Comitê

Estímulo e apoio na geração de conhecimento

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Leforte é uma organização independente, de natureza técnico-científica e deliberativa. Este comitê está credenciado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep)., do Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Ministério da Saúde, nos termos das resoluções CNS nº 466/2012 e nº 370/2007 e da norma operacional n° 1/2013 – Ministério da Saúde/Conselho Nacional da Saúde/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

De acordo com a resolução CNS nº 466/2012 e outras regulamentações internacionais, os projetos que envolvem a participação de seres humanos devem ser avaliados por um comitê de ética em pesquisa para garantir a segurança, a integridade e os direitos dos voluntários participantes.

Trata-se de um grupo interdisciplinar composto por profissionais de saúde, além de um representante de usuários, conforme exigência estabelecida na resolução CNS n° 240/1997.

O CEP tem suas atividades baseadas em princípios éticos seguindo as Propostas de Diretrizes Éticas Internacionais para Pesquisas Biomédicas Envolvendo Seres Humanos (Conselho das Organizações Internacionais das Ciências Médicas da Organização Mundial de Saúde – CIOMS/OMS, Genebra, 1982 e 1983).

 

A responsável pelas atividades administrativas do CEP é assistente de pesquisa Larissa Pereira.

As reuniões ordinárias do CEP ocorrem mensalmente (última quinta-feira do mês), quando são discutidos os protocolos submetidos, relatos de eventos adversos e outros assuntos relacionados à ética envolvida na condução de projetos de pesquisa com seres humanos.

Veja aqui a lista de documentos:

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro do que acontece no Leforte

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
banner