O que é politrauma e como é feito o atendimento do paciente?

A principal causa de politrauma está ligada aos acidentes de trânsito com carros e motocicletas envolvendo condutores e pedestres. No Brasil, a cada ano, são registrados mais de um milhão de acidentes, matando cerca de 40 mil pessoas e deixando mais de 370 mil feridos, segundo o Ministério da Saúde. Para falar sobre o assunto, o Grupo Leforte convidou o Dr. Luis Paulo de Oliveira Pereira, que é coordenador médico dos serviços de emergência do Hospital Leforte Liberdade e do Hospital Leforte Morumbi.

 

POLITRAUMA – o que é politraumatismo?

DR. LUIS PAULO DE OLIVEIRA PEREIRA – por definição, politrauma é quando o paciente possui duas ou mais lesões graves em duas ou mais áreas do corpo.

 

POLITRAUMA – quais tipos de acidentes podem gerar um politraumatismo?

DR. LUIS PAULO DE OLIVEIRA PEREIRA – acidentes simples, como queda da própria altura até ferimentos por acidentes em veículos, seja automóvel, moto, barco, bicicleta, avião etc.

 

POLITRAUMA – existe alguma estatística sobre quais tipos de acidentes ocasionam mais casos de politrauma e também de fatalidades?

DR. LUIS PAULO DE OLIVEIRA PEREIRA – a principal causa dos traumas está diretamente ligada aos acidentes de trânsito com carros e motocicletas, envolvendo condutores e pedestres. Primeira causa de morte no mundo de pessoas na faixa etária entre 15 e 29 anos, os acidentes foram responsáveis pelo óbito de 1,24 milhão de pessoas em 182 países só em 2010. No Brasil, a cada ano, são registrados mais de um milhão de acidentes, matando cerca de 40 mil pessoas e deixando mais de 370 mil feridos, segundo o Ministério da Saúde.

 

POLITRAUMA – quais as principais características clínicas de politrauma?

DR. LUIS PAULO DE OLIVEIRA PEREIRA – as características obedecem a definição, que é o paciente ter duas ou mais lesões graves que levam a um risco iminente de morte, configurando uma emergência médica.

 

POLITRAUMA – existe um protocolo específico para o atendimento de casos de politrauma desde o local da ocorrência até o hospital?

DR. LUIS PAULO DE OLIVEIRA PEREIRA – sim, o protocolo de atendimento segue os preceitos do ATLS ou Suporte Avançado de Vida no Trauma (em inglês, Advanced Trauma Life Support), um programa de treinamento para o manejo de casos de trauma físico agudo, que foi desenvolvido pelo Colégio Americano de Cirurgiões e é utilizado no ambiente hospitalar. O atendimento pré-hospitalar utiliza uma versão do ATLS, denominado PHTLS, ou Suporte Avançado de Vida Pré-Hospitalar.

 

POLITRAUMA – o que é feito em cada fase de atendimento por ordem de prioridade?

DR. LUIS PAULO DE OLIVEIRA PEREIRA – o ATLS estabelece um método por ordem de avaliação e prioridade que, de forma reduzida, orienta a fazer o seguinte:

  • A (airways) – manter vias aéreas sem obstruções, com imobilização da coluna cervical;
  • B (breathing) – garantir a ventilação adequada dos pulmões e fornecer oxigênio suplementar;
  • C (circulation) – estancar uma hemorragia ativa e garantir um acesso venoso para reposição volêmica.
  • D (disbility) – classificar o paciente, num breve exame neurológico, usando a escala de coma de Glasgow, que é usada para avaliar a gravidade da lesão cerebral em pacientes, incluindo os politraumatizados.
  • E (exposure/environmental) – retirar as roupas do paciente para avaliar lesões, porém mantendo o controle da temperatura corporal.

 

POLITRAUMA – em média, qual o tempo de internação necessário para paciente com politrauma?

DR. LUIS PAULO DE OLIVEIRA PEREIRA – o tempo necessário de internação para pacientes com politrauma depende das lesões e se apresenta ou não sequelas. Principalmente as neurológicas ou infecções decorrentes dos tecidos desvitalizados.

 

POLITRAUMA – quais são as sequelas mais frequentes de politrauma?

DR. LUIS PAULO DE OLIVEIRA PEREIRA – as mais frequentes são as ortopédicas. Porém, as mais graves são as neurológicas.

 

POLITRAUMA – os óbitos por trauma ocorrem mais frequentemente em quais momentos?

DR. LUIS PAULO DE OLIVEIRA PEREIRA – nas primeiras duas horas após a ocorrência. Tanto que chamamos de hora de ouro os 60 primeiros minutos pós trauma, onde o atendimento pode atuar em lesões graves.

 

POLITRAUMA – qual fator do politrauma, ou conjunto de fatores, é o maior responsável pelos óbitos?

DR. LUIS PAULO DE OLIVEIRA PEREIRA – o maior responsável por óbitos é a alta intensidade de energia do trauma associado ao local das lesões.

O Dr. Luis Paulo de Oliveira Pereira é cirurgião geral e do trauma pela Irmandade Santa Casa de São Paulo, tendo feito MBA em gestão de saúde pelo Instituto de Ensino Superior – Insper. O especialista é coordenador médico dos serviços de emergência do Hospital Leforte Liberdade e do Hospital Leforte Morumbi.

Este conteúdo é meramente informativo e educativo, sendo destinado para o público em geral. Ele não substitui a consulta e o aconselhamento com o médico e não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação. Se você tiver algum problema de saúde ou dúvidas a respeito, consulte um médico. Somente ele está habilitado fazer o diagnóstico, a prescrever o tratamento mais adequado para cada caso e acompanhar a evolução do quadro de saúde do paciente.
Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho