Comissões
Comissão de Ética Médica
Sobre os objetivos:
As Comissões de Ética Médica são órgãos de apoio aos trabalhos dos Conselhos Regionais de Medicina dentro das instituições de assistência à saúde, possuindo funções investigatórias, educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da medicina.
São comissões obrigatórias de acordo com a resolução CFM n° 2.152 de 30 de setembro de 2016 que estabelece normas de organização, funcionamento, eleição e competências das Comissões de Ética Médica dos estabelecimentos de saúde.
Sobre a formação e funcionamento/regimento:
Esta comissão é composta exclusivamente por profissionais médicos que ocupam, enquanto seus membros, os cargos de presidente, secretário e demais membros efetivos e suplentes durante. O mandado é de 24 (vinte e quatro) meses, sendo que as eleições devem ocorrer, impreterivelmente, no dia 18 de outubro (Dia do Médico) dos anos pares. De acordo com a normativa, os impedimentos para a candidatura são:
» Ocupação dos cargos de: diretor clínico, diretor técnico e/ou responsável técnico, diretor administrativo e cargos diretivos; » Membro da comissão eleitoral, » Médicos apenados eticamente nos últimos 8 (oito) anos, com decisão transitada em julgado no âmbito administrativo (processo ético-profissional), ou que estejam afastados cautelarmente pelo CREMESP.
Suas reuniões ordinárias são bimestrais em caráter sigiloso, exceto quando se tratar de atividade didático-pedagógica no âmbito da instituição de saúde e reuniões extraordinárias conforme necessário.
Sobre a eleição:
Supervisionada pelo CRM de sua jurisdição e realizada em meados de outubro pela comissão eleitoral designada pelo diretor clínico, a eleição é realizada bianualmente por meio da convocação dos médicos do Corpo Clínico do Grupo em período pré-determinado e devidamente divulgado para procederem com a votação para a eleição da Comissão no setor de Relacionamento Médico (localizado no 5º andar do bloco A da Unidade Liberdade). Os interessados cadastrados no corpo clínico do grupo a se candidatarem aos cargos da eleição deverão providenciar sua inscrição no referido setor até 15 dias antes da data anunciada para a eleição.
Abaixo a composição das Comissões de Ética do Grupo Leforte – 2020:
Unidade Liberdade
PRESIDENTE: DR JOÃO GUALBERTO DINIZ JUNIOR – CRM/SP Nº. 59.154
SECRETÁRIO: DRA ELIZANDRA TISO V. G. COPOLA – CRM/SP Nº 109.283
MEMBRO EFETIVO: DR GIULIANO NOCCIOLI MENDES – CRM/SP Nº. 120.413
MEMBRO EFETIVO: DR ROGERIO LUIZ AIRES LIMA – CRM/SP Nº. 140.901
MEMBRO EFETIVO: DR ANDRE LUISF. PAMPLONA – CRM/SP Nº. Nº. 86.815
Unidade Morumbi
PRESIDENTE: DRA. AIDA MARIA MARTINS SARDI – CRM/SP Nº: 139.462
SECRETÁRIO: DR. JOSÉ CARLOS PRATES FILHO – CRM/SP Nº: 101.475
MEMBRO EFETIVO: DR. ROBERTO BIZACO – CRM/SP Nº: 150.358
MEMBRO EFETIVO: DRA. RITA JAQUELINE DA SILVA – CRM/SP Nº. 86.047
Para saber mais acesse os canais do Relacionamento Médico
Estamos à disposição!
Comissão de Óbitos
Esta Comissão tem como objetivos direcionar a análise dos casos de óbito, avaliando as condutas e procedimentos profissionais e monitorar indicadores institucionais que comprovem a melhoria da prática clínica com a atuação da comissão, garantindo a segurança e transparência na assistência à saúde. A Comissão de Óbitos deve analisar procedimentos e condutas profissionais mediante óbitos do período e gerar ações que visem melhorar aspectos operacionais e clínicos aos pacientes e clientes futuros.
Comissão de Revisão de Prontuários
Esta Comissão tem como objetivos:
» Garantir o preenchimento dos documentos do prontuário e a qualidade do registro da assistência prestada ao cliente durante o período de internação;
» Observar os itens que deverão constar obrigatoriamente no prontuário confeccionado em qualquer suporte, eletrônico ou papel;
» Elaborar e implementar ações preventivas na ocorrência de não conformidades existentes na documentação do prontuário;
» Acompanhar as ações preventivas realizadas;
» Manter estreita relação com o Diretor Técnico / Clínico do Hospital, com a qual deverão ser discutidos os resultados das avaliações realizadas;
» Fornecer dados para a Comissão de Ética Médica do Hospital.