Geriatria

A geriatria é a área da medicina que cuida do envelhecimento das pessoas acima de 60 anos. O médico geriatra visa à prevenção geral da saúde do paciente e também acompanha tratamentos de outras especialidades, lidando com doenças como as demências, pressão alta, diabetes, osteoporose, artrite e insuficiência cardíaca. Além disso, o profissional trata ainda problemas que apresentam múltiplas causas, como incontinência urinária e tendências a quedas.

Geriatria do Grupo Leforte

Os especialistas em geriatria do Grupo Leforte atendem em locais estratégicos da Grande São Paulo e contam com o suporte das Clínicas e Diagnósticos e dos Centros de Tratamentos para o diagnóstico, procedimentos terapêuticos e acompanhamento dos pacientes idosos.

Equipe
Médicos especialistas em geriatria.
Localização
Locais estratégicos na Grande São Paulo.
Atendimento
Equipe multidisciplinar cuida da sua saúde.
Convênios
Atende convênios e particular.
Exames
Centro de Diagnósticos do Grupo Leforte.
Tratamentos
Centros de Tratamento para a saúde completa.

Agenda consulta com um especialista em geriatria

Doenças frequentes da geriatria

A artrite é uma doença inflamatória crônica que afeta as articulações do corpo, como mãos e punhos, causando sensibilidade, dor e inchaço. Os tipos mais comuns de artrite são a osteoartrite e a artrite reumatoide. Os principais sinais e sintomas da artrite são:

Dor;
Rigidez;
Inchaço;
Vermelhidão;
Diminuição da amplitude de movimento.

A demência engloba diversas doenças neurológicas que prejudicam as habilidades do dia a dia e, geralmente, afetam as pessoas idosas. O comportamento, sentimentos e relacionamentos na vida da pessoa também são influenciados. Entre as condições mais frequentes estão a doença de Alzheimer e de Parkinson, por exemplo. Em muitos casos, os sinais e sintomas da demência começam lentamente e pioram ao longo do tempo. Eles podem ser:

Perda de memória de curto prazo;
Dificuldades em realizar as atividades diárias, como fazer comida;
Mudanças na personalidade;
Dificuldades em se comunicar;
Desorientação;
Mudança no comportamento.

O diabetes acontece quando a taxa de glicose no sangue, também conhecida como “açúcar no sangue”, está muito alta. Existem alguns tipos de diabetes, mas os principais são o diabetes tipo 1 – que é hereditário, ou seja, é transmitido entre gerações e pode se manifestar em qualquer idade – e o diabetes tipo 2, que é desenvolvida devido a hábitos de vida pouco saudáveis e obesidade.
Os principais sinais e sintomas do diabetes são:

Aumento de sede;
Mais vontade de urinar;
Fome extrema;
Perda de peso
Machucados com cicatrização lenta;
Fadiga;
Irritabilidade;
Vista embaçada;
Infecções frequentes, como na gengiva, por exemplo.

A insuficiência cardíaca ocorre quando o músculo do coração não bombeia o sangue tão bem como deveria, causando redução do fluxo sanguíneo, congestão de sangue nas veias e nos pulmões e outras situações que podem prejudicar o coração. Nos idosos, os sinais e sintomas podem ser:

Sonolência;
Confusão e/ou desorientação;
Falta de ar;
Fadiga;
Inchaço nas pernas e/ou abdômen;
Batimento cardíaco rápido ou irregular;
Tosse persistente ou respiração ofegante com catarro;
Aumento de necessidade de urinar à noite.

A osteoporose é uma condição progressiva que causa a perda de densidade óssea, ou seja, os ossos ficam mais frágeis e finos. Com isso, eles ficam mais suscetíveis a fraturas. A osteoporose é, em geral, causada pelo envelhecimento e é mais comum em mulheres, embora homens também possam desenvolvê-la. Normalmente, a osteoporose não apresenta sinais e sintomas, mas alguns deles podem ser:

Dor nas costas causada por fratura óssea;
Diminuição da estatura ao longo dos anos;
Postura mais encurvada;
Ossos quebrando com mais facilidade.

A pressão alta, também conhecida como hipertensão arterial, é uma doença crônica que aumenta o nível da pressão sanguínea nas artérias. A doença faz com que o coração produza um esforço maior que o normal para distribuir o sangue corretamente pelo corpo. A doença é um fator de risco para o infarto e o AVC (acidente vascular cerebral), por exemplo. Normalmente é assintomáticas, mas alguns sinais e sintomas da pressão alta podem ser:

Dor no peito;
Dor na cabeça;
Tonturas;
Zumbido no ouvido;
Fraqueza;
Visão embaçada;
Sangramento nasal.

Agendamento e locais de consultas de geriatria no Grupo Leforte

O Grupo Leforte tem uma equipe de geriatria que atendem em diferentes unidades, localizadas em pontos estratégicos e de fácil acesso na Grande São Paulo.

Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama

Rua Guilherme Marconi, 440, Santo André
Call center: (11) 4993-3773

Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade

Rua da Glória, 676 – Liberdade
Call center: (11) 3345-2288

Hospital e Maternidade Christóvão da Gama

Av. Dr. Erasmo, 18 – Vila Assunção, Santo André – SP
Call center: (11) 4993-3773

Hospital Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 121 – Morumbi – São Paulo (SP)
Call center: (11) 3345-2288

Hospital Leforte Liberdade

Rua Barão de Iguape, 209 – Liberdade – São Paulo - SP
Call center: (11) 3345-2288

Centros de referência para diagnósticos do Grupo Leforte

O Grupo Leforte está preparado para oferecer soluções de investigação e de monitoramento de doenças aos seus médicos e pacientes, possuindo certificações nacionais e internacionais, como a ONA e a canadense de excelência Qmentum International, nível diamante. As unidades do Centro de Diagnósticos contam com atendimento humanizado e parque tecnológico moderno, seguindo rigorosos controles de qualidade.

Para oferecer uma solução completa de diagnóstico, o Grupo Leforte é parceiro do Laboratório Delboni para exames de análises clínicas e do Laboratório Salomão Zop-pi para exames de análises patológicas.

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro do que acontece no Leforte

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
banner

Agende sua consulta agora