Centro de Transplantes

O Centro de Transplantes Grupo Leforte atua há mais de 20 anos e está na liderança nacional de transplantação de rim, fígado e como centro mais ativo do mundo em transplantes de pâncreas nos últimos três anos. A rede conta com equipe multidisciplinar, que tem ampla experiência em cirurgias de alta complexidade do aparelho digestivo, incluindo as oncológicas, transplantes de fígado, pâncreas, pâncreas-rim e rim. Conheça as principais questões tratadas pelo Centro de Transplantes do Grupo Leforte:

A falência de múltiplos órgãos acontece quando dois ou mais órgãos têm suas funções comprometidas. 

Algumas doenças e situações clínicas podem levar à falência de múltiplos órgãos, como:

Choque séptico (quando a pressão cai de forma exagerada, o que reduz a oxigenação dos órgãos)
Pancreatite
Múltiplas transfusões de sangue
Contusão pulmonar
Overdose de drogas
Infecções

O fígado exerce as funções de regular o metabolismo de vários nutrientes, como carboidratos, proteínas e gorduras, armazenar vitaminas e ferro, filtrar microorganismos, secretar a bile e desintoxicar o organismo. 

Algumas doenças podem levar à insuficiência hepática, quando o fígado não desempenha suas funções corretamente. São elas:

Cirrose hepática e biliar
Hepatite (principalmente B e C)
Intoxicação por medicamentos
Abuso de álcool

O pâncreas tem a função de fabricar sucos digestivos, que ajudam a decompor carboidratos, gorduras e proteínas, e hormônios, entre eles a insulina, responsável por controlar os níveis de açúcar (glicose) no sangue. 

Algumas doenças que podem levar ao comprometimento do pâncreas, fazendo com que ele não cumpra suas funções corretamente. São elas:

Diabetes tipo 1 e 2
Doenças genéticas do pâncreas
Cálculos biliares
Abuso de álcool

Os rins têm como principais funções eliminar toxinas do sangue, regular a pressão arterial, produzir alguns hormônios, estimular a produção de glóbulos vermelhos e ajudar na manutenção dos ossos.

Algumas doenças podem levar à insuficiência renal crônica. São elas:

Pressão alta
Diabetes
Infecções urinárias de repetição
Calculose renal
Nefrites
Malformações do aparelho urinário

Como é feito o atendimento ou tratamento no Centro de Transplantes do Grupo Leforte

Todos os pacientes são atendidos por equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, que apoiam o atendimento pré e pós-operatório. O Centro de Transplantes realiza cirurgias com doadores de órgãos falecidos, por morte cerebral, e com doadores vivos, no caso dos transplantes de rim e fígado.

O Grupo Leforte realiza todas as modalidades de cirurgia e transplante de fígado, incluindo de doadores falecidos ou doadores vivos. O transplante de fígado é indicado para:

Pacientes com falência do fígado, geralmente causada por cirrose
Crianças com doenças congênitas que causam alterações metabólicas
Crianças com malformações congênitas das vias biliares

O programa de transplantes de pâncreas do Grupo Leforte é o maior serviço do Brasil nessa especialidade e está entre os cinco maiores do mundo. O transplante de pâncreas é indicado para:

Pacientes com diabetes tipo 1 que precisam de transplante de rim, ou que já tenham sido submetidos a esse transplante
Pacientes com diabetes tipo 1 que não precisam de transplante de rim, mas apresentam a forma hiperlábil da doença, caracterizada por hipoglicemias sem sintomas frequentemente

O Grupo Leforte realiza o transplante combinado de pâncreas e rim de duas formas:

Transplante de pâncreas (doador falecido) e rim (doador vivo ou falecido) simultâneo
Transplante de pâncreas após rim

A principal indicação são pacientes com diabetes tipo 1 e que apresentam complicações nos rins.

O programa de transplante de rim do Grupo Leforte é um dos maiores serviços do estado de São Paulo.

O transplante de rim é indicado para pacientes com doença renal crônica em fase avançada, já em diálise ou prestes a começar o tratamento dialítico. 

Além de conferir melhor qualidade de vida, aumenta significativamente a sobrevida de pacientes comparado à diálise.

O Grupo Leforte apoia o projeto Transplantes sem Fronteiras, do Grupo Hepato, que tem o objetivo de capacitar equipes multidisciplinares de hospitais com interesse no desenvolvimento de cirurgias hepato biliopancreáticas e transplantes de órgãos abdominais. Desde 2009, o grupo Hepato integra o corpo clínico de hospitais do Grupo Leforte. A iniciativa já gerou programas de transplantes de órgãos que realizam cirurgias de alta complexidade por todo o Brasil.

Localização do Centro de Transplantes do Grupo Leforte

Hospital Leforte Liberdade

Rua Barão de Iguape, 209 – Liberdade – São Paulo - SP
Call center: (11) 3345-2288

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro do que acontece no Leforte

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
banner