Cardiologia

A cardiologia é a área da medicina que trata do coração e de outros componentes do sistema circulatório, como veias, artérias e o sangue, que são responsáveis pelo transporte de nutrientes, hormônios e oxigênio para outros órgãos do corpo, mantendo o bom funcionamento de todo o organismo. Os médicos especialistas cuidam do diagnóstico e do tratamento de doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no Brasil: cerca de 360 mil óbitos por ano.

Cardiologia do Grupo Leforte

O Grupo Leforte possui um Centro de Tratamento de Cardiologia, que conta com uma equipe de médicos especialistas, capacitados para lidar com pacientes em situação emergencial. A estrutura das unidades dispõe de equipamentos que permitem o diagnóstico e o tratamento mais preciso e eficaz de doenças cardiovasculares.

O Centro também tem serviço de hemodinâmica, que possibilita diagnóstico preciso e tratamentos cardiovasculares menos invasivos, e de um núcleo de cardiopediatria na unidade Kids Leforte Santo Amaro.

Equipe
Médicos especialistas em Cardiologia.
Localização
Locais estratégicos na grande São Paulo.
Atendimento
Equipe multidisciplinar cuida da sua saúde.
Convênios
Atende convênios e particular.
Exames
Centro de Diagnósticos do Grupo Leforte.
Tratamentos
Centros de tratamento da saúde do coração

Agende consulta com especialista em cardiologia

Doenças cardiovasculares frequentes

Também conhecidas como doenças arteriais coronarianas, a formação de placas de gordura nas artérias compromete a circulação sanguínea e provoca isquemia no músculo do coração, que pode levar a angina (dor no peito temporária) ou, em casos mais graves, ao infarto. Alguns sinais e sintomas das doenças isquêmicas podem ser:

Dores ou desconforto no peito, com ou sem irradiação para membros superiores esquerdos, dorso ou mandíbula;
Sensação de falta de ar;
Presença de suor excessivo;
Palidez;
Sensação de mal estar, náuseas e vômitos.

Chamado popularmente de “ataque cardíaco”, o infarto acontece quando há um bloqueio do fluxo de sangue ao coração, que pode deixar o músculo cardíaco sem oxigênio. O órgão passa a ter as funções comprometidas ou parar de funcionar. Procure ajuda médica caso ocorra alguns dos sinais e sintomas do infarto agudo do miocárdio, tais como:

Forte dor no peito, que apareceu subitamente e se assemelha a um aperto;
Dores que se espalham para o braço esquerdo ou para o queixo, acompanhados de mal-estar, sudorese ou tontura
Quem já tem problema cardíaco pode sentir dor na coluna, dor abdominal ou algum desconforto no esôfago.

As artérias da pessoa com aterosclerose ficam mais estreitas e reduzem o fluxo do sangue de órgãos vitais como coração, cérebro e intestino. Isso pode acontecer pela alta presença do colesterol “ruim” (LDL). As complicações desse quadro podem levar ao derrame e ataque cardíaco (infarto agudo). Alguns sinais e sintomas da aterosclerose podem ser:

Dor ou desconforto no peito ou no local em que houve estreitamento das artérias;
Falta de ar;
Fadiga ao realizar esforço físico;
Dores na perna ao caminhar;
Queda de pelos nas pernas;
Pele fria;
Palidez nos dedos.

A arritmia cardíaca acontece quando há uma alteração na frequência e no ritmo do batimento do coração, que pode ser muito rápido (taquicardia), muito lento (braquicardia) ou irregular. Alguns sinais e sintomas da arritmia cardíaca podem ser:

Palpitações ou "batedeiras";
Desmaios ou tonturas;
Confusão mental;
Fraqueza;
Pressão baixa;
Dor no peito;
Em casos mais graves, pode ocorrer morte súbita.

O AVC é causado pela falta de sangue em uma área do cérebro, que pode acontecer após a obstrução de uma artéria ou rompimento de um vaso sanguíneo que vai até o órgão. Os sinais e sintomas do acidente vascular cerebral, popularmente chamado de “derrame”, acontecem de forma súbita e podem ser únicos ou combinados, e o paciente deve ser levado imediatamente ao médico:

Enfraquecimento, sensação de formigamento ou paralisia da face, braço ou perna, de um lado do corpo;
Alteração ou perda da visão;
Dificuldade na fala ou de compreensão;
Tontura sem causa definida;
Falta de coordenação para andar ou queda súbita;
Dores de cabeça fortes e persistentes;
Dificuldade para engolir.

Presente desde o desenvolvimento do feto, ainda na gestação, a cardiopatia congênita é caracterizada por qualquer alteração na estrutura ou função do coração. Pode influenciar no fluxo sanguíneo e provocar malformações do corpo. Alguns sinais e sintomas da cardiopatia congênita podem ser:

Em bebês:

Cansaço excessivo e transpiração na hora de mamar ou no sono;
Dificuldade no ganho de peso;
Irritação frequente;
Cianose (roxo presente na ponta dos dedos ou lábios).

Em crianças:

Cansaço rápido durante atividades físicas;
Crescimento e ganho de peso de forma inadequada;
Infecções pulmonares com frequência;
Taquicardia (batimento muito rápido do coração);
Lábios roxos e pele pálida ao brincar.

A endocardite é uma infecção da parte interna do coração (válvulas), que pode ocorrer por causa de uma bactéria. É incomum afetar pessoas com o coração saudável. Alguns sinais e sintomas da endocardite podem ser:

Febre e calafrios;
Fadiga;
Falta de ar;
Dores nos músculos e articulações;
Sudorese e tosse noturnas;
Perda de peso ou palidez;
Manchas roxas ou vermelhas na pele;
Manchas brancas nos olhos ou dentro da boca.

A miocardite é a inflamação do músculo chamado miocárdio, que é responsável pela contração do coração. Essa doença prejudica o bombeamento do sangue e pode causar arritmias e insuficiência cardíaca. Os quadros leves podem não apresentar manifestações ou ser confundidos com infecções virais, e o paciente se recupera rapidamente. Porém, há quem apresente alguns sinais e sintomas da miocardite, que podem ser:

Dores no peito;
Arritmias (mudanças na frequência dos batimentos);
Dificuldades para respirar;
Inchaço nas pernas;
Dores de cabeça, no corpo ou nas articulações;
Eventualmente pode ocorrer febre, dor de garganta ou diarreia.

A insuficiência cardíaca é uma doença crônica, que ocorre quando o coração não consegue mais bombear sangue suficiente para todo o corpo. Pode ocorrer acúmulo do sangue, faltar oxigênio para órgãos e comprometer funções vitais do organismo. Nos estágios iniciais, é possível que os sinais e sintomas da insuficiência cardíaca não sejam evidentes, mas podem ser:

Fadiga e falta de ar;
Dificuldades respiratórias, mesmo em repouso;
Tosse;
Inchaço nas pernas;
Ganho de peso;
Palpitações;
Náusea;
Suor excessivo.

O prolapso da válvula mitral é conhecido como “sopro no coração”. Esse problema cardíaco ocorre quando uma válvula do coração não fecha corretamente, reduzindo a capacidade do órgão em bombear o sangue. A maioria dos casos não apresenta sintomas, mas alguns sinais de prolapso da válvula mitral podem ser:

Arritmia (mudanças na frequência dos batimentos);
Tonturas ou vertigens;
Dificuldades na respiração, falta de ou fadiga.

Agendamento e locais de consultas de cardiologia no Grupo Leforte

O Grupo Leforte tem uma equipe com médicos cardiologistas que atendem em diferentes unidades, localizadas em pontos estratégicos e de fácil acesso na grande São Paulo.

Clínica e Diagnósticos Leforte Alphaville

Alameda Araguaia, 943, Loja 02/03 – Barueri – SP
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama

Rua Guilherme Marconi, 440, Santo André
Call center: (11) 4993-3773

Clínica e Diagnósticos Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 62
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade

Rua da Glória, 676 – Liberdade
Call center: (11) 3345-2288

Hospital e Maternidade Christóvão da Gama

Av. Dr. Erasmo, 18 – Vila Assunção, Santo André – SP
Call center: (11) 4993-3773

Hospital Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 121 – Morumbi – São Paulo (SP)
Call center: (11) 3345-2288

Hospital Leforte Liberdade

Rua Barão de Iguape, 209 – Liberdade – São Paulo - SP
Call center: (11) 3345-2288

Centros de referência para diagnóstico e tratamento em cardiologia do Grupo Leforte

Especializado no tratamento de doenças cardiovasculares, conta com profissionais para acompanhamento clínico e cirúrgico, além de exames de diagnóstico, pronto-socorro, serviço de hemodinâmica e eletrofisiologia.

O Grupo Leforte está preparado para oferecer soluções de investigação e de monitoramento de doenças aos seus médicos e pacientes, possuindo certificações nacionais e internacionais, como a ONA e a canadense de excelência Qmentum International, nível diamante. As unidades do Centro de Diagnósticos contam com atendimento humanizado e parque tecnológico moderno, seguindo rigorosos controles de qualidade.

Para oferecer uma solução completa de diagnóstico, o Grupo Leforte é parceiro do Laboratório Delboni para exames de análises clínicas e do Laboratório Salomão Zoppi para exames de análises patológicas.

O Grupo Leforte conta com uma equipe de especialistas referência no tratamento de doenças cardiovasculares em crianças, além de equipamentos e tecnologias para a realização de exames de diagnósticos específicos para a detecção de cardiopatias.

A unidade Kids Leforte Santo Amaro é dedicada aos pacientes infantis, com a estrutura necessária para um atendimento preciso, eficaz e humanizado.

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro do que acontece no Leforte

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
banner

Agende sua consulta agora