Oncologia

A oncologia é a especialidade médica que trata do câncer, também chamado de neoplasia, e que tem mais de 100 tipos conhecidos. O médico oncologista é responsável pelo diagnóstico, prescrição do tratamento e acompanhamento do paciente.

Oncologia do Grupo Leforte

O Grupo Leforte possui uma equipe de médicos especialistas em oncologia altamente capacitados e de um setor inteiramente dedicado ao diagnóstico e ao tratamento de qualquer tipo de câncer – o Centro de Tratamento de Oncologia do Grupo Leforte.

Equipe
Médicos especialistas em oncologia.
Localização
Locais estratégicos na Grande São Paulo.
Atendimento
Equipe multidisciplinar cuida da sua saúde.
Convênios
Atende convênios e particular.
Exames
Centro de Diagnósticos do Grupo Leforte.
Tratamentos
Centro de Tratamento de Oncologia.

Agende consulta com especialista em oncologia

Tipos de câncer mais frequentes

Câncer colorretal, também chamado de câncer de intestino, é um tumor que se desenvolve na parte do intestino grosso chamada cólon ou no reto (parte final do intestino). É o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil. Alguns sinais e sintomas do câncer colorretal podem ser:

Sangue nas fezes;
Diarreia e prisão de ventre alternados;
Dor ou desconforto abdominal;
Fraqueza e anemia;
Perda de peso sem causa aparente.

A maior parte dos cânceres de cabeça e pescoço está relacionado com o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas e começa em células úmidas da cavidade oral, do nariz e da garganta, sendo que os da cavidade oral e da laringe são os mais comuns. Entre eles está o câncer de tireoide, com um número crescente de casos atualmente. Por essa razão, todo nódulo na tireoide detectado no exame clínico ou na ultrassonografia deve ser investigado pelo médico especialista. Alguns sinais e sintomas do câncer de cabeça e pescoço podem ser:

Manchas brancas ou vermelhas na boca, semelhantes a uma afta, mas que persistem por muito tempo com dor, podendo sangrar;
Nódulos (caroços) no pescoço;
Dor frequente na garganta ou ao engolir alimentos, que pode chegar até a região dos ouvidos;
Alteração na voz ou rouquidão persistente.

O câncer de colo de útero é o terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil. O principal fator de risco da doença é a infecção pelo vírus HPV, responsável por mais de 80% dos casos deste tipo de câncer. Alguns sinais e sintomas do câncer de colo de útero podem ser:

Corrimento vaginal com sangue;
Sangramento vaginal após a relação sexual;
Dores durante o sexo;
Sangramento vaginal entre ciclos menstruais ou após a menopausa;
Urinar com mais frequência;
Perna inchada.

O câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, está entre os cinco tipos mais frequentes em homens e mulheres no Brasil. O desenvolvimento dele está ligado a infecções pela bactéria H. pylori e por lesões no órgão, que podem ser causadas por tabagismo ou maus hábitos de alimentação. Alguns sinais e sintomas do câncer de estômago podem ser:

Vômito com sangue;
Sangue nas fezes (que podem estar escurecidas e com odor muito forte);
Perda de peso e apetite;
Fadiga;
Sensação de estômago cheio;
Desconforto abdominal persistente.

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células na mama, sendo a segunda doença oncológica mais comum entre as mulheres. Ele também afeta os homens, embora seja raro. O tratamento precoce aumenta muito as chances de cura. Alguns sinais e sintomas do câncer de mama podem ser:.

Nódulo (caroço) na mama, geralmente indolor;
Nódulos pequenos nas axilas e no pescoço;
Pele da mama avermelhada ou com aparência semelhante à casca da laranja;
Dores na região;
Retração do mamilo;
Saída de fluídos dos mamilos, mesmo sem pressionar.

Existem dois tipos de câncer de pele. O não melanoma é o mais frequente no Brasil, sendo que o diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura. Já o câncer de pele melanoma corresponde a 3% dos casos e é um tipo mais grave por causa da alta possibilidade de causar metástase, que é quando o tumor se espalha para outros órgãos. Alguns sinais e sintomas do câncer de pele podem ser:

Manchas na pele que ardem, coçam ou descamam;
Feridas que não cicatrizam em até quatro semanas;
Manchas ou sinais na pele que que podem ter formato assimétrico, bordas irregulares, vários tons de cores (predominantemente a cor preta), mais de 5 milímetros de tamanho e que crescem com o passar dos dias.

O câncer de próstata é a segunda doença oncológica mais comum entre os homens. Na maioria dos pacientes, ele se desenvolve lentamente. Na fase inicial, geralmente não provoca sintomas, que surgem na fase avançada, quando ele pode causar até infecção generalizada ou insuficiência renal. Alguns sinais e sintomas do câncer de próstata podem ser:

Dor ou ardência ao urinar;
Dificuldades para urinar, com o fluxo da urina fraco ou que se interrompe rapidamente;
Necessidade frequente de urinar;
Sangue na urina ou no sêmen;
Dor na região da lombar, coxas ou quadris;
Dificuldade em ter ereção.

O câncer de pulmão é a principal causa de mortalidade oncológica no mundo, sendo o segundo mais frequente entre homens e mulheres no Brasil. Cerca de 85% dos casos de câncer de pulmão ocorrem devido ao tabagismo. Alguns sinais e sintomas do câncer de pulmão podem ser:.

Tosse persistente;
Escarro com sangue;
Rouquidão constante e sem causa aparente;
Dor no peito;
Pneumonia recorrente ou bronquite;
Sentir-se cansado mais facilmente, com piora da falta de ar.

Agendamento e locais de consultas de oncologia no Grupo Leforte

O Grupo Leforte tem uma equipe médicos oncologistas que atendem em diferentes unidades, localizadas em pontos estratégicos e de fácil acesso na Grande São Paulo.

Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama

Rua Guilherme Marconi, 440, Santo André
Call center: (11) 4993-3773

Centros de referência para diagnóstico e cuidados oncológicos do Grupo Leforte

Com unidades avançadas em diversas localizações de São Paulo e Grande São Paulo, a Oncologia Leforte é especializada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com câncer em todos os níveis de complexidade. Considerado um dos principais serviços do País para tratamento de câncer, a Oncologia Leforte conta ainda com um dos mais importantes núcleos de radioterapia de São Paulo.

O Grupo Leforte está preparado para oferecer soluções de investigação e de monitoramento de doenças aos seus médicos e pacientes, possuindo certificações nacionais e internacionais, como a ONA e a canadense de excelência Qmentum International, nível diamante. As unidades do Centro de Diagnósticos contam com atendimento humanizado e parque tecnológico moderno, seguindo rigorosos controles de qualidade.

Para oferecer uma solução completa de diagnóstico, o Grupo Leforte é parceiro do Laboratório Delboni para exames de análises clínicas e do Laboratório Salomão Zoppi para exames de análises patológicas.

Unidades Avançadas de Oncologia do Grupo Leforte

Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama

Rua Guilherme Marconi, 440, Santo André
Call center: (11) 4993-3773

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro do que acontece no Leforte

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
banner

Agende sua consulta agora