Logo

Centro de Obesidade

1 minuto de leitura

Cirurgia Plástica pós-bariátrica auxilia no bem-estar e autoestima dos pacientes

Além dos benefícios da cirurgia bariátrica, muitos pacientes buscam por um segundo procedimento, com o objetivo de completar o ciclo de reversão da obesidade. Saiba mais no site do Grupo Leforte.
EL
Equipe Leforte - Equipe Leforte Atualizado em 18/06/2021

A cirurgia metabólica tem sido uma importante aliada de pacientes que precisam perder peso, nos casos de obesidade mórbida, ou no caso de indivíduos com índice de massa corporal (IMC) entre 30 e 35, que necessitam controlar o diabetes mellitus tipo 2. Nos dois casos, os procedimentos exigem um acompanhamento ambulatorial rigoroso por parte de uma equipe multidisciplinar, para que os resultados desejados sejam realmente alcançados.

Entre aqueles que buscam o procedimento para perda de peso, porém, em grande parte das vezes ocorre a busca por uma segunda cirurgia, com o objetivo de completar o ciclo de reversão da obesidade.

De acordo com o cirurgião plástico Lecy Marcondes Cabral, da unidade Leforte Liberdade, a cirurgia bariátrica auxilia no combate de uma série de comorbidades, como diabetes, hipertensão e na sobrecarga das articulações, que são doenças relacionadas à obesidade mórbida. “São indivíduos que necessitam de acompanhamento do ponto de vista metabólico, psicológico e nutricional quando concluem essa etapa”, afirma.

“Entre um e dois anos após a cirurgia bariátrica, no entanto, o paciente alcançou o peso ideal e os indicadores de saúde se estabilizaram. Nesse momento, então, existe a indicação da cirurgia plástica pós-bariátrica, para eliminar o excesso de pele e a flacidez formadas ao longo dos anos em algumas partes do corpo, que tinha uma outra estrutura”, completa.

De acordo com o especialista, os casos de cirurgia para reconstituir o abdômen e a mama respondem por mais de 50% dos casos, muitas vezes com procedimentos associados. O tempo de recuperação varia de uma pessoa para outra, mas costuma ser de 20 a 30 dias.

Em seguida, vêm os casos de cirurgia plástica no braço e coxas (20% cada um), costas e glúteos. Neste último caso, é feita uma reparação da região, em razão da perda de massa e consequente dor que o indivíduo sente ao sentar.

O especialista do Leforte Liberdade lembra que pessoas mais novas, entre 20 e 30 anos, têm a pele mais elástica, com uma retração natural boa após a bariátrica. No entanto, essa característica se perde com o passar do tempo. Por isso, embora pareça apenas um procedimento estético, o Dr. Lecy lembra que a cirurgia plástica pós-bariátrica exerce uma importante função do ponto de vista da saúde.

“Existe um impacto importante na saúde mental, no bem-estar e na autoestima dos indivíduos, que muitas vezes se ressentem do excesso de pele ou da flacidez do corpo após a bariátrica. Por isso, o procedimento reparador é importante para que esses pacientes voltem a ter uma vida social como qualquer outro”, esclarece.

Dr. Lecy Marcondes Cabral é cirurgião plástico da unidade Leforte Liberdade. Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP e, também, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Fellow of International College of Surgeons (ICS), Membro Titular da Sociedade Brasileira de Laser e Medicina, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Queimaduras, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, Membro do Grupo Brasileiro de Melanoma, Membro da Academia Científica de Nova York , Membro Federación Ibero Latinoamericana de Cirugía Plástica, Membro International Society of Aesthetic Plastic Surgery e Membro da Sociedade Brasileira de Pericias Médicas. Atende na Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade, às quintas-feiras. Informações: (11) 3345-2288.

Agende consulta com Cirurgião Plástico

Este conteúdo é meramente informativo e educativo, sendo destinado para o público em geral. Ele não substitui a consulta e o aconselhamento com o médico e não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação. Se você tiver algum problema de saúde ou dúvidas a respeito, consulte um médico. Somente ele está habilitado fazer o diagnóstico, a prescrever o tratamento mais adequado para cada caso e acompanhar a evolução do quadro de saúde do paciente.

Escrito por
EL

Equipe Leforte

Equipe Leforte
Escrito por
EL

Equipe Leforte

Equipe Leforte