Pneumologia

A pneumologia é a especialidade médica que trata as doenças ou sintomas que atingem os pulmões e o sistema respiratório, que é composto pelas cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia e os pulmões, onde estão os brônquios, bronquíolos e alvéolos. O pneumologista faz o tratamento de doenças como pneumonia, asma, insuficiência respiratória, embolia pulmonar, apneia do sono, DPOC (doença pulmonar crônica obstrutiva), entre outras.

Pneumologia do Grupo Leforte

Os especialistas em pneumologia do Grupo Leforte atendem em locais estratégicos da Grande São Paulo e contam com o suporte das Clínicas e Diagnósticos e Centros de Tratamentos para o diagnóstico, procedimentos terapêuticos e acompanhamento dos pacientes.

Equipe
Médicos especialistas em pneumologista
Localização
Locais estratégicos na grande São Paulo
Atendimento
Equipe multidisciplinar para cuidar da sua saúde
Convênios
Atende convênios e particular.
Exames
Centro de diagnósticos do Grupo Leforte
Tratamento
Centros de Tratamento para a saúde completa

Agende consulta com especialista em pneumologia

Doenças frequentes na pneumologia

A pneumonia é a inflamação aguda dos pulmões causada por bactérias, microbactérias, vírus, fungos ou parasitas. A doença geralmente começa depois que a pessoa tem contato com um dos micro-organismos transmissores, aspirando ele para os pulmões. Os principais sintomas e sinais da pneumonia são:

Tosse com catarro espesso ou cor alterada;
Falta de ar;
Febre;
Dor na região do tórax;
Calafrios.

A asma (erroneamente conhecida como bronquite) é uma doença que causa a inflamação das vias áreas e brônquios (estruturas que levam o ar aos pulmões). Não existe cura, porém há tratamento. Estima-se que o Brasil tenha 21 milhões de pessoas convivendo com a doença. Os sintomas podem variar durante o dia, piorando de noite e na madrugada, e também de acordo com a intensidade de atividades físicas. Os principais sinais da asma são:

Falta de ar;
Dificuldade para respirar;
Sensação de aperto no peito;
Chiado no peito;
Tosse.

A insuficiência respiratória ocorre quando o nível de oxigênio no sangue fica baixo ou o nível de dióxido de carbono fica alto. Um exemplo de uma insuficiência respiratória é a Sara (síndrome da angústia respiratória aguda) e a DPCO (doença pulmonar obstrutiva crônica). Os principais sintomas de uma insuficiência respiratória são:

Falta de ar;
Coloração azulada na pele;
Sonolência;
Confusão mental.

A embolia pulmonar é quando há uma obstrução no vaso sanguíneo localizado no pulmão por um coágulo (forma sólida do sangue), o que dificulta a passagem do sangue pelos pulmões para obter oxigênio. Existem fatores que aumentam o risco, como idade acima dos 60 anos, câncer e tabagismo, entre outros. Os principais sinais e sintomas da embolia pulmonar são:

Falta de ar;
Dor na região do tórax;
Sensação de desmaio ou desmaiar.

A apneia do sono é uma doença grave na qual a respiração é interrompida por alguns instantes enquanto a pessoa dorme. A doença também diminui a quantidade de oxigênio e aumenta a de dióxido de carbono no sangue. Os principais sinais e sintomas da apneia do sono são:

Sonolência durante o dia por causa das interrupções do sono;
Acordar com sensação de sufocamento e ofegante;
Acordar com dor no peito;
Acordar confuso ou com dor de cabeça;
Alteração na personalidade;
Dificuldade de concentração;
Irritação;
Impotência sexual.
Boca seca ou dor de garganta pela manhã.

A doença pulmonar obstrutiva crônica causa dificuldade a respiração e pode provocar danos irreversíveis. Na verdade, ela engloba um grupo de doenças, como enfisema e bronquite crônica. A causa mais comum da DPOC é o cigarro, mas também pode acontecer quando a pessoa inspira vapores químicos, poeira, poluição e fumaça densa, ou tem histórico familiar da doença. Os principais sintomas da DPOC são:

Tosse com catarro amarelado ou esverdeado;
Falta de ar mesmo em repouso;
Febre;
Dor no corpo.

Agendamento e locais de consultas de pneumologia no Grupo Leforte

O Grupo Leforte tem uma equipe de pneumologistas que atendem em diferentes unidades, localizadas em pontos estratégicos e de fácil acesso na grande São Paulo.

Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade

Rua da Glória, 676 – Liberdade – São Paulo – SP
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 62 – Morumbi – São Paulo – SP
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Leforte Alphaville

Alameda Araguaia, 943, Loja 02/03 – Barueri – SP
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama - Santo André

Rua Guilherme Marconi, 440 – Santo André – SP
Call center: (11) 4993-3700

Centro de referência para diagnóstico e tratamento em pneumologia do Grupo Leforte

O Grupo Leforte está preparado para oferecer soluções de investigação e de monitoramento de doenças aos seus médicos e pacientes, possuindo certificações nacionais e internacionais, como a ONA e a canadense de excelência Qmentum International, nível diamante. As unidades do Centro de Diagnósticos contam com atendimento humanizado e parque tecnológico moderno, seguindo rigorosos controles de qualidade.

Para oferecer uma solução completa de diagnóstico, o Grupo Leforte é parceiro do Laboratório Delboni para exames de análises clínicas e do Laboratório Salomão Zoppi para exames de análises patológicas.

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
banner

Agende sua consulta agora