Centro de Coluna e Dor

O Centro de Tratamento de Coluna e Dor do Grupo Leforte oferece tratamento tanto de dor crônica quanto de dor aguda com equipe multidisciplinar.

Dor crônica é aquela que persiste ou se repete por mais de três meses em um lugar específico do corpo e causa algum tipo de sofrimento emocional ou incapacidade, interferindo nas atividades sociais e profissionais. As mais frequentes são a dor de cabeça e a dor nas costas. Porém, a que mais causa sofrimento é a dor nas costas, que tem vários fatores de risco: estar muito acima do peso, sedentarismo, carregar muito peso, fumar, má postura e idade.

20% da população mundial sofre com algum tipo de dor crônica;
18% da população da América Latina tem dor crônica;
População mais idosa tem percentual maior de dor crônica;
Mulheres são mais afetadas por dor crônica.

Dor crônica primária – quando não é identificada uma estrutura lesionada que possa provocar a dor, ela é chamada de dor crônica primária. Por exemplo:

Fibromialgia;
Dor de cabeça;
Dor nas costas.

Dor crônica secundária – quando é identificada a causa da dor, como um trauma ou problema de saúde que lesiona uma região, ela é chamada de dor crônica secundária. Por exemplo:

Dor por hérnia de disco;
Dor provocada por câncer;
Dor de origem neurológia.

A dor aguda surge repentinamente em decorrência de alguma questão de saúde. Embora possa ser controlada por meio de medicamentos em muitas situações, a causa precisa ser diagnosticada e tratada para que encerre de fato. Mas, dependendo da intensidade, se a dor aguda não for controlada pode provocar, por exemplo, taquicardia, aceleração na respiração, aumento da pressão arterial, vômito e até desmaio.

Ela é um mecanismo importante do corpo, pois alerta quando algo não vai bem, chamando a atenção para que sejam prestados cuidados e determina a urgência com que isso deve ser feito em função da intensidade dela. Algumas causas da dor aguda podem ser:

Impacto - atingir com força em algo ou vice-versa;
Fratura;
Entorse;
Cálculo renal;
Infarto.

Como é feito o atendimento no Centro de Tratamento de Coluna e Dor

Pioneiro no modelo de atendimento integrado, o Centro de Coluna e Dor da unidade Leforte Liberdade está pronto para atender todos os casos de dor crônica e aguda com uma equipe multidisciplinar que trabalha de forma coordenada. No caso da dor crônica, o objetivo é olhar para o paciente como um todo para avaliar aspectos biológicos, psicológicos e sociais que possam estar relacionados com ela.

Atendimento - especialistas em fisiatria, psiquiatria e também em neurocirurgia para diagnosticar alterações de origem neurológica;
Tratamento integrado - acompanhamento psicológico, terapia ocupacional, orientação nutricional e seções no Núcleo de Fisioterapia;
Farmacêutica - integração de cuidados medicamentosos por farmacêutico para maior segurança dos pacientes em tratamento da dor crônica e aguda;
Anestesiologia - integração com equipes de anestesiologia para controle da dor aguda e da dor pós-operatória, mesmo fora do hospital.

A assistência é baseada no modelo biopsicossocial do psiquiatra George Libman Engel. Ela acontece por meio da atuação de uma equipe multidisciplinar que atua de forma conjunta e focada nas necessidades do paciente, como proposto por Michael E. Porter, professor da Harvard Business School.

Equipe

Dr. Alexandro Roberto Galassi – neurocirurgião, especialista em dor.
CRM-SP: 135.267
Área de interesse: procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos.

Dr. André Matheus Sousa Torloni – fisiatria, especialista em neurofisiologista clínica / eletroneuromiografia.
CRM-SP: 152.029
Área de interesse: reabilitação física e eletroneuromiografia.

Dr. Elton Pereira Rezende – psiquiatra.
CRM-SP: 106.196
RQE: 21.591
Área de interesse: qualidade de vida e prevenção com ênfase em saúde mental, sono e dor crônica.

Dr. Fábio Takeo Yamada da Silva – neurocirurgião, especialista em dor.
CRM-SP: 145.380
RQE: 68522
Área de interesse: procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos.

Dr. Leonardo Rafael Takahashi – neurocirurgião, especialista em dor.
CRM-SP: 131.375
Área de interesse: procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos.

Dr. Rafael Hossamu Yamauti – fisiatria, especialista em neurofisiologia clínica / eletroneuromiografia.
CRM-SP: 139.792
RQE: 55.130
Área de interesse: reabilitação física e eletroneuromiografia. Aplicação de Botox para tratamento de espasticidade, distonia e sialorréia. Infiltrações guiadas por ultrassom para o tratamento de dor.

Dr. Victor Rossetto Barboza – neurocirurgião, especialista em dor.
CRM-SP: 136.078
RQE: 61.813 e 61.813-1
Área de interesse: procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos.

Dr. Vinícius Monteiro de Paula Guirado – neurocirurgião, especialista em dor e coluna vertebral e coordenador do Centro de Coluna e Dor da unidade Leforte Liberdade.
CRM-SP: 91.520
RQE: 26.794 e 26.794-1
Área de interesse: qualidade de vida e prevenção e procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos.

O Centro de Coluna e Dor da unidade Christóvão da Gama oferece consultas com especialistas para o diagnóstico e tratamento tanto de casos de dor crônica quanto de dor aguda. E quando há necessidade de internação hospitalar para tratamento da dor, depois da alta é realizado acompanhamento do paciente em consultas semanais.

Equipe

Dr. Carlos Alberto Carvalho Morato – neurologista e ortopedista, especialista em dor e coordenador da Neurologia e Neurocirurgia do Hospital e Maternidade Christovão da Gama.
CRM-SP: 86.325
RQE: NT
Área de interesse: Ortopedia, Neurologia e Acupuntura para tratamento da dor.

Dr. Jorge Antonio Moscardi – neurocirurgião, especialista em dor. Membro do corpo docente da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, disciplina de Neurocirurgia.
CRM-SP: 62.353
RQE: NT
Área de interesse: Neurocirurgia, tratamento da dor e cirurgia da coluna vertebral

Dr. Jose Satt Rezek – neurocirurgião e especialista em dor.
CRM-SP: 23.176
RQE: 7600 (Neurologia) 3433 (Neurocirurgia)
Área de interesse: Tratamento de dor.

Dr. Marcelo Silva Soares – neurocirurgião e especialista em dor.
CRM-SP: 97.148
RQE: 29029 (Neurocirurgia)
Área de interesse: Neurocirurgia de coluna, tumores, aneurisma e dor. Procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos.

O Centro de Coluna e Dor da unidade Leforte Morumbi oferece consultas com especialistas para o diagnóstico e tratamento tanto de casos de dor crônica quanto de dor aguda.

Localização dos Centros de Tratamento de Coluna e Dor

Clínica e Diagnósticos Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 62
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade

Rua da Glória, 676 – Liberdade
Call center: (11) 3345-2288

Hospital Leforte Liberdade

Rua Barão de Iguape, 209 – Liberdade – São Paulo - SP
Call center: (11) 3345-2288

Veja notícias e conteúdos relacionados ao Centro de Coluna e Dor do Grupo Leforte

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
banner