Hematologia

Hematologia é a especialidade médica que atua na pesquisa, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o sangue, composto por células como glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas, que atuam em funções como transporte de nutrientes pelo corpo, no sistema imunológico e auxiliando a coagulação. O médico hematologista é responsável pelo cuidado de pacientes com doenças como leucemias, linfomas e diversos tipos de anemia e problemas de coagulação. Também é o médico responsável pela realização do transplante de medula óssea.

Hematologia do Grupo Leforte

Os especialistas em hematologia do Grupo Leforte atendem em locais estratégicos da Grande São Paulo e contam com o suporte das Clínicas e Diagnósticos, dos Centros de Tratamentos para o diagnóstico, procedimentos terapêuticos e acompanhamento dos pacientes, como o Centro de Tratamento de Oncologia.

Equipe
Médicos especialistas em hematologia
Localização
Locais estratégicos na grande São Paulo
Atendimento
Equipe multidisciplinar para cuidar da sua saúde
Convênios
Atende convênios e particular.
Exames
Centro de diagnósticos do Grupo Leforte
Tratamentos
Centro de Tratamento de Cardiologia

Agende consulta com especialista em hematologia

Doenças hematológicas frequentes

A anemia é definida pelo desequilíbrio na concentração de glóbulos vermelhos, que ficam em menor quantidade no sangue. Isso pode ser causado por vários fatores: a deficiência de algum nutriente, como ferro, vitamina B12 e ácido fólico; perdas agudas ou crônicas de sangue, falta de produção dos glóbulos vermelhos na medula óssea; destruição dos glóbulos vermelhos; e deficiência na produção, como na síndrome mielodisplásica. Alguns sinais sintomas de anemia podem ser:

Fadiga;
Palidez;
Falta de ar;
Vertigem;
Tonturas;
Batimento cardíaco acelerado.

A leucemia é um tipo de câncer que atinge os glóbulos brancos do sangue. Ela se desenvolve a partir de uma mutação em células que formarão os glóbulos brancos antes de elas atingirem a maturidade, ainda na medula óssea, que é o local onde são produzidas. Assim, as células saudáveis vão sendo substituídas pelas células cancerosas. Existem vários tipos de leucemia, que podem ser agudas ou crônicas, mas alguns dos principais sinais e sintomas de leucemia são:

Febre ou calafrios;
Fadiga ou fraqueza persistente;
Infecções que ocorrem com frequência;
Perda de peso;
Gânglios linfáticos inchados, fígado ou baço aumentado;
Maior facilidade para sangramento ou hematomas;
Manchas vermelhas na pele;
Suor excessivo, principalmente de noite;
Dor ou aumento de sensibilidade nos ossos.

Linfoma é um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, que é por onde circulam os linfócitos. Quando essas células se tornam malignas, passam a crescer descontroladamente, podendo originar linfomas de Hodgkin ou linfomas não-Hodgkin, que têm uma grande variedade de subtipos. Mas alguns dos principais sinais e sintomas do linfoma são:

Inchaço sem dor nos linfonodos (gânglios) do pescoço, axilas e/ou virilha;
Tosse, falta de ar e dor no peito;
Perda de peso repentina sem causa aparente e perda de apetite;
Desconforto e distensão abdominal;
Febre, calafrios e suores noturnos;
Coceira no corpo e pele seca;
Aumento do fígado ou do baço.

O mieloma múltiplo é um câncer que afeta os plasmócitos, um tipo de glóbulo branco que surge na medula óssea e atua no sistema imunológico do corpo. Por causa do mieloma múltiplo, o organismo produz células cancerosas ao invés de saudáveis e pode ocasionar anemia, problemas de funcionamento do rim e dores ósseas. No início, a doença pode ser assintomática, mas fique atento a sinais e sintomas de mieloma múltiplo, tais como:

Dor óssea, principalmente na coluna ou no peito;
Náusea ou constipação;
Perda de apetite ou de peso;
Confusão mental;
Fadiga;
Infecções que ocorrem com frequência;
Fraqueza ou dormência nas pernas;
Ficar com muita sede.

A síndrome mielodisplásica acontece quando há problemas na produção das células localizadas na medula óssea, que passam a ter problemas em seu amadurecimento. Pode acometer só em uma linhagem de células (glóbulos vermelhos é a mais comum) ou em todas elas (glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas). É uma doença em que há uma chance maior de evolução para leucemia aguda. Geralmente, as manifestações que a doença provoca estão relacionadas com o tipo de célula afetada, mas os sinais e sintomas da síndrome mielodisplásica podem ser:

Fadiga ou falta de ar;
Palidez por causa de anemia;
Aumento da facilidade para hematomas ou sangramentos no corpo;
Infecções frequentes.

São doenças que podem afetar os mecanismos da coagulação, manifestando-se por sangramentos ou tromboses (formação de coágulos nas veias ou artérias). Nas hemorragias, o sangue não coagula rápido o suficiente, ocasionando um sangramento contínuo ou excessivo. Fique atento a sinais e sintomas de coagulopatias, que podem ser:

Sangramento sem causa aparente, principalmente do nariz;
Sangramento excessivo de cortes ou ferimentos;
Dor, aperto ou inchaço nas articulações;
Sangue na urina ou nas fezes;
Patéquias, que são pequenas manchas vermelhas ou roxas sob a pele;
Dor, vermelhidão e inchaço nas pernas;
Dor no peito e falta de ar.

Agendamento e locais de consultas de hematologia no Grupo Leforte

O Grupo Leforte tem uma equipe de hematologistas que atendem em diferentes unidades, localizadas em pontos estratégicos e de fácil acesso na grande São Paulo.

Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade

Rua da Glória, 676 – Liberdade – São Paulo – SP
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 62 – Morumbi – São Paulo – SP
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Leforte Alphaville

Alameda Araguaia, 943, Loja 02/03 – Barueri – SP
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama - Santo André

Rua Guilherme Marconi, 440 – Santo André – SP
Call center: (11) 4993-3700

Kids Leforte Santo Amaro

Av. Washington Luís, 3085 – Jardim Marajoara – Santo Amaro – SP
Call center: (11) 5521-3993

Centros de referência para diagnóstico e tratamento em hematologia do Grupo Leforte

O Grupo Leforte está preparado para oferecer soluções de investigação e de monitoramento de doenças aos seus médicos e pacientes, possuindo certificações nacionais e internacionais, como a ONA e a canadense de excelência Qmentum International, nível diamante. As unidades do Centro de Diagnósticos contam com atendimento humanizado e parque tecnológico moderno, seguindo rigorosos controles de qualidade.

Para oferecer uma solução completa de diagnóstico, o Grupo Leforte é parceiro do Laboratório Delboni para exames de análises clínicas e do Laboratório Salomão Zoppi para exames de análises patológicas.

Com unidades avançadas em diversas localizações de São Paulo e grande São Paulo, a Oncologia Leforte é especializada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com câncer em todos os níveis de complexidade. Considerado um dos principais serviços do País para tratamento de câncer, a Oncologia Leforte conta ainda com um dos mais importantes núcleos de radioterapia de São Paulo.

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
banner

Agende sua consulta agora