Hematologia

Hematologia é a especialidade médica que atua na pesquisa, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o sangue, composto por células como glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas, que atuam em funções como transporte de nutrientes pelo corpo, no sistema imunológico e auxiliando a coagulação. O médico hematologista é responsável pelo cuidado de pacientes com doenças como leucemias, linfomas e diversos tipos de anemia e problemas de coagulação. Também é o médico responsável pela realização do transplante de medula óssea.

Hematologia do Grupo Leforte

Os especialistas em hematologia do Grupo Leforte atendem em locais estratégicos da Grande São Paulo e contam com o suporte das Clínicas e Diagnósticos, dos Centros de Tratamentos para o diagnóstico, procedimentos terapêuticos e acompanhamento dos pacientes, como o Centro de Tratamento de Oncologia.

Equipe
Médicos especialistas em hematologia
Localização
Locais estratégicos na grande São Paulo
Atendimento
Equipe multidisciplinar para cuidar da sua saúde
Convênios
Atende convênios e particular.
Exames
Centro de diagnósticos do Grupo Leforte
Tratamentos
Centro de Tratamento de Cardiologia

Agende consulta com especialista em hematologia

Doenças hematológicas frequentes

A anemia é definida pelo desequilíbrio na concentração de glóbulos vermelhos, que ficam em menor quantidade no sangue. Isso pode ser causado por vários fatores: a deficiência de algum nutriente, como ferro, vitamina B12 e ácido fólico; perdas agudas ou crônicas de sangue, falta de produção dos glóbulos vermelhos na medula óssea; destruição dos glóbulos vermelhos; e deficiência na produção, como na síndrome mielodisplásica. Alguns sinais sintomas de anemia podem ser:

Fadiga;
Palidez;
Falta de ar;
Vertigem;
Tonturas;
Batimento cardíaco acelerado.

A leucemia é um tipo de câncer que atinge os glóbulos brancos do sangue. Ela se desenvolve a partir de uma mutação em células que formarão os glóbulos brancos antes de elas atingirem a maturidade, ainda na medula óssea, que é o local onde são produzidas. Assim, as células saudáveis vão sendo substituídas pelas células cancerosas. Existem vários tipos de leucemia, que podem ser agudas ou crônicas, mas alguns dos principais sinais e sintomas de leucemia são:

Febre ou calafrios;
Fadiga ou fraqueza persistente;
Infecções que ocorrem com frequência;
Perda de peso;
Gânglios linfáticos inchados, fígado ou baço aumentado;
Maior facilidade para sangramento ou hematomas;
Manchas vermelhas na pele;
Suor excessivo, principalmente de noite;
Dor ou aumento de sensibilidade nos ossos.

Linfoma é um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, que é por onde circulam os linfócitos. Quando essas células se tornam malignas, passam a crescer descontroladamente, podendo originar linfomas de Hodgkin ou linfomas não-Hodgkin, que têm uma grande variedade de subtipos. Mas alguns dos principais sinais e sintomas do linfoma são:

Inchaço sem dor nos linfonodos (gânglios) do pescoço, axilas e/ou virilha;
Tosse, falta de ar e dor no peito;
Perda de peso repentina sem causa aparente e perda de apetite;
Desconforto e distensão abdominal;
Febre, calafrios e suores noturnos;
Coceira no corpo e pele seca;
Aumento do fígado ou do baço.

O mieloma múltiplo é um câncer que afeta os plasmócitos, um tipo de glóbulo branco que surge na medula óssea e atua no sistema imunológico do corpo. Por causa do mieloma múltiplo, o organismo produz células cancerosas ao invés de saudáveis e pode ocasionar anemia, problemas de funcionamento do rim e dores ósseas. No início, a doença pode ser assintomática, mas fique atento a sinais e sintomas de mieloma múltiplo, tais como:

Dor óssea, principalmente na coluna ou no peito;
Náusea ou constipação;
Perda de apetite ou de peso;
Confusão mental;
Fadiga;
Infecções que ocorrem com frequência;
Fraqueza ou dormência nas pernas;
Ficar com muita sede.

A síndrome mielodisplásica acontece quando há problemas na produção das células localizadas na medula óssea, que passam a ter problemas em seu amadurecimento. Pode acometer só em uma linhagem de células (glóbulos vermelhos é a mais comum) ou em todas elas (glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas). É uma doença em que há uma chance maior de evolução para leucemia aguda. Geralmente, as manifestações que a doença provoca estão relacionadas com o tipo de célula afetada, mas os sinais e sintomas da síndrome mielodisplásica podem ser:

Fadiga ou falta de ar;
Palidez por causa de anemia;
Aumento da facilidade para hematomas ou sangramentos no corpo;
Infecções frequentes.

São doenças que podem afetar os mecanismos da coagulação, manifestando-se por sangramentos ou tromboses (formação de coágulos nas veias ou artérias). Nas hemorragias, o sangue não coagula rápido o suficiente, ocasionando um sangramento contínuo ou excessivo. Fique atento a sinais e sintomas de coagulopatias, que podem ser:

Sangramento sem causa aparente, principalmente do nariz;
Sangramento excessivo de cortes ou ferimentos;
Dor, aperto ou inchaço nas articulações;
Sangue na urina ou nas fezes;
Patéquias, que são pequenas manchas vermelhas ou roxas sob a pele;
Dor, vermelhidão e inchaço nas pernas;
Dor no peito e falta de ar.

Agendamento e locais de consultas de hematologia no Grupo Leforte

O Grupo Leforte tem uma equipe de hematologistas que atendem em diferentes unidades, localizadas em pontos estratégicos e de fácil acesso na grande São Paulo.

Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade

Rua da Glória, 676 – Liberdade – São Paulo – SP
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 62 – Morumbi – São Paulo – SP
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Leforte Alphaville

Alameda Araguaia, 943, Loja 02/03 – Barueri – SP
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama - Santo André

Rua Guilherme Marconi, 440 – Santo André – SP
Call center: (11) 4993-3700

Kids Leforte Santo Amaro

Av. Washington Luís, 3085 – Jardim Marajoara – Santo Amaro – SP
Call center: (11) 5521-3993

Centros de referência para diagnóstico e tratamento em hematologia do Grupo Leforte

O Grupo Leforte está preparado para oferecer soluções de investigação e de monitoramento de doenças aos seus médicos e pacientes, possuindo certificações nacionais e internacionais, como a ONA e a canadense de excelência Qmentum International, nível diamante. As unidades do Centro de Diagnósticos contam com atendimento humanizado e parque tecnológico moderno, seguindo rigorosos controles de qualidade.

Para oferecer uma solução completa de diagnóstico, o Grupo Leforte é parceiro do Laboratório Delboni para exames de análises clínicas e do Laboratório Salomão Zoppi para exames de análises patológicas.

Com unidades avançadas em diversas localizações de São Paulo e Grande São Paulo, a Oncologia Leforte é especializada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com câncer em todos os níveis de complexidade. Considerado um dos principais serviços do País para tratamento de câncer, a Oncologia Leforte conta ainda com um dos mais importantes núcleos de radioterapia de São Paulo e também com um núcleo de oncologia ginecológica, voltado para o tratamento câncer ginecológico, que inclui os seguintes carcinomas: câncer do colo do útero, câncer de ovário, câncer de endométrio, câncer de vagina e câncer de vulva.

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho

Agende sua consulta agora