Mastologia

Mastologia é a especialidade médica que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as glândulas mamárias, tanto de mulheres quanto de homens, mas que tem maior relevância no sexo feminino. O médico mastologista realiza o tratamento clínico e cirúrgico de pacientes com doenças como fibroadenoma, assimetria, mastite e câncer de mama.

Mastologia do Grupo Leforte

Os especialistas em mastologia do Grupo Leforte atendem em locais estratégicos da grande São Paulo atuando em conjunto com uma equipe multidisciplinar, que trabalha de forma coordenada e integrada. Eles contam com o suporte das Clínicas e Diagnósticos e do Centro de Saúde da Mulher e do Centro de Tratamento de Oncologia, além de uma moderna estrutura de centro cirúrgico nos hospitais do Grupo Leforte, dispondo de equipamentos de alta tecnologia, inclusive para a realização de cirurgias robóticas.

Equipe
Médicos especialistas em mastologia
Localização
Locais estratégicos na grande São Paulo
Atendimento
Equipe multidisciplinar para cuidar da sua saúde
Convênios
Atende convênios e particular.
Exames
Centro de diagnósticos do Grupo Leforte
Tratamentos
Centro de Saúde da Mulher

Agende consulta com especialista em mastologia

Doenças frequentes na mastologia

Fibroadenoma é um nódulo sólido que surge na mama, mas tem caráter benigno – ou seja, não é um câncer. O fibroadenoma tem tamanhos variados, com o formato parecido com o de uma bola de gude no peito e que pode ser movida. Esse é um dos tipos de nódulos mamários mais comuns entre mulheres jovens, principalmente na faixa etária de 15 a 35 anos. Os sinais e sintomas do fibroadenoma podem ser:

Surgimento de nódulos sólidos na mama;
Crescimento de nódulos já existentes;
Nódulos que podem levar a dor ou não;

Mulheres com assimetria mamária tem seios com diferenças entre si no que diz respeito ao tamanho, posição ou formato. Pequenas variações entre eles são normais. Porém, quando a assimetria mamária tem uma diferença mais significativa, pode impactar a autoestima da paciente. Por ser um quadro clínico muito ligado à estética, os sinais da assimetria mamária podem ser percebidos quando há:

Diferenças entre os seios no tamanho, peso ou formato;
Um seio se desenvolve mais rapidamente que o outro;

Mastite é uma inflamação na mama que pode ser origem em uma infecção. Esse quadro pode ocorrer no sexo feminino e masculino, sendo mais comum em mulheres que estão amamentando. Nesses casos, a mastite por lactação pode provocar uma sensação de esgotamento da mulher na hora de amamentar e dificultar que isso seja feito. Alguns dos sinais e sintomas da mastite são:

Aumento da sensibilidade nos seios ou de calor ao tocá-los;
Inchaço nas mamas;
Tecido mamário mais grosso ou surgimento de um nódulo na região;
Dor ou sensação de queimação durante a amamentação;
Vermelhidão na pele;
Febre ou mal-estar;
Saída de secreção purulenta pela pele.

O câncer de mama é a segunda doença oncológica mais comum entre as mulheres (atrás apenas do câncer de pele), com cerca de 66 mil novos casos por ano. Homens também podem ter, mas o número é muito pequeno, cerca de 0,5 a 1% dos casos. A maioria dos casos de câncer de mama ocorre após os 40 anos. Alguns dos sinais e sintomas que podem ser ligados ao câncer de mama são:

Nódulo (caroço) próximo à região dos seios ou embaixo do braço;
Dores na região, chamadas de mastalgia;
Coceira contínua e sem causa conhecida na região do seio, geralmente de um lado só;
Saída de fluídos dos mamilos, mesmo sem pressionar;
Vermelhidão;
Retração do mamilo ou da pele;
Mudança no aspecto da pele da mama, que fica com aspecto parecido com casca de laranja;
Feridas ou machucados nas mamas.

Ginecomastia é um aumento das glândulas mamárias nos homens. A ginecomastia pode afetar uma ou as duas mamas e até estimular um crescimento desigual entre ambas, além de poder impactar o sexo masculino em qualquer idade: da infância até os mais velhos, porém a maioria dos casos tem início na puberdade e adolescência. Em alguns casos, a ginecomastia pode causar vergonha aos homens. Os principais sinais e sintomas da ginecomastia são:

Inchaço no tecido mamário;
Dores nas mamas, chamado de mastalgia.

Agendamento e locais de consultas de mastologia no Grupo Leforte

O Grupo Leforte tem uma equipe de mastologistas que atendem em diferentes unidades, localizadas em pontos estratégicos e de fácil acesso na grande São Paulo.

Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade

Rua da Glória, 676 – Liberdade – São Paulo – SP
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 62 – Morumbi – São Paulo – SP
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Leforte Alphaville

Alameda Araguaia, 943, Loja 02/03 – Barueri – SP
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama - Santo André

Rua Guilherme Marconi, 440 – Santo André – SP
Call center: (11) 4993-3700

Centros de referência para diagnóstico e tratamento em mastologia do Grupo Leforte

Com unidades avançadas em diversas localizações de São Paulo e grande São Paulo, a Oncologia Leforte é especializada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com câncer em todos os níveis de complexidade. Considerado um dos principais serviços do País para tratamento de câncer, a Oncologia Leforte conta ainda com um dos mais importantes núcleos de radioterapia de São Paulo.

Atua no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças em todas as fases da vida, da puberdade à menopausa. Bem como acompanhamento de gravidez e gestação, até o tratamento de possíveis complicações que possam surgir. O Centro de Saúde da Mulher do Grupo Leforte conta com equipe multidisciplinar e dispõe de equipamentos para realizar qualquer tipo de exame e procedimento, seja qual for o nível de dificuldade – desde cânceres de mama e ginecológicos, até cirurgias robóticas para tratamento, por exemplo, de endometriose.

O Grupo Leforte está preparado para oferecer soluções de investigação e de monitoramento de doenças aos seus médicos e pacientes e possui a certificação canadense de excelência Qmentum International. As Unidades de Diagnósticos contam com atendimento humanizado e parque tecnológico moderno, seguindo rigorosos controles de qualidade.

Para oferecer uma solução completa de diagnóstico, o Grupo Leforte é parceiro do Laboratório Delboni para exames de análises clínicas e do Laboratório Salomão Zoppi para exames de análises patológicas.

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro do que acontece no Leforte

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
banner

Agende sua consulta agora