário a apresentação do resultado do teste para COVID.

Maternidade

  • Na maternidade, é direito da parturiente ter ao seu lado um acompanhante no momento do parto, para este acompanhante será necessário a apresentação do teste COVID. Caso o acompanhante da puérpera não seja o mesmo que acompanhou o parto, deverá ser solicitado a apresentação do teste COVID.
  • Na UTI Neonatal, é necessário a solicitação do teste COVID para os pais que permanecerem acompanhando o paciente.

IMPORTANTE: Todos os resultados dos testes para COVID devem ser NEGATIVOS para liberação do acompanhante.

Seguem abaixo as orientações sobre os horários na UTI Neonatal:

MATUTINO VESPERTINO NOTURNO

AMAMENTAÇÃO
07h-10h
13h-16h
19-22h
01h – 04h

CANGURU
14h-18h30
Mãe (segunda a sexta)
Pai (sábado e domingo)

VISITA MÉDICA
9h (segunda a sexta)
11h (sábado e domingo)
20h (se necessário)

VISITA DOS PAIS
9h (segunda a sexta)
11h (sábado e domingo)
20h- 20h30

OUTRAS VISITAS
Suspenso no momento
(Chamada de vídeo às 11h, aos domingos)

Restrições para visitas
VISITAS SUSPENAS EM VIRTUDE DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Como funciona o fluxo de visitas no Hospital e Maternidade Christóvão da Gama?
Em virtude da pandemia da Covid-19 e prezando pela segurança de seus pacientes, médicos e colaboradores, a unidade Hospital e Maternidade Christóvão da Gama segue com os seguintes fluxos e orientações para permanência e visitas em sua unidade hospitalar:

  • Casos previstos em lei(menores de idade, idosos, portadores de necessidade especial e parturientes/puérperas). Para estes pacientes, o Hospital e Maternidade Christóvão da Gama só permite o revezamento de dois acompanhantes, que deverão ser devidamente cadastrados na recepção.
  • Para pacientes cirúrgicos
    A permanência do acompanhante do paciente cirúrgico está autorizada para apartamento. Nos casos de enfermaria, acompanhantes apenas de casos previstos em lei.
  • Na UTI Neonatal:
    Os pais que permanecerem acompanhando o paciente neonatal deverão apresentar o teste negativo para a Covid-19(RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno). Lembrando que os horários de visitas são:
    Mães: de segunda a sexta, às 9h e das 20h- 20h30
    Pais: sábados e domingos, às 11h e das 20h- 20h30
    Chamadas por vídeo, aos domingos, às 11h.
    MATUTINO | VESPERTINO | NOTURNO
    Amamentação: 7h |10h |13h |16h |19h | 22h | 1h – 4h
    Canguru: Das 14h às 18h30
    Visita Médica: de segunda a sexta-feira, às 9h. Sábados e domingos, às 11h. Caso seja necessário, visita médica às 20h.
    Importante: Outras visitas estão suspensas no momento.

Informações adicionais
Estacionamento: 24h oferta de pacote de permanência aos acompanhantes dos pacientes previstos em lei. Informações, consulte o controlador de acesso do estacionamento Estapar.

Nutrição e Dietética: Refeições particulares (almoço e jantar), deverão ser solicitados ao copeiro (a) ou pelo ramal 3787, com pelo menos 1 hora de antecedência;
Horário limite para solicitação de almoço: até às 11h
Horário limite para solicitação de jantar: até às 17h
A refeição só será servida ao acompanhante, se o mesmo estiver no quarto no momento da entrega.
• Desjejum: 7h
• Almoço: 12h
• Jantar: 18h
Importante: O paciente deve consultar o convênio/seguradora sobre eventual cobertura de despesa com alimentação de acompanhantes. O Hospital e Maternidade Christóvão da Gama – Grupo Leforte, não tem ciência prévia de todas as coberturas. Sugerimos que o paciente/ responsável consulte seu convênio para obter mais informações.

Acompanhantes: o uso de máscara é obrigatório em todos os momentos de permanência no Hospital.

  1. O paciente tem o direito de receber um atendimento digno, atencioso e respeitoso, sem preconceito de etnia, credo, idade, sexo, diagnóstico ou qualquer outra forma de preconceito.
  2. Ser identificado pelo nome, sobrenome data de nascimento. Preservar a sua identidade de gênero e nome social, se assim o preferir. Não ser identificado pelo nome da sua doença ou agravo à saúde, número ou código, ou ainda outras formas impróprias, desrespeitosas ou preconceituosas. Identificar os profissionais da instituição por meio do crachá visível, com nome e função.
  3. Acessar o seu prontuário, de acordo com as leis vigentes e as normas da instituição. Receber informações claras, simples e compreensíveis (adaptadas à sua condição cultural) sobre o diagnóstico, exames solicitados, ações terapêuticas, riscos e benefícios do tratamento proposto.
    • O paciente tem direito de receber toda e qualquer informação sobre os medicamentos que lhe serão administrados.
    • O paciente tem direito de ser informado sobre a procedência do sangue ou hemoderivados para a transfusão, bem como a comprovação das sorologias efetuadas e a sua validade.
    • O paciente tem direito a manter a sua privacidade, com atendimento em lugar adequado e conduta profissional que resguarde essa privacidade.
  4. Ter assegurada a preservação de sua imagem e identidade e respeito a seus valores éticos, morais e culturais, independentemente de seu estado de consciência.
  5. Ter resguardada a confidencialidade de todo e qualquer segredo pessoal, através da manutenção do sigilo profissional, desde que não acarrete risco aos terceiros ou à saúde pública. Os segredos do paciente correspondem a tudo aquilo que, mesmo desconhecido pelo próprio paciente, possa o profissional de saúde ter acesso e compreender através das informações obtidas no histórico do paciente, exame físico, exames laboratoriais ou de imagem.
  6. Consentir ou recusar, de forma livre, voluntária e esclarecida, com adequada informação para o exercício de sua autonomia, procedimentos diagnósticos e terapêuticos a serem nele realizados, observadas as normas legais em vigor e especialmente o contido no Código de Ética Médica. Revogar, desde que não haja risco de morte, qualquer consentimento que tenha dado anteriormente, previamente à realização do procedimento, por decisão livre, consciente e esclarecida, sem que lhe sejam imputadas sanções morais ou legais.
  7. Recusar assistência moral, psicológica, social ou religiosa.
  8. Verificada a sua incapacidade no entendimento e na manifestação da vontade, de ser representado junto ao Hospital por responsável legal devidamente habilitado, observadas as normas legais em vigor.
  9. O paciente idoso tem o direito de manter um(a) acompanhante durante sua hospitalização, segundo o critério médico.
  10. O paciente adolescente tem direito de manter um(a) acompanhante durante a hospitalização, indicada por ele ou por seus responsáveis/tutores legais que poderão acompanhá-lo, em período integral, durante sua hospitalização.
  11. Sendo adolescente (faixa etária entre 12 e 18 anos), desde que identificado como capaz de compreender seu problema e de conduzir-se por seus próprios meios: Ser atendido, se o desejar, sem acompanhante em consultas e outros atendimentos, com garantia de sua individualidade e confidencialidade e quanto ao acesso a recursos diagnósticos e terapêuticos. No entanto, frente a situações consideradas de risco e quando indicado qualquer procedimento de alguma complexidade, será necessária a participação e o consentimento dos pais ou responsáveis, devendo esta quebra de sigilo profissional ser informada e justificada previamente ao adolescente.
  12. Sendo criança ou adolescente: Ter a mãe, o pai ou responsável/tutor legal considerados defensores dos seus interesses, participando ativamente nas decisões relativas aos procedimentos diagnósticos, terapêuticos e anestésicos recebendo todas as informações e esclarecimentos pertinentes, salvo quando existir determinação judicial em contrário;
    • Não ser exposto aos meios de comunicação sem sua expressa vontade e a de seus pais ou responsáveis.
  13. Sendo idoso, obter o cumprimento do disposto nos artigos 16 a 18, do “Estatuto do Idoso” – opção por tratamento que lhe seja mais favorável, bem como o de ser atendido por profissionais treinados e capacitados para o atendimento de suas necessidades, direito a acompanhante, desde que o parecer médico seja favorável.
  14. Sendo dependente física e/ou psiquicamente, tem o direito à permanência, em tempo integral, de um acompanhante durante o tratamento em regime de internação, desde que o parecer médico seja favorável.
  15. O paciente tem o direito de consultar uma segunda opinião médica, quando desejar, sem sofrer constrangimento pela decisão manifestada. Nessa situação, o médico responsável deve ser comunicado e os honorários da segunda opinião serão de responsabilidade do paciente. Todo médico deve ser obrigatoriamente cadastrado na instituição, garantindo assim a excelência e segurança preconizadas pelo Hospital.
  16. Acesso às contas hospitalares referentes às despesas particulares do seu tratamento e estadia, de acordo com as rotinas institucionais, bem como de indicar um responsável financeiro, comunicando o Hospital sobre qualquer alteração nessa indicação, quando a internação for financiada por um convênio ou operadora de saúde, tais informações deverão ser obtidas diretamente com o convênio ou operadora de saúde.
  17. Ser prévia e expressamente informado quando o tratamento proposto for experimental ou fizer parte de pesquisa.
  18. Conhecer as normas e os regulamentos do funcionamento do Hospital.
  19. Conhecer os seus direitos.
  20. Expressar suas manifestações (elogios, queixas e sugestões) para a direção da Instituição, através da Ouvidoria, e receber as informações e esclarecimentos pertinentes, de acordo com suas normas e regulamentos.
  21. Ser tratado com dignidade e respeito após a sua morte e não ter nenhum órgão ou tecido retirado de seu corpo sem sua prévia autorização, de sua família ou de seu responsável legal.
  1. Fornecer informações completas e precisas sobre o seu histórico de saúde.
    • Notificar as mudanças inesperadas de seu estado de saúde atual aos profissionais responsáveis pelo seu tratamento e cuidados.
    • O paciente deve confirmar o entendimento das ações que estão sendo efetuadas ou propostas visando à cura dos agravos à sua saúde à prevenção das complicações ou sequelas, à sua reabilitação e à promoção da sua saúde, fazendo perguntas sempre que tiver dúvidas.
  2. O paciente tem o dever de seguir as instruções recomendadas pela equipe multiprofissional que o assiste, sendo responsável pelas consequências da sua recusa.
  3. Respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes funcionários e prestadores de serviço da Instituição, tratando-os com civilidade e cortesia, contribuindo no controle de ruídos.
  4. Preservar os recursos do Hospital, colocados à sua disposição.
  5. Respeitar a lei antifumo, que dispõe sobre a obrigatoriedade de não consumir cigarros, cigarrilhas, charutos ou qualquer outro produto fumígeno em ambientes coletivos, públicos ou privados e nas dependências do Hospital, incluindo áreas de circulação pública, restaurantes, escadas, banheiros, pátios internos, estacionamentos e qualquer outro lugar coberto ou aberto, inclusive dentro de veículos nas proximidades das entradas imediatas dos edifícios.
  6. Tomar ciência das condições para admissão para pacientes nesta Instituição.
    • Notificar ao Hospital e ao seu Médico titular sobre as mudanças inesperadas na cobertura do seu Plano de Saúde, seguradora ou Empresa, assim como outras restrições;
    • Ser responsável por toda e qualquer despesa incorrida durante a internação do paciente ou seu atendimento ambulatorial, mediante glosas ou situações de conflito com seu Plano de Saúde, seguradora ou Empresa, se comprometendo a negociar diretamente com os mesmos e isentando o Hospital de qualquer responsabilidade.
  7. Em se tratando de crianças, adolescentes ou adultos considerados legalmente incapazes, os direitos e deveres do paciente acima relacionado deverão ser exercidos pelos seus respectivos responsáveis legais.
  8. É direito do médico renunciar ao atendimento de um paciente, desde que não se caracterize risco iminente de morte e que comunique tal atitude previamente ao paciente ou seu responsável, assegurando-lhe a continuidade dos cuidados e fornecendo todas as informações necessárias ao médico que o suceder.
  9. O paciente e/ou acompanhante não devem manusear qualquer equipamento utilizado no auxílio à assistência.
  10. Os pacientes e/ou acompanhante tem o dever de zelar pelos seus pertences pessoais durante sua permanência no hospital.
  11. Seguir as regras de visitas estabelecidas pela instituição em relação aos dias, horários número e comportamentos de seus visitantes.
  12. Respeitar etnia, raça, cor, religião, procedência nacional ou regional, situações consideradas discriminatórias ou preconceituosas, poderão ser enquadradas como discriminação, conforme previsto na lei Nº 7.716/1989.
  13. Não expor a vida ou a saúde de outrem a perigo, conforme Artigo 132 do Decreto Lei nº 2.848.

Solicitar prontuário médico no Grupo Leforte é simples. É necessário encaminhar e-mail para a unidade na qual o procedimento e/ou internação foi realizado, conforme endereço a seguir:

Após enviar mensagem para um dos e-mails informados, o setor correspondente retornará, disponibilizando o formulário para o preenchimento dos dados do paciente e as demais orientações (situações, valores e prazos).

Unidades Liberdade, Morumbi e Santo André– para acessar os resultados de exames de imagem realizados, você pode fazer a solicitação pelo nosso site:

  1. Selecione no menu a opção “Atendimento”. Clique em “|Exames” e, em seguida, “Impressão de exames”.
  1. Preencha o formulário da unidade desejada.
  1. Atenção! Confira abaixo os prazos, endereços e horários para retirar a impressão dos laudos de imagens nas respectivas unidades:

Leforte Liberdade (Prazo 5 dias)
Segunda a sexta-feira, das 11h às 16h.
Rua da Glória, 676. Liberdade.

 Leforte Morumbi (Prazo 5 dias)
Segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.
Rua Três Irmãos, 121. 1º subsolo. Morumbi.

Hospital e Maternidade Christóvão da Gama (Prazo 5 dias)
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h. Aos sábados, das 7h30 às 11h.
Recepção Central: Av. Dr. Erasmo, 18. Vila Assunção. Santo André.

A nota fiscal eletrônica é enviada para o e-mail informado pelo paciente. Mas também é possível solicitar diretamente, conforme orientações abaixo:

Hospital Leforte Liberdade: de segunda a sábado, das 6h às 18h.

Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade: de segunda a sexta, das 6h às 19h20 e sábados, das 6h às 14h20.
Informações: (11) 3345-2231/2114

 Hospital Leforte Morumbi: de segunda a sábado, das 6h às 18h.

Clínica e Diagnósticos Leforte Morumbi: de segunda a sexta, das 7h às 19h20 e sábados, das 7h às 13h.
Informações: (11) 3723-4640/4920

Hospital e Maternidade Christóvão da Gama: de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama: de segunda a sexta, das 7h às 19h20 e sábados, das 7h às 13h.
Informações: (11) 4468-8198/4993-3661

Clínica e Diagnósticos Leforte Alphaville: de segunda a sexta, das 7h às 19h e sábados, das 7h às 13h.
Informações: (11) 2135-0161

Oncologia Leforte Higienópolis: de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Informações: (11) 3797-3063

Oncologia Leforte Alphaville: de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Informações: (11) 3797-3063

Kids Leforte: de segunda a sábado, das 7h às 19h.
Informações: (11) 5521-3993

Todos os bens encontrados nas unidades do Grupo Leforte ficam no aguardo da retirada por 90 dias. Após este período, os itens não reclamados são encaminhados para doação.

Informações: [email protected]

O Grupo Leforte oferece consultas (presenciais ou por telemedicina) em diversas especialidades médicas e multidisciplinares tanto para adultos como pacientes pediátricos, bem como para vários exames, que podem ser agendados pelo site, peloAppGrupo Leforte, por telefone ou por WhatsApp.

 

Agendamento pelo sitehttps://www.leforte.com.br/agendamento/

  • Disponível para todas as unidades do Grupo Leforte.

Agendamento pelo aplicativo

  • Baixe o App Grupo Leforte;
  • Disponível para todas as unidades do Grupo Leforte.

Agendamento pelo telefone e WhatsApp no mesmo número – (11) 3345-2288

  • Hospital Leforte Morumbi e para a Clínica e Diagnósticos Leforte Morumbi;
  • Hospital Leforte Liberdade e para a Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade;
  • Clínica e Diagnósticos Leforte Alphaville
  • Kids Leforte.

Agendamento por telefone

  • Hospital e Maternidade Christóvão da Gama e Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama – (11) 4993-3773;
  • Oncologia Leforte Higienópolis – (11) 3797-3000;
  • Oncologia Leforte Alphaville – (11) 4166-4300;
  • Oncologia Leforte Osasco – (11) 4624-6666.

Horário de Atendimento Call Center:
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e sábados, das 8h às 14h.

O Grupo Leforte atende a várias operadoras de saúde. Para confirmar se o seu convênio é atendido, ligue para a unidade do Grupo Leforte na qual deseja ir.

Por telefone– (11) 3345-2288

  •  Hospital Leforte Morumbi e para a Clínica e Diagnósticos Leforte Morumbi;
  •  Hospital Leforte Liberdade e para a Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade;
  • Clínica e Diagnósticos Leforte Alphaville;
  • Kids Leforte.

Por telefone

  • Hospital e Maternidade Christóvão da Gama e Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama – (11) 4993-3773;
  • Oncologia Leforte Higienópolis – (11) 3797-3000;
  • Oncologia Leforte Alphaville – (11) 4166-4300;
  • Oncologia Leforte Osasco – (11) 4624-6666.

 Horário de Atendimento Call Center:
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e sábados, das 8h às 14h.

O valor da consulta particular é informado pelo CallCenter da unidade do Grupo Leforte onde ela será realizada.

Por telefone e WhatsApp no mesmo número – (11) 3345-2288

  • Hospital Leforte Morumbi e para a Clínica e Diagnósticos Leforte Morumbi;
  • Hospital Leforte Liberdade e para a Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade;
  • Clínica e Diagnósticos Leforte Alphaville;
  • Kids Leforte.

Por telefone

  • Hospital e Maternidade Christóvão da Gama e Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama – (11) 4993-3773;
  • Oncologia Leforte Higienópolis – (11) 3797-3000;
  • Oncologia Leforte Alphaville – (11) 4166-4300;
  • Oncologia Leforte Osasco – (11) 4624-6666.

Horário de Atendimento Call Center:
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e sábados, das 8h às 14h.

O Grupo Leforte possui um canal exclusivo para informar o valor de cirurgias particulares. Você pode fazer a solicitação pelo e-mail: [email protected].

Para solicitar orçamento de partos na unidade Hospital e Maternidade Christóvão da Gama você pode solicitar pelo e-mail [email protected]  e [email protected]

Atenção: para identificar corretamente o procedimento a ser realizado, anexe o pedido médico, bem como nome completo do paciente e o telefone para contato.

Para encaminhar uma reclamação, sugestão ou elogio envie um e-mail para

[email protected] com as seguintes informações:

  • Nome completo
  • Data de Nascimento
  • Telefone de contato
  • Unidade de Atendimento
  • Tipo de relato (Reclamação, Sugestão ou Elogio) e a descrição

 

Para falar com a Ouvidor por telefone:

 Liberdade:(11) 3345-2297/2381

Morumbi: (11) 3723-4885/4644

Santo André (HMCG): (11) 4993-3698/(11) 4468-8256

Horário de Atendimento:

De segunda a quinta-feira, das 7h às 18h e as sextas, das 7h às 17h, exceto feriados.

O Grupo Leforte disponibiliza vários canais para que o candidato possa participar de nossos processos seletivos, incluindo os programas de Jovem Aprendiz e de inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD)

Acompanhe os anúncios de vagas pelo Linkedin https://www.linkedin.com/company/grupoleforte/jobs/?viewAsMember=true

Ou ainda pelas redes sociais do Grupo Leforte.

Você também pode enviar seu currículo para o e-mail [email protected]

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
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