Centro de Oncologia

Como é feito o atendimento no Centro de Oncologia

O atendimento pode começar a partir do encaminhamento médico do paciente para o Centro de Oncologia ou do agendamento direto de consulta com um especialista que faça parte da equipe – seja devido à suspeita ou diagnóstico de câncer, bem como para dar prosseguimento a tratamento iniciado fora. Mas, independentemente da situação, o atendimento sempre é feito de forma integrada e coordenada por profissionais de várias especialidades, que têm à disposição uma infraestrutura completa para o tratamento e acompanhamento do paciente.

Abaixo os tipos de câncer mais comuns no Brasil:

Há cerca de 66 mil novos casos no Brasil a cada ano, sendo que 99% dos pacientes são mulheres. Para rastrear a doença, deve-se fazer mamografia a partir dos 50 anos. Alguns sinais e sintomas do câncer de mama:

Nódulo (caroço) na mama
Nódulos nas axilas ou pescoço
Pele da mama avermelhada ou com aspecto de casca de laranja
Saída de fluídos dos mamilos, mesmo sem pressionar

É o tipo de câncer mais comum no Brasil, representa cerca de 30% dos casos e é mais comum em pessoas acima de 40 anos. Alguns sinais e sintomas do câncer de pele não melanoma podem ser:

Manchas na pele que ardem, coçam ou descamam
Feridas que não cicatrizam em até 4 semanas
Manchas ou sinais com mais de 5 milímetros e bordas irregulares

É o segundo tipo de câncer mais comum nos homens, sendo mais frequente a partir dos 65 anos. Evolui lentamente e é assintomático na maioria dos casos. Na fase avançada, alguns sinais e sintomas do câncer de próstata podem ser:

Dificuldades para urinar, com fluxo fraco, dor e ardência
Necessidade frequente de urinar
Sangue na urina ou no sêmen
Dores na região da lombar, coxas ou quadris

É o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil. O principal fator de risco é o vírus HPV, que pode ser transmitido em relação sexual desprotegida. Alguns sinais e sintomas do câncer do colo do útero:

Corrimento vaginal com sangue
Sangramento vaginal após relação sexual
Dores durante o sexo
Sangramento vaginal entre ciclos menstruais ou após a menopausa

Dividimos nosso Centro de Oncologia em núcleos dedicados. São eles:

O Núcleo de Onco-hematologia é responsável pelo tratamento pelos tipos de câncer que afetam o sangue ou partes do corpo como gânglios, além de fornecer suporte ao paciente de doenças oncológicas que sofrem com alterações no sangue como anemia. As doenças tratadas pela Onco-hematologia são:

Leucemia
Linfoma
Mieloma múltiplo
Mielodisplasias
Doenças mieloproliferativas

O Núcleo de Oncologia Ginecológica do Hospital Leforte é responsável pelo tratamento de câncer ginecológico, o que inclui diferentes carcinomas que afetam os órgãos reprodutivos da mulher, localizados abaixo do estômago e entre os ossos do quadril, na área chamada de pélvis. Cada tipo de câncer ginecológico recebe o nome do órgão onde tem início, podendo ser os seguintes:

Câncer do colo do útero;
Câncer de ovário;
Câncer de endométrio;
Câncer de vagina;
Câncer de vulva.

Os profissionais da oncologia clínica atuam no tratamento do câncer, desde a prescrição de medicamentos para combater a doença aos cuidados paliativos, que focam na melhora da qualidade de vida do paciente. Alguns tratamentos que os especialistas podem prescrever são:

Quimioterapia
Hormonioterapia
Iodoterapia
Terapias-alvo
Imunoterapia

O Centro de Oncologia dispõe de estrutura completa para realizar cirurgias de qualquer complexidade que forem necessárias para tratar os casos de câncer. Inclusive com a realização de procedimentos minimamente invasivos.

Maior eficiência no procedimento
Menor tempo de recuperação
Mais qualidade de vida para o paciente

O Hospital Leforte conta com estrutura pediátrica completa, com pronto-socorro, internação, centro-cirúrgico e UTI, além de um núcleo de especialistas em oncologia infantil, com foco na investigação dos principais tipos de câncer que afetam crianças e adolescentes, por exemplo:

Leucemia
Tumores no Sistema Nervoso Central
Linfoma
Tumor de Wilms

O Núcleo de Radioterapia dispõe de recursos para fazer diversos tipos de tratamentos, como terapia em arco dinâmico (VMAT) e radiocirurgia estereotáxica corpórea (SBRT), além de possuir um dos mais modernos equipamentos, o Elektra Infinity. O que traz vários benefícios, tais como:

Redução das sessões de 20 para três minutos
Alta precisão, preservando tecidos saudáveis ao redor

O Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) é o primeiro passo do paciente oncológico no Hospital Leforte. Composto por um núcleo especializado na investigação de sintomas do câncer, o SADT é responsável por exames de imagem e laboratoriais, tais como:

Biópsias guiadas
Cintilografia
PET-CT
Ressonância
Tomografia

Revista Bem-Estar no Tratamento Oncológico

Informações relevantes sobre prevenção, diagnóstico e alternativas de tratamento do câncer e histórias de superação. A Revista Bem-Estar oferece conteúdos únicos, tanto para pacientes quanto para os familiares deles.

Transplante de Medula Óssea (TMO)

O Hospital Leforte também realiza transplante de medula óssea (TMO), que é fundamental para o tratamento de alguns casos de doenças que afetam o sangue, como leucemia, tendo sido a instituição privada que que realizou o maior número de TMOs no Estado de São Paulo nos últimos anos. Além disso, o Centro de Tratamento de Oncologia tem parceria com o MD Anderson Cancer Center – uma das principais referências mundiais no tratamento do câncer – e os especialistas em oncologia da equipe estão sempre presentes em importantes eventos nacionais e internacionais para atualizarem-se constantemente sobre os avanços do setor.

Localização do Centro de Tratamento de Oncologia

Hospital Leforte Liberdade

Rua Barão de Iguape, 209 – Liberdade – São Paulo - SP
Call center: 11 3345 -2000

Hospital Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 121 – Morumbi – São Paulo (SP)
Call center: 11 3723 - 4700

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho