Endocrinologia

A endocrinologia é a área da medicina que estuda o sistema endócrino, que é responsável por controlar os hormônios do corpo humano. O médico endocrinologista diagnostica e trata doenças relacionadas às glândulas, como a tireoide, e cuida de pessoas que sofrem de desequilíbrios hormonais. O objetivo do tratamento, em geral, é restaurar no paciente o equilíbrio normal de hormônios, que regulam diversas funções do corpo.

Endocrinologia do Grupo Leforte

A equipe de endocrinologia do Grupo Leforte é composta por médicos especialistas que atendem adultos e crianças pontos estratégicos da Grande São Paulo. Além do atendimento convencional, o Grupo Leforte conta com um time multidisciplinar no Centro de Tratamento de Obesidade, que atende desde crianças até adultos para tratar o sobrepeso e problemas de saúde relacionados. Outro destaque é a endocrinologia pediátrica, voltada ao atendimento especializado em crianças e adolescentes.

Equipe
Médicos especialistas em endocrinologia.
Localização
Locais estratégicos na Grande São Paulo.
Atendimento
Equipe multidisciplinar cuida da sua saúde.
Convênios
Atende convênios e particular.
Exames
Centro de Diagnósticos do Grupo Leforte.
Tratamentos
Centro de Tratamento de Obesidade.

Consulta com especialista em endocrinologia

Doenças frequentes

A diabetes é caracterizada pela deficiência de produção e/ou ação da insulina no organismo e pode ser classificada como tipo 1 ou tipo 2. A diabetes tipo 1 é resultado de uma destruição autoimune das células produtoras de insulina. Já a tipo 2 é adquirida ao longo da vida – o pâncreas produz insulina, mas ela não é absorvida pelas células. Alguns sinais e sintomas da diabetes podem ser:

Mais sede que o habitual;
Maior vontade de urinar;
Perda de peso repentina;
Perda de massa muscular;
Cansaço excessivo;
Dificuldade para cicatrização de feridas.

O hipertireoidismo é um problema na tireoide que se caracteriza pela produção excessiva dos hormônios T3 e T4. A glândula tireoide é a responsável por regular a função de órgãos como coração, cérebro, fígado e rins. A doença pode ser desencadeada com o excesso de iodo em alguns medicamentos, o surgimento de nódulos na glândula e o funcionamento mais acelerado dela. Alguns sinais e sintomas de hipertireoidismo podem ser:

Nervosismo;
Ansiedade;
Irritabilidade;
Hiperatividade;
Fraqueza muscular;
Dificuldade para dormir.

O hipotireoidismo também está relacionado à tireoide. Mas, ao contrário do hipertireoidismo, é caracterizado pela queda na produção dos hormônios T3 e T4. Apesar de ser mais comum em mulheres, pode atingir qualquer gênero ou idade – inclusive recém-nascidos. Nesse caso, a doença é identificada pelo teste do pezinho. Alguns sinais e sintomas do hipotireoidismo podem ser:

Depressão;
Ganho de peso, mesmo que pequeno;
Desaceleração dos batimentos cardíacos;
Intestino preso;
Menstruação irregular;
Falhas na memória;
Pele seca;
Queda de cabelo.

A menopausa é a última menstruação da vida da mulher, o que acontece devido ao envelhecimento natural. Ela marca o fim do climatério, que é a fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo. Em geral, a menopausa acontece entre 45 e 55 anos de idade, à medida que os níveis de estrogênio da mulher diminuem. Alguns sinais e sintomas da menopausa podem ser:

Ondas de calor;
Suor noturno;
Secura vaginal;
Desconforto sexual;
Baixo libido;
Problemas de concentração e memória.

A obesidade é caracterizada pelo excesso de peso com base em um cálculo que leva em conta também a altura do paciente, o chamado IMC. Vai do sobrepeso, passando pelo grau I, grau II, grau III, até a obesidade mórbida. A doença, se não for controlada, é fator de risco para outros problemas de saúde como hipertensão, diabetes e alterações cardíacas. Alguns sinais e sintomas da obesidade podem ser:

Dor nas costas;
Dor nas articulações;
Ganho de peso;
Compulsão alimentar;
Fadiga;
Ronco durante o sono.

Agendamento e locais de consultas de endocrinologia no Grupo Leforte

O Grupo Leforte tem uma equipe de endocrinologistas que atendem em diferentes unidades localizadas em pontos estratégicos e de fácil acesso na Grande São Paulo.

Clínica e Diagnósticos Leforte Alphaville

Alameda Araguaia, 943, Loja 02/03 – Barueri – SP
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama

Rua Guilherme Marconi, 440, Santo André
Call center: (11) 4993-3773

Clínica e Diagnósticos Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 62
Call center: (11) 3345-2288

Kids Leforte Santo Amaro

Av. Washington Luís, 3085 – Santo Amaro
Call center: (11) 5521-3993

Hospital e Maternidade Christóvão da Gama

Av. Dr. Erasmo, 18 – Vila Assunção, Santo André – SP
Call center: (11) 4993-3773

Hospital Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 121 – Morumbi – São Paulo (SP)
Call center: (11) 3345-2288

Hospital Leforte Liberdade

Rua Barão de Iguape, 209 – Liberdade – São Paulo - SP
Call center: (11) 3345-2288

Centros de referência para diagnóstico e tratamento em endocrinologia do Grupo Leforte

Atende desde crianças até adultos para tratar do sobrepeso e evitar o agravamento, além dos vários estágios da obesidade e dos problemas de saúde que o excesso de peso pode causar – as chamadas comorbidades – tais como: hipertensão, diabetes, colesterol alto, ácido úrico elevado, distúrbios da tireoide e musculoesqueléticos e até questões emocionais.

O Grupo Leforte está preparado para oferecer soluções de investigação e de monitoramento de doenças aos seus médicos e pacientes, possuindo certificações nacionais e internacionais, como a ONA e a canadense de excelência Qmentum International, nível diamante. As unidades do Centro de Diagnósticos contam com atendimento humanizado e parque tecnológico moderno, seguindo rigorosos controles de qualidade.

Para oferecer uma solução completa de diagnóstico, o Grupo Leforte é parceiro do Laboratório Delboni para exames de análises clínicas e do Laboratório Salomão Zoppi para exames de análises patológicas.

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro do que acontece no Leforte

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
banner

Agende sua consulta agora