Cardiologia do Grupo Leforte
O Grupo Leforte possui um Centro de Referência de Cardiologia, departamento que conta com uma equipe de médicos especialistas no setor, capacitados para lidar com pacientes em situação emergencial. A estrutura das unidades dispõe de equipamentos que permitem o diagnóstico e o tratamento mais preciso e eficaz de doenças cardiovasculares.
Para personalizar o atendimento a todas as idades, o Centro de Cardiopediatria da unidade Kids Leforte Santo Amaro é especializada no tratamento para crianças. Outro destaque da cardiologia do Grupo Leforte é o serviço de Hemodinâmica, responsável por procedimentos referentes à circulação do sangue, com uma equipe de atuação também presente na área científica, com participações em eventos das sociedades brasileira e latino-americana do setor.
Doenças cardiovasculares frequentes
Também conhecidas como doenças arteriais coronarianas, afetam as artérias do coração. A formação de placas de gordura nos vasos compromete a circulação sanguínea e provoca isquemia, que pode levar a uma doença chamada angina (dor no peito temporária) ou, em casos mais graves, ao infarto. Alguns sinais e sintomas das doenças isquêmicas podem ser:
Dores ou desconfortos no peito
Falta de ar
Suor excessivo
Dor nos dentes
Palidez
Sensação de queimação ou aperto no peito que vai para o pescoço ou braço
Chamado popularmente de “ataque cardíaco”, o infarto acontece quando há um bloqueio do fluxo de sangue ao coração, que pode deixar o músculo cardíaco sem oxigênio. O órgão passa a ter as funções comprometidas ou parar de funcionar. Procure ajuda médica caso ocorra alguns dos sinais e sintomas do infarto agudo do miocárdio, como por exemplo:
Forte dor no peito, que apareceu subitamente e parece um aperto
Dores que se espalham para o braço esquerdo ou para o queixo, acompanhados de mal-estar, sudorese ou tontura
Quem já tem problema cardíaco pode sentir dor na coluna, abdominal ou algum desconforto no esôfago
As artérias da pessoa com aterosclerose ficam mais estreitas e reduzem o fluxo do sangue de órgãos vitais como coração, cérebro e intestino. Isso pode acontecer pela alta presença do colesterol “ruim” (LDL). As complicações desse quadro podem levar ao derrame e ataque cardíaco (infarto agudo). Alguns sinais e sintomas da aterosclerose podem ser:
Dor ou desconforto no peito ou no local em que houve estreitamento das artérias
Falta de ar
Fadiga ao realizar esforço físico
Dores na perna ao caminhar
Queda de pelos nas pernas
Pele fria
Palidez nos dedos
A arritmia cardíaca é constatada quando há uma alteração na frequência e no ritmo do batimento do coração, que pode ser muito rápido (taquicardia), muito lento (braquicardia) ou irregular. Alguns sinais e sintomas da arritmia cardíaca podem ser:
Palpitações ou "batedeiras"
Desmaios ou tonturas
Confusão mental
Fraqueza
Pressão baixa
Dor no peito
Em casos mais graves, pode ocorrer parada cardiorrespiratória
O AVC é causado pela falta de sangue em uma área do cérebro, que pode acontecer após a obstrução de uma artéria ou rompimento de um vaso sanguíneo que vai até o órgão. Os sinais e sintomas do AVC, popularmente chamado de “derrame”, acontecem de forma súbita e podem ser únicos ou combinados, e o paciente deve ser levado imediatamente ao médico:
Enfraquecimento, adormecimento ou paralisação da face, braço ou perna, de um lado do corpo
Alteração ou perda da visão
Dificuldade na fala ou de compreensão
Tontura sem causa definida
Falta de coordenação para andar ou queda súbita
Dores de cabeça fortes e persistentes
Dificuldade para engolir
Presente desde o desenvolvimento do feto, ainda na gestação, a cardiopatia congênita é caracterizada por qualquer alteração na estrutura ou função do coração. Pode influenciar no fluxo sanguíneo e levar a malformações do corpo. Alguns sinais e sintomas da cardiopatia congênita podem ser:
Em bebês:
Cansaço excessivo e transpiração na hora de mamar ou no sono
Dificuldade no ganho de peso
Irritação frequente
Cianose (roxo presente na ponta dos dedos ou lábios)
Em crianças:
Cansaço rápido durante atividades físicas
Crescimento e ganho de peso de forma inadequada
Infecções pulmonares com frequência
Taquicardia (batimento muito rápido do coração)
Lábios roxos e pele pálida ao brincar
A endocardite é uma infecção da parte interna do coração, que pode ocorrer por causa de uma bactéria. É incomum afetar pessoas com o coração saudável. Se não tratada, pode prejudicar as válvulas do órgão. Alguns sinais e sintomas da endocardite podem ser:
Febre e calafrios
Fadiga
Falta de ar
Dores nos músculos e articulações
Sudorese e tosse noturnas
Perda de peso ou palidez
Manchas roxas ou vermelhas na pele
Manchas brancas nos olhos ou dentro da boca
A miocardite é a inflamação do músculo chamado miocárdio, que é responsável pela contração do coração. Essa doença prejudica o bombeamento do sangue e pode causar arritmias e insuficiência cardíaca. Os quadros leves podem não apresentar sinais ou ser confundidos com infecções virais, e o paciente se recupera rapidamente. Porém, há quem manifeste alguns sintomas da miocardite, como por exemplo:
Dores no peito
Arritmias (mudanças na frequência dos batimentos)
Dificuldades para respirar
Inchaço nas pernas
Dores de cabeça, no corpo ou nas articulações
Eventualmente pode ocorrer febre, dor de garganta ou diarreia
A insuficiência cardíaca é uma doença crônica, que ocorre quando o coração não consegue mais bombear sangue suficiente para todo o corpo. Pode ocorrer acúmulo do sangue, faltar oxigênio para órgãos e comprometer funções vitais do organismo. Os sinais e sintomas da insuficiência cardíaca podem não estar evidentes nos estágios iniciais, mas alguns pacientes relatam:
Fadiga e falta de ar
Dificuldades respiratórias, mesmo em repouso
Tosse
Inchaço nas pernas
Ganho de peso
Palpitações
Náusea
Suor excessivo
O prolapso da válvula mitral é conhecido como “sopro no coração”; esse problema cardíaco ocorre quando uma válvula do coração não fecha corretamente, reduzindo a capacidade do órgão em bombear o sangue. A maioria dos casos não apresenta sintomas, mas há alguns sinais de prolapso da válvula mitral, como por exemplo:
Arritmia (mudanças na frequência dos batimentos)
Tonturas ou vertigens
Dificuldades na respiração, falta de ou fadiga
Agendamento e locais de consultas de cardiologia no Grupo Leforte
O Grupo Leforte tem uma equipe com médicos cardiologistas que atendem em cinco diferentes unidades, localizadas em pontos estratégicos e de fácil acesso na grande São Paulo
Centros de referência para diagnóstico e cuidados da saúde do coração do Grupo Leforte
O Centro de Cardiologia do Grupo Leforte dispõe de tecnologias avançadas para permitir um diagnóstico preciso e o mais seguro tratamento de doenças cardiovasculares. Além disso, é modelo no tratamento do infarto agudo do miocárdio, pois segue o Protocolo de Dor Torácica – fluxo de atendimento específico e padronizado para os casos de suspeita da doença.
Para garantir a humanização em toda a permanência do paciente, as unidades possuem leitos individualizados, para que os familiares possam acompanhá-lo no hospital.
O Grupo Leforte está preparado para oferecer soluções de investigação e de monitoramento de doenças aos seus médicos e pacientes e possui a certificação canadense de excelência Qmentum International. As Unidades de Diagnósticos contam com atendimento humanizado e parque tecnológico moderno, seguindo rigorosos controles de qualidade.
Para oferecer uma solução completa de diagnóstico, o Grupo Leforte é parceiro do Laboratório Delboni para exames de análises clínicas e do Laboratório Salomão Zoppi para exames de análises patológicas.
O Grupo Leforte conta com uma equipe de especialistas referência no tratamento de doenças cardiovasculares em crianças, além de equipamentos e tecnologias para a realização de exames de diagnósticos específicos para a detecção de cardiopatias.
A unidade Kids Leforte Santo Amaro é dedicada aos pacientes infantis, com a estrutura necessária para um atendimento preciso, eficaz e humanizado.