Centro de Tratamento de Obesidade e Diabetes

O Centro de Tratamento de Obesidade e Diabetes do Grupo Leforte atende desde crianças até adultos para tratar do sobrepeso, evitando o agravamento, e também dos vários estágios da obesidade. Bem como dos problemas de saúde que o excesso de peso pode causar - as chamadas comorbidades - e que são frequentes, por exemplo: hipertensão, diabetes, colesterol alto, ácido úrico elevado, distúrbios musculoesqueléticos e até questões emocionais.

Em todo o mundo, a obesidade tem aumentado muito rápido. Ela praticamente triplicou desde 1976, especialmente na região da América Latina e do Caribe, onde 59,7% da população tem sobrepeso e 24,7% das pessoas são consideradas obesas. As taxas são as segundas mais altas do mundo, ficando atrás apenas da América do Norte, segundo a Organização das Nações Unidas. Consequentemente, os problemas de saúde que a obesidade pode causar também aumentaram, até entre crianças.

É considerado sobrepeso quando o índice de massa corporal (IMC) está maior ou igual a 25.

Cálculo do IMC - peso ÷ (altura X altura)
Exemplo - 64kg ÷ (1,72m X 1,72m) = 21,6 de IMC

Quando o índice de massa corporal é igual ou maior que 30. Há três graus de obesidade:

Grau 1 - de 30 a 34,9
Grau 2 - de 35 e 39,9
Grau 3 - igual ou maior que 40, é a obesidade mórbida

Como é feito o atendimento ou tratamento no Centro de Tratamento de Obesidade

A pessoa com excesso de peso pode procurar o Centro de Tratamento de Obesidade para uma avaliação de perfil e direcionamento para o protocolo mais adequado. De forma integrada, o paciente conta com o apoio multiprofissional em várias especialidades – cirurgião bariátrico, endocrinologista, nutricionista, psicólogo, entre outros.

O endocrinologista cuida do preparo pré-cirúrgico, junto com o nutricionista e o psicólogo, até o cirurgião bariátrico fazer a operação. Depois disso, o endocrinologista continua a acompanhar a evolução do caso.

O endocrinologista avalia e solicita exames para prescrever os medicamentos necessários. Depois, encaminha para o nutricionista cuidar da alimentação e continua a acompanhar a evolução do caso.

A técnica do balão intragástrico é utilizada para o tratamento de sobrepeso e obesidade, com alto índice de sucesso. É uma técnica segura, eficaz e com baixos índices de complicações. A colocação e retirada podem ser realizadas de forma ambulatorial, sem necessidade de cirurgia.

O balão intragástrico ocupa parte do estômago, diminuindo a sensação de fome e promovendo o emagrecimento. Em média, os pacientes perdem cerca de 20% do peso total, o que permite diminuir em torno de um a dois graus o IMC.

Implantado através da endoscopia digestiva alta, que dura cerca de 20 minutos (com alta no mesmo dia), o balão intragástrico permanece no estômago do paciente por um período mínimo de seis meses, até o máximo de 12 meses.

O sucesso do tratamento depende da conscientização e colaboração do paciente em seguir o acompanhamento nutricional, prática de exercícios físicos e a mudança de comportamento. Caso o paciente não siga corretamente as orientações médicas, o resultado fica comprometido.

Indicações e contraindicações

A técnica é indicada para pacientes com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 27kg/m 2, para pessoas obesas sem critério de cirurgia; superobesos com uma ponte para a cirurgia e para aqueles pacientes que apresentam alto risco cirúrgico.

O dispositivo é contraindicado para pacientes com úlceras gástricas ativas; úlceras em outros locais do trato digestivo alto; cirurgias gástricas prévias; varizes esofagogástricas; hérnia de hiato de grandes dimensões e que estão fazendo uso de anticoagulantes.

Efeitos colaterais

Nas primeiras 72 horas após a colocação do balão, é comum sentir enjoo, vômitos e dor abdominal. Após o quinto dia, estes sintomas diminuem, pois o organismo precisa se adaptar à presença do balão, que é interpretado como um corpo estranho.

Após o período de adaptação, o desconforto diminui e é possível prosseguir com as atividades diárias normais, inclusive a prática de exercícios físicos. É importante lembrar que cada organismo reage de uma forma diferente, por isso os sintomas descritos acima podem variar de uma pessoa para a outra.

O Centro de Tratamento de Obesidade oferece atendimento humanizado e equipes com grande experiência, dispondo de modernos centros cirúrgicos para a realização de qualquer tipo de intervenção que for necessária.

Localização do Centro de Tratamento de Obesidade

Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama

Rua Guilherme Marconi, 440, Santo André
Call center: (11) 4993-3773

Clínica e Diagnósticos Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 62
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade

Rua da Glória, 676 – Liberdade
Call center: (11) 3345-2288

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
banner