Ortopedia

Ortopedia é a especialidade médica que trata problemas no aparelho locomotor, o que inclui músculos, tendões, ligamentos, articulações e ossos. O médico ortopedista é responsável pelo diagnóstico, tratamento, acompanhamento e prevenção de problemas nessas estruturas. A especialidade também está relacionada à traumatologia, que cuida de traumas no aparelho locomotor.

Ortopedia do Grupo Leforte

Os especialistas em ortopedia do Grupo Leforte atendem em locais estratégicos da Grande São Paulo e contam com o suporte das Clínicas e Diagnósticos e Centros de Tratamentos para o diagnóstico, procedimentos terapêuticos e acompanhamento dos pacientes. O Grupo Leforte dispõe de uma área dedicada à prevenção e ao atendimento de lesões ortopédicas, inclusive para casos pediátricos – o Centro de Tratamento de Ortopedia.

Equipe
Médicos especialistas em ortopedia.
Localização
Locais estratégicos na Grande São Paulo.
Atendimento
Equipe multidisciplinar cuida da sua saúde.
Convênios
Atende convênios e particular.
Exames
Centro de Diagnósticos do Grupo Leforte.
Tratamentos
Centro de Tratamento de Ortopedia.

Consulta com especialista em ortopedia

Problemas mais frequentes na ortopedia

É a inflamação da bursa, uma pequena bolsa com líquido que facilita o deslizamento de músculos e tendões sobre os ossos, evitando o atrito entre eles quando as articulações se movimentam. Há mais de 140 bursas no corpo, sendo comuns no ombro, joelho, cotovelo, quadril, dedão do pé e calcanhar. Alguns sinais e sintomas de bursite podem ser:

Inchaço ao redor da articulação, normalmente vermelho ou da cor natural da pele;
Sensibilidade e dor na região inflamada;
Dificuldade para se movimentar.

Distensão muscular é a ruptura parcial ou total de fibras do músculo. Também conhecida como estiramento, é provocada pelo uso excessivo e prolongado (distensão crônica) ou por atividades que exigem grande esforço físico repentino (distensão aguda). Alguns sinais da distensão muscular podem ser:

Dor próxima à articulação;
Dificuldade para movimentar a região afetada;
Inchaço na região;
Fraqueza muscular.

Escoliose é a curvatura lateral irregular da coluna, que pode estar presente desde o nascimento ou se desenvolver durante a adolescência. A escoliose não costuma apresentar sinais e sintomas, mas em casos mais graves pode causar problemas permanentes – como deformações perceptíveis na coluna. Alguns sinais e sintomas da escoliose podem ser:

Costas doloridas e/ou rígidas após longo período sentado ou em pé;
Diferença no comprimento das pernas;
Ombros desalinhados.

Fratura é quando um osso quebra, independentemente de ser uma fissura pequena ou uma ruptura grande. Há vários tipos, conforme as características dela e os danos que provocar em outras estruturas do corpo, como pele, músculos e órgãos. Elas podem ser causadas por trauma, esforço excessivo ou algum problema de saúde que enfraqueça os ossos, como osteoporose. Alguns sinais e sintomas de fratura podem ser:

Dor;
Região com aparência distorcida ou flexionada;
Manchas, geralmente roxas, na região;
Inchaço;
Incapacidade de movimentar a região lesionada.

Lombalgia é a dor na parte inferior da coluna, que é chamada de região lombar. Está associada com lesões nos músculos ou ligamentos devido à má postura, pequenos traumas e excesso de peso, entre outras causas. Alguns sinais e sintomas de lombalgia podem ser:

Dor na região lombar;
Dificuldade para andar;
Dor que irradia para a região da coxa.

Os ligamentos são tecidos fibrosos que têm a função de unir dois ou mais ossos. Torsões e situações em que é necessário suportar uma pressão ou peso excessivo são capazes de provocar ruptura de ligamento, que pode ser parcial ou total. Alguns possíveis sinais e sintomas de ruptura de ligamento são:

Dor;
Inchaço e rigidez na região;
Espasmos na região, que é quando os músculos têm contrações involuntárias.

Tendinite é a inflamação de um tendão, que é um tipo de tecido que liga os músculos aos ossos e aos demais órgãos do corpo humano. Ela é causada, principalmente, pela prática inadequada de exercícios e pela repetição excessiva de movimentos. Alguns sinais e sintomas de tendinite podem ser:

Dor na região da lesão;
Inchaço;
Sensação de rigidez ou estalo.

Agendamento e locais de consultas de ortopedia no Grupo Leforte

O Grupo Leforte tem uma equipe de ortopedistas que atendem em diferentes unidades, localizadas em pontos estratégicos e de fácil acesso na Grande São Paulo.

Clínica e Diagnósticos Leforte Alphaville

Alameda Araguaia, 943, Loja 02/03 – Barueri – SP
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama

Rua Guilherme Marconi, 440, Santo André
Call center: (11) 4993-3773

Clínica e Diagnósticos Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 62
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade

Rua da Glória, 676 – Liberdade
Call center: (11) 3345-2288

Centros de referência para diagnóstico e tratamento em ortopedia do Grupo Leforte

Assistência às vítimas de lesões ortopédicas e pacientes politraumatizados por equipe multidisciplinar integrada e corpo clínico especializado. Dispõe de atendimento desde o pronto-socorro até a fase de reabilitação (fisioterapia), com consultas ambulatoriais, exames e cirurgias.

O Grupo Leforte está preparado para oferecer soluções de investigação e de monitoramento de doenças aos seus médicos e pacientes, possuindo certificações nacionais e internacionais, como a ONA e a canadense de excelência Qmentum International, nível diamante. As unidades do Centro de Diagnósticos contam com atendimento humanizado e parque tecnológico moderno, seguindo rigorosos controles de qualidade.

Para oferecer uma solução completa de diagnóstico, o Grupo Leforte é parceiro do Laboratório Delboni para exames de análises clínicas e do Laboratório Salomão Zoppi para exames de análises patológicas.

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro do que acontece no Leforte

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
banner

Agende sua consulta agora