Logo

Centro de Transplantes

O Centro de Transplante de Órgãos Sólidos e Medula Óssea do Hospital Leforte Liberdade conta com mais de 20 anos de experiência. É líder nacional em transplantes de rim, fígado e medula óssea, além de ser o mais ativo globalmente em transplantes de pâncreas. Sua equipe multidisciplinar especializada possui ampla experiência em cirurgias complexas, assegurando excelência e inovação no tratamento dos pacientes.

Principais casos tratados neste Centro

Falência de múltiplos órgãos

A falência de múltiplos órgãos acontece quando dois ou mais órgãos têm suas funções comprometidas. Algumas doenças e situações clínicas podem levar à falência de múltiplos órgãos, como: Choque séptico (quando a pressão cai de forma exagerada, o que reduz a oxigenação dos órgãos); Pancreatite; Múltiplas transfusões de sangue; Contusão pulmonar; Overdose de drogas; Infecções.

Falência do fígado

O fígado exerce as funções de regular o metabolismo de vários nutrientes, como carboidratos, proteínas e gorduras, armazenar vitaminas e ferro, filtrar microorganismos, secretar a bile e desintoxicar o organismo. Algumas doenças podem levar à insuficiência hepática, quando o fígado não desempenha suas funções corretamente. São elas: Cirrose hepática e biliar; Hepatite (principalmente B e C); Intoxicação por medicamentos; Abuso de álcool.

Falência do pâncreas

O pâncreas tem a função de fabricar sucos digestivos, que ajudam a decompor carboidratos, gorduras e proteínas, e hormônios, entre eles a insulina, responsável por controlar os níveis de açúcar (glicose) no sangue. Algumas doenças que podem levar ao comprometimento do pâncreas, fazendo com que ele não cumpra suas funções corretamente. São elas: Diabetes tipo 1 e 2; Doenças genéticas do pâncreas; Cálculos biliares; Abuso de álcool.

Falência do rim

Os rins têm como principais funções eliminar toxinas do sangue, regular a pressão arterial, produzir alguns hormônios, estimular a produção de glóbulos vermelhos e ajudar na manutenção dos ossos. Algumas doenças podem levar à insuficiência renal crônica. São elas: Pressão alta; Diabetes; Infecções urinárias de repetição; Calculose renal; Nefrites; Malformações do aparelho urinário.

Nossa Estrutura