Reumatologia

Reumatologia é a especialidade médica que atua na pesquisa, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o aparelho locomotor, responsável pelos movimentos do corpo humano e que é dividido nas seguintes partes: articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos. O médico reumatologista é responsável por diagnosticar e tratar doenças como osteoartrite (artrose), fibromialgia e osteoporose.

Reumatologia do Grupo Leforte

Os especialistas em reumatologia do Grupo Leforte atendem em locais estratégicos da Grande São Paulo atuando em conjunto com uma equipe multidisciplinar, que trabalha de forma coordenada e integrada. Eles contam com o suporte do Centro de Exames e do Centro de Tratamento de Coluna e Dor, além de uma moderna estrutura de centro cirúrgico nos hospitais do Grupo Leforte, dispondo de equipamentos de alta tecnologia, inclusive para a realização de cirurgias robóticas.

Equipe
Médicos especialistas em reumatologia
Localização
Locais estratégicos na grande São Paulo
Atendimento
Equipe multidisciplinar para cuidar da sua saúde
Convênios
Atende convênios e particular.
Exames
Centro de diagnósticos do Grupo Leforte
Tratamentos
Centro de Tratamento de Coluna e Dor

Agende consulta com especialista em reumatologia

Doenças reumáticas frequentes

A osteoartrite é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que protege as pontas dos ossos. Também chamada de artrose, é a doença reumática mais comum no Brasil. A incidência da osteoartrite aumenta com o passar do tempo, principalmente após os 60 anos de idade, e as principais partes do corpo afetadas pela artrose são as articulações das mãos, joelhos, quadris e coluna vertebral. Alguns dos sinais e sintomas da osteoartrite (artrose) são:

Dores nas articulações afetadas, durante ou após o movimento;
Rigidez nas articulações, principalmente depois de acordar ou ficar um tempo parado;
Perda de flexibilidade;
Aumento da sensibilidade na articulação se você pressionar próximo ao local;
Sensação de ouvir estalos ou um rangido na articulação;
Inchaço.

A fibromialgia é caracterizada por uma dor muscular generalizada no corpo, que não tem uma causa ou um local conhecido, geralmente acompanhado de insônia, fadiga e problemas de memória. Embora a fibromialgia não tenha uma cura, é possível controlar a manifestação da doença por meio de medicamentos. Os principais sinais e sintomas da fibromialgia são:

Dor geral em todo o corpo, que ocorre há pelo menos três meses;
Fadiga;
Continuar com sono mesmo após várias horas dormindo;
Dificuldade para se concentrar ou prestar atenção.
Formigamento nas mãos e nos pés;

A osteoporose pode enfraquecer os ossos do corpo e aumentar as chances de quebrarem com mais facilidade – até com atividades simples de mínimo esforço, como tossir ou se curvar. As principais fraturas relacionadas à osteoporose são no quadril, punho e na coluna. Os sinais e sintomas da osteoporose podem ser:

Dor nas costas, principalmente causada por fratura em uma vértebra;
Redução da altura ao passar dos anos;
Postura curvada;
Osso que quebra muito mais facilmente do que o esperado.

Gota é uma doença inflamatória que afeta as articulações, caracterizada por dores repentinas, inchaço e vermelhidão, principalmente no dedão do pé. A gota ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue está acima do normal, em uma condição chamada hiperuricemia. Entre os sinais e sintomas da gota estão:

Dor intensa e repentina na articulação, principalmente no dedão do pé;
Desconforto constante após momentos de dores mais intensas;
Inflamação e vermelhidão na área afetada;
Sensação de que o dedão do pé está queimando, podendo até atrapalhar o sono.

Artrite reumatoide é um quadro inflamatório que pode afetar não só as articulações, como também pele, olhos, vasos sanguíneos e o coração. A artrite reumatoide é uma doença autoimune, ou seja, que ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca por engano tecidos saudáveis do corpo. Nos estágios iniciais, a artrite reumatoide pode afetar articulações menores, como os dedos das mãos ou dos pés, e com sua progressão se espalhar para partes como pulsos, joelhos, quadris e ombros. Os principais sinais e sintomas da artrite reumatoide são:

Articulações mais quentes, inchadas ou sensíveis;
Rigidez nas articulações, principalmente após acordar ou um tempo parado;
Perda de apetite;
Fadiga;
Febre.

Tendinite é a inflamação de um tendão, que é um tipo de tecido que liga os músculos aos ossos e aos demais órgãos do corpo humano. Ela é causada, principalmente, pela prática inadequada de exercícios e pela repetição excessiva de movimentos. Alguns sinais e sintomas de tendinite podem ser:

Dor na região da lesão;
Inchaço;
Sensação de rigidez ou estalo.

Febre reumática é uma doença inflamatória que, se não tratada inicialmente, pode causar danos permanentes nas articulações e órgãos do corpo como o coração e o cérebro. A febre reumática é mais comum em crianças e adolescentes, entre 5 e 15 anos de idade, e pode ocorrer como uma reação a uma infecção de garganta causada por uma bactéria chamada estreptococo. Alguns dos principais sintomas e sinais da febre reumática são:

Dor de garganta, que pode durar mais de duas semanas;
Febre;
Dores nas articulações, principalmente nos joelhos, tornozelos, cotovelos e pulsos;
Dores que migram de uma articulação para outra;
Inchaços, vermelhidão ou sensação de queimação nas articulações;
Pequenos nódulos (caroços) no pescoço.

É a inflamação da bursa, uma pequena bolsa com líquido que facilita o deslizamento de músculos e tendões sobre os ossos, evitando o atrito entre eles quando as articulações se movimentam. Há mais de 140 bursas no corpo, sendo comuns no ombro, joelho, cotovelo, quadril, dedão do pé e calcanhar. Alguns sinais e sintomas de bursite podem ser:

Inchaço ao redor da articulação, normalmente vermelho ou da cor natural da pele;
Sensibilidade e dor na região inflamada;
Dificuldade para se movimentar.

Conhecida somente como lúpus, essa doença inflamatória é autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico do corpo ataca tecidos e órgãos. A inflamação causada pelo lúpus pode afetar várias partes do organismo, como articulações, pele, rins, coração e pulmões. O diagnóstico do lúpus é dificultado pela semelhança de seus sintomas com os de outras doenças. No entanto, fique atento a sinais como:

Febre;
Fadiga;
Dor ou inchaço nas articulações;
Uma mancha vermelha no rosto que cobre as bochechas e o nariz, em formato de borboleta, ou em outras partes do corpo;
Lesões na pele que surgem ou pioram com a exposição ao sol;
Dedos da mão ficarem azulados ou esbranquiçados quando expostos ao frio ou em momentos de estresse;
Falta de ar;
Dor no peito;
Olhos secos;
Dores de cabeça ou perda de memória.

Agendamento e locais de consultas de reumatologia no Grupo Leforte

O Grupo Leforte tem uma equipe de reumatologistas que atendem em diferentes unidades, localizadas em pontos estratégicos e de fácil acesso na grande São Paulo.

Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade

Rua da Glória, 676 – Liberdade – São Paulo – SP
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 62 – Morumbi – São Paulo – SP
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Leforte Alphaville

Alameda Araguaia, 943, Loja 02/03 – Barueri – SP
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama - Santo André

Rua Guilherme Marconi, 440 – Santo André – SP
Call center: (11) 4993-3700

Kids Leforte Santo Amaro

Av. Washington Luís, 3085 – Jardim Marajoara – Santo Amaro – SP
Call center: (11) 5521-3993

Centros de referência para diagnóstico e tratamento em reumatologia do Grupo Leforte

Oferece atendimento multidisciplinar, integrado e humanizado para tratamento de dor aguda e crônica. O Centro realiza acompanhamento frequente com o objetivo de promover uma maior avaliação da dor e efetividade do tratamento, principalmente nos quadros agudos.

O Grupo Leforte está preparado para oferecer soluções de investigação e de monitoramento de doenças aos seus médicos e pacientes, possuindo certificações nacionais e internacionais, como a ONA e a canadense de excelência Qmentum International, nível diamante. As unidades do Centro de Diagnósticos contam com atendimento humanizado e parque tecnológico moderno, seguindo rigorosos controles de qualidade.

Para oferecer uma solução completa de diagnóstico, o Grupo Leforte é parceiro do Laboratório Delboni para exames de análises clínicas e do Laboratório Salomão Zoppi para exames de análises patológicas.

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro do que acontece no Leforte

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
banner

Agende sua consulta agora