Proctologia

Proctologia é a especialidade médica que atua no tratamento de doenças que afetam partes do corpo humano, como intestino grosso (cólon), reto e ânus, que são componentes do aparelho digestivo - responsável por realizar a digestão de alimentos para obter os nutrientes necessários para o organismo sobreviver. O médico proctologista realiza o tratamento clínico e cirúrgico de pacientes com doenças como hemorroidas, fístulas e doenças inflamatórias do intestino.

Proctologia do Grupo Leforte

Os especialistas em proctologia do Grupo Leforte atendem em locais estratégicos da grande São Paulo atuando em conjunto com uma equipe multidisciplinar, que trabalha de forma coordenada e integrada. Eles contam com o suporte das Clínicas e Diagnósticos e do Centro de Tratamento de Gastroenterologia, além de uma moderna estrutura de centro cirúrgico nos hospitais do Grupo Leforte, dispondo de equipamentos de alta tecnologia, inclusive para a realização de cirurgias robóticas.

Equipe
Médicos especialistas em proctologia
Localização
Locais estratégicos na grande São Paulo
Atendimento
Equipe multidisciplinar para cuidar da sua saúde
Convênios
Atende convênios e particular.
Exames
Centro de Diagnósticos do Grupo Leforte
Tratamentos
Centro de Tratamento de Gastroenterologia

Agende consulta com especialista em proctologia

Doenças proctológicas frequentes

Hemorroidas são veias dilatadas na região do ânus que podem se desenvolver externamente. Geralmente, as hemorroidas são causadas por situações em que ocorre grande esforço (constipação intestinal, tabagismo, muito esforço físico etc.). Entre os sinais e sintomas da hemorroida estão:

Dor ou desconforto quando está sentado ou evacuando;
Coceira ou irritação na região anal;
Sangramento evacuatório vermelho vivo.

Fístula é o nome dado a uma conexão entre estruturas do corpo (como vaso sanguíneo ou um órgão) que não eram para estar conectados entre si. No caso da fistula anal, é uma espécie de “túnel” que se desenvolve entre a pele e o ânus e que pode requerer uma cirurgia para o tratamento. Alguns sinais e sintomas da fístula anal podem ser:

Dor ou inchaço na região do ânus;
Secreção de sangue ou de pus no ânus.

Constipação é uma alteração no hábito intestinal associado a dificuldade de evacuação, sensação de esvaziamento incompleto, ressecamento das fezes e esforço evacuatório. É um quadro que pode ser comum. Mas, em alguns casos, a doença pode se desenvolver e se tornar crônica, prejudicando a qualidade de vida da pessoa. Alguns sinais e sintomas de constipação podem ser:

Média de evacuação menor que três vezes por semana;
Esforço muito grande para conseguir evacuar;
Fezes muito duras;
Sensação de bloqueio que parece impedir os movimentos intestinais;
Não conseguir terminar de evacuar normalmente, sendo necessário, por exemplo, apertar o abdômen com as mãos.

Diarreia é o nome dado quando há aumento na frequência evacuatória associado a mudança na consistência das fezes para liquida. Esse quadro é comum e pode ocorrer em algum momento da vida, mas pode variar a duração, gravidade e ocasionar dores. A diarreia pode ser causada por uma infecção por bactéria, vírus ou algum parasita. Se a condição durar até duas semanas, ela é classificada como aguda. Caso dure mais, pode ser sintoma de algum distúrbio intestinal mais sério. Alguns sinais e sintomas da diarreia são:

Necessidade urgente de evacuar;
Fezes soltas e aquosas;
Cólicas ou dores abdominais;
Febre;
Náusea;
Sangue ou muco nas fezes.

Câncer colorretal, também chamado de câncer de intestino, é um tumor que se desenvolve na parte do intestino grosso chamada cólon ou no reto (parte final do intestino). É o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil, com mais de 40 mil novos casos estimados por ano. Grande parte dos casos de câncer de intestino se originam a partir de pólipos, lesões benignas que crescem na parede interna do intestino grosso. Alguns sinais e sintomas importantes do câncer colorretal são:

Sangue nas fezes;
Diarreia e prisão de ventre alternados;
Dor ou desconforto abdominal;
Fraqueza e anemia;
Perda de peso sem causa aparente.

Retocolite ulcerativa é uma doença inflamatória que afeta o revestimento interno do intestino grosso e reto, causando úlceras (feridas) e inflamações no local. A retocolite ulcerativa pode prejudicar a qualidade de vida da pessoa e acompanhá-la pelo resto da vida, pois não há uma cura conhecida, e sim, controle e acompanhamento. Porém, é possível impedir a manifestação da doença com o tratamento. Os sinais e sintomas da retocolite ulcerativa podem ser:

Diarreia com sangue ou pus;
Dor ou cólica abdominal;
Pequenas quantidades de sangue nas fezes;
Urgência para defecar;
Incapacidade de evacuar, apesar da sensação de urgência;
Fadiga;
Febre.

A doença de Crohn causa inflamação do trato digestivo e pode se espalhar para camadas mais profundas do órgão, podendo ser diferente em cada pessoa. Ela não tem cura e pode levar a outras complicações, como perda de peso e desnutrição. Porém, o tratamento pode controlar a doença. Alguns sinais e sintomas de doença de Crohn podem ser:

Diarreia;
Febre;
Fadiga;
Dores ou cólicas abdominais;
Sangue nas fezes;
Redução do apetite e perda de peso;
Dores perto ou ao redor do ânus que podem ser causados por uma fístula.

A síndrome do intestino irritável afeta o cólon (intestino grosso) e é uma condição crônica que pode ser tratada por meio da dieta, adoção de hábitos saudáveis de vida e controle do estresse. São raros os casos de pessoas que manifestam reações graves, mas os sinais e sintomas da síndrome do intestino irritável podem ser:

Cólicas ou dores abdominais;
Distensão abdominal;
Gases;
Diarreia ou constipação (uma alternância dos dois quadros);
Mudanças na frequência e na aparência da evacuação.

Agendamento e locais de consultas de proctologia no Grupo Leforte

O Grupo Leforte tem uma equipe de proctologistas que atendem em diferentes unidades, localizadas em pontos estratégicos e de fácil acesso na grande São Paulo.

Clínica e Diagnósticos Leforte Alphaville

Alameda Araguaia, 943, Loja 02/03 – Barueri – SP
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama

Rua Guilherme Marconi, 440, Santo André
Call center: (11) 4993-3773

Hospital e Maternidade Christóvão da Gama

Av. Dr. Erasmo, 18 – Vila Assunção, Santo André – SP
Call center: (11) 4993-3773

Hospital Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 121 – Morumbi – São Paulo (SP)
Call center: (11) 3345-2288

Hospital Leforte Liberdade

Rua Barão de Iguape, 209 – Liberdade – São Paulo - SP
Call center: (11) 3345-2288

Centros de referência para diagnóstico e tratamento em proctologia do Grupo Leforte

É responsável por prevenir, diagnosticar e tratar problemas no aparelho digestivo, tanto de adultos quanto de crianças, até com cirurgias de qualquer nível de complexidade. Para isso, dispõe de uma estrutura moderna, inclusive para a realização de cirurgias robóticas. O Centro de Tratamento de Gastroenterologia do Grupo Leforte cuida de problemas como câncer colorretal, refluxo, gastrite, síndrome do intestino irritável, pancreatite e cirrose, entre outros.

O Grupo Leforte está preparado para oferecer soluções de investigação e de monitoramento de doenças aos seus médicos e pacientes e possui a certificação canadense de excelência Qmentum International. As Unidades de Diagnósticos contam com atendimento humanizado e parque tecnológico moderno, seguindo rigorosos controles de qualidade.

Para oferecer uma solução completa de diagnóstico, o Grupo Leforte é parceiro do Laboratório Delboni para exames de análises clínicas e do Laboratório Salomão Zoppi para exames de análises patológicas.

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro do que acontece no Leforte

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
banner

Agende sua consulta agora