O estresse é um dos grandes vilões da vida moderna. Diariamente, precisamos lidar com situações que exigem um certo esforço emocional e, consequentemente, isso causa danos à saúde mental e ao bem-estar, pois, gradualmente, a saúde vai sendo abalada.
Segundo o psiquiatra Elton Rezende, do Hospital Leforte Liberdade, o estresse é uma resposta do nosso corpo a circunstâncias que vivenciamos, tais como uma ameaça ou perigo de qualquer natureza. Muitas vezes, essa reação decorre de um trabalho extenuante, uma vivência emocional forte como o luto, perdas financeiras ou até mesmo uma sensação de dor.
A influência que o estresse exerce é resultado da liberação de várias substâncias pelo nosso organismo, entre elas a noradrenalina e o cortisol, que interferem no funcionamento de outros hormônios.
“Esses hormônios do estresse estimulam situações de taquicardia, falta de ar, sensação de aperto no tórax, dores de cabeça e em outras regiões do corpo. São reações desencadeadas por contrações musculares, que incomodam bastante. O diagnóstico é feito a partir da avaliação desses sintomas e a sua interferência na rotina do paciente”, enfatiza Dr. Elton Rezende.
A liberação de noradrenalina, cortisol, entre outras substâncias também agem sobre o metabolismo e, muitas vezes, pode ocasionar contração muscular, exigindo um tratamento mais especializado.
Centro de Coluna e Dor do Grupo Leforte
O Hospital Leforte da Liberdade conta com o Centro de Coluna e Dor, coordenado pelo Neurocirurgião Dr. Vinicius Guirado. Essa área é especializada no atendimento integrado para tratamento de dor e comorbidades associadas, como transtornos psiquiátricos.
O Centro de Coluna e Dor do Grupo Leforte conta com uma equipe de profissionais de Neurocirurgia, Psiquiatra, Fisioterapia, Fisiatra e Psicologia, todos com formação em tratamento, que trabalham de forma integrada, com foco nas necessidades de cada paciente.
O Dr. Elton Rezende é psiquiatra do grupo de coluna e dor do Hospital Leforte Liberdade. Possui graduação em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, é especialista em psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (RQE 21591), coordenador científico do comitê de hipermobilidade da Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED). Atende às quintas-feiras pela manhã, no Hospital Leforte Liberdade.
Agende consulta com um psiquiatra
Este conteúdo é meramente informativo e educativo, sendo destinado para o público em geral. Ele não substitui a consulta e o aconselhamento com o médico e não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação. Se você tiver algum problema de saúde ou dúvidas a respeito, consulte um médico. Somente ele está habilitado fazer o diagnóstico, a prescrever o tratamento mais adequado para cada caso e acompanhar a evolução do quadro de saúde do paciente.