O ortopedista pediátrico ou infantil é o especialista que cuida do sistema musculoesquelético (ossos, músculos e articulações) do nascimento até o fim da adolescência, agindo na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.
As idades indicadas para uma avaliação de rotina são ao nascimento, com 6 meses, 1 ano, antes de iniciar atividades escolares, no início da adolescência, antes de iniciar algum esporte ou atividade física ou caso os pais ou o pediatra identifiquem alguma alteração.
No entanto, é importante ressaltar que avaliação do especialista pode ocorrer de formar rotineira, e não necessariamente quando há algo incomodando o paciente ou os pais, isso devido as mudanças que ocorrem no corpo da criança durante o crescimento. É indicado consultar um ortopedista ao iniciar atividades físicas como futebol, natação, ginastica, artes marciais, teatro, danças, etc; o uso de mochilas escolares, atividades diárias (andar de bicicleta, brincadeiras, skate), mudanças do corpo naturais do crescimento e obesidade, ou qualquer dúvida que os pais possam vir a ter.
O objetivo dessa avaliação é orientar a boa prática das atividades quanto postura, intensidade ou equipamentos de segurança; além investigar condições físicas pré-existentes que exijam readequação ou até impedimento da atividade pretendida. Com a avaliação é possível evitar o surgimento ou o agravamento de uma lesão mais grave.
Além disso, existem as condições patologias ou doenças que são comuns as crianças e adolescentes como e demandam cuidados do especialista:
- Fraturas
- Deformidades mão e braços
- Deformidade em pernas e pés
- Discrepância de membros
- Dor em membros
- Alterações no modo de andar
- Doenças dos quadris
- Paralisia cerebral
- Postura torta (escoliose ou cifose)
- Ou mesmo intuição materna ou paterna que algo não está bem com seu filho.
Dicas para os pais durante a pandemia de covid-19
Neste momento que passamos pela pandemia de COVID-19, crianças e adolescentes tem passado mais tempo dentro de casa sendo oportuno aos pais:
- Cuidado com acidentes domésticos: atenção com degraus ou quedas de cama e sofá, toalhas sobre mesa ou panelas sobre os fogões, materiais de limpeza, matérias de corte ou ferramentas
- Sedentarismo: a interrupção da pratica de atividades habituais além de uma dieta desregrada podem levar a obesidade.
- Transmissão: tomar os cuidados para higiene das mãos e roupas, uso de máscara, manter o distanciamento social e atenção aos grupos de risco.
- Tempo de convívio: os pais passam mais tempos com seus filhos, uma boa oportunidade para identificar alguma alteração com a saúde da criança.
- Retorno a atividades: atividades escolares (uso de mochilas por exemplo) e físicas demandam uma atenção para evitar lesões ou agravos posturais.
Conheça nossa Unidade Kids Leforte, localizada na Av. Washigton Luis, em Santo Amaro.
Conta com um completo serviço de Pediatria. Profissionais capacitados desde Pronto atendimento, consultas ambulatoriais com especialistas em diversas áreas da Pediatria, realização de procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 21h30. Sábado, domingo e feriado, das 7h às 19h. Os mesmos horários valem para o Pronto Atendimento.
Agende aqui uma consulta com o especialista
- Conheça as medidas do Grupo Leforte para dar segurança nos atendimentos em tempos de pandemia.
- Veja como está o atendimento das unidades do Grupo Leforte em função do Coronavírus.
- Ouça o podcast do Grupo Leforte sobre tratamentos e cuidados de saúde que não podem esperar.
Dr. Cassio Luis, ortopedista na Kids Leforte Santo Amaro.
Este conteúdo é meramente informativo e educativo, sendo destinado para o público em geral. Ele não substitui a consulta e o aconselhamento com o médico e não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação. Se você tiver algum problema de saúde ou dúvidas a respeito, consulte um médico. Somente ele está habilitado fazer o diagnóstico, a prescrever o tratamento mais adequado para cada caso e acompanhar a evolução do quadro de saúde do paciente.