Urologia

A urologia é a área da medicina especializada na saúde do sistema reprodutivo do homem e do sistema urinário dos sexos masculino e feminino. Os médicos urologistas trabalham no diagnóstico e tratamento de doenças em partes do corpo como rins, bexiga, próstata, testículos e pênis. Por causa de suas especialidades, o urologista costuma ser acionado para as consultas de rotina e análise de exames de check-up de pacientes do sexo masculino, tornando-se um profissional importante nos cuidados com a saúde do homem.

Urologia do Grupo Leforte

Os especialistas em urologia do Grupo Leforte atendem em locais estratégicos da Grande São Paulo e contam com o suporte das Clínicas e Diagnósticos e Centros de Tratamentos para o diagnóstico, procedimentos terapêuticos e acompanhamento dos pacientes. É a equipe de urologia que tem o primeiro contato com os homens que manifestam sintomas de câncer de próstata, um dos mais comuns no sexo masculino. Para o tratamento deste e de outros tipos de cânceres urológicos há o suporte do Centro de Tratamento de Oncologia.

Equipe
Médicos especialistas em urologia.
Localização
Locais estratégicos na Grande São Paulo.
Atendimento
Equipe multidisciplinar cuida da sua saúde.
Convênios
Atende convênios e particular.
Exames
Centro de Diagnósticos do Grupo Leforte.
Tratamentos
Centro de Tratamento de Oncologia.

Consulta com especialista em urologia

Doenças frequentes na urologia

A bexiga hiperativa tem como principal característica a vontade urgente de urinar, com aumento da frequência e até mesmo atrapalhando o sono. É mais comum em mulheres, mas pode também afetar os homens, principalmente por causa de fatores como envelhecimento, aumento da próstata e diabetes. Alguns sinais e sintomas da bexiga hiperativa são:

Vontade de urinar muito difícil de controlar;
Necessidade frequente de urinar;
Enurese (urinar durante o sono);
Espasmo da bexiga;
Incontinência urinária (perda involuntária de urina).

O câncer de bexiga afeta o órgão responsável pelo armazenamento da urina antes dela ser eliminada do corpo. A incidência da doença é bastante ligada ao tabagismo, com mais de 9.400 casos no Brasil por ano. Os sinais e sintomas do câncer de bexiga podem ser:

Sangue na urina;
Aumento na frequência de urinar;
Dor ou queimação ao urinar;
Dificuldades para urinar, como o fluxo fraco ou que se interrompe rapidamente.

O câncer de próstata é a segunda doença oncológica mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele), com cerca de 68 mil novos casos por ano. Na maioria dos casos, se desenvolve lentamente, com uma evolução silenciosa. Geralmente, o câncer de próstata é assintomático, mas os sinais e sintomas podem aparecer quando a doença estiver muito evoluída:

Incapacidade ou dificuldades para urinar;
Necessidade frequente de urinar;
Sangue na urina.

O tipo mais comum é o carcinoma de células renais (CCR), mas há outro tipo, o tumor de Wilms, que é mais frequente em crianças. Entre 2 a 3% dos cânceres em adultos são de rim, sendo que ele afeta cerca de 50% mais homens do que mulheres. Geralmente, é assintomático até que fique muito grande ou tenha metástase, mas alguns sinais e sintomas do câncer de rim podem ser:

Dores na lombar;
Sangramento urinário;
Hipertensão arterial de difícil controle;
Emagrecimento;
Febre;
Sudorese.

Cistite é o nome dado a uma infecção no trato urinário baixo, geralmente, por uma bactéria. A doença é mais comum em mulheres do que nos homens, principalmente após a menopausa. Outros fatores de risco da cistite são diabetes e, nos homens, o crescimento da próstata. Alguns dos sinais e sintomas da cistite podem ser:

Necessidade frequente de urinar;
Dores na bexiga ou nas costas;
Febre;
Sangue na urina.

É conhecida popularmente como “xixi na cama” e afeta principalmente os pacientes infantis: cerca de 15% das crianças com até cinco anos de idade já tiveram essa condição. A enurese noturna pode ocorrer também na adolescência e na vida adulta, geralmente causada por outras doenças ou fatores psicológicos, como o excesso de estresse. Os sinais e sintomas da enurese noturna podem ser:

Urinar durante o sono;
Alterações na frequência de urinar;
Constipação.

A hiperplasia prostática benigna é o aumento da próstata que pode ocorrer conforme o homem envelhece. À medida que a glândula aumenta, ela comprime a uretra e bloqueia o fluxo de urina, fazendo com que a bexiga não se esvazie completamente. Se não tratada, essa obstrução pode causar danos aos rins e enfraquecer a bexiga. Os principais sinais e sintomas da hiperplasia prostática benigna são:

Dor ou ardência ao urinar;
Dificuldades para urinar, como o fluxo fraco ou que se interrompe rapidamente;
Necessidade frequente de urinar;
Sangue na urina ou no sêmen;
Dor na região da lombar, coxas ou quadris;
Dificuldade em ter ereção.

A impotência sexual, também chamada de disfunção erétil, pode afetar homens principalmente a partir dos 50 anos de idade. A disfunção erétil pode ser relacionada a fatores como tabagismo, estresse e obesidade, e costuma ser percebida pelo próprio paciente. Os sinais e sintomas da impotência sexual podem ser:

Incapacidade de manter uma ereção para a relação sexual;
Desejo sexual reduzido;
Crises de ansiedade.

Incontinência urinária é perda involuntária de urina. Ela pode ser associada a esforço físico – como quando a pessoa faz exercícios, dá risada ou após uma tosse – ou não. Os sinais e sintomas da incontinência urinária podem ser:

Perda do controle da urina, com vazamentos que podem ocorrer ao longo do dia ou após algum exercício;
Aumento na frequência de urinar;
Dificuldades para urinar, como o fluxo fraco ou que se interrompe rapidamente;
Dores na bexiga, com a sensação de estar cheia;
Infecções frequentes na bexiga.

Pedra nos rins, também chamada de cálculo renal, é uma das doenças urológicas mais comuns, caracterizada pela dor intensa causada pela movimentação de pedras nas vias urinárias. A pedra nos rins pode ser formada quando a pessoa ingere pouca água. Os sinais e sintomas de pedra nos rins podem ser:

Dor intensa nas costas, do lado do abdômen ou na parte lateral do corpo;
Náuseas ou vômito;
Desejo persistente de urinar;
Calafrios ou suor;
Sensação de queimação ao urinar.

Conteúdos sobre doenças produzidos com apoio do Dr. José de Anchieta, médico especialista em urologia do Hospital Leforte Liberdade, do Grupo Leforte.

Agendamento e locais de consultas de urologia no Grupo Leforte

O Grupo Leforte tem uma equipe com médicos urologistas que atendem em diferentes unidades, localizadas em pontos estratégicos e de fácil acesso na Grande São Paulo.

Clínica e Diagnósticos Leforte Alphaville

Alameda Araguaia, 943, Loja 02/03 – Barueri – SP
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama

Rua Guilherme Marconi, 440, Santo André
Call center: (11) 4993-3773

Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade

Rua da Glória, 676 – Liberdade
Call center: (11) 3345-2288

Kids Leforte Santo Amaro

Av. Washington Luís, 3085 – Santo Amaro
Call center: (11) 5521-3993

Hospital e Maternidade Christóvão da Gama

Av. Dr. Erasmo, 18 – Vila Assunção, Santo André – SP
Call center: (11) 4993-3773

Hospital Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 121 – Morumbi – São Paulo (SP)
Call center: (11) 3345-2288

Hospital Leforte Liberdade

Rua Barão de Iguape, 209 – Liberdade – São Paulo - SP
Call center: (11) 3345-2288

Centros de referência para diagnóstico e cuidados urológicos e da saúde do homem do Grupo Leforte

O Grupo Leforte está preparado para oferecer soluções de investigação e de monitoramento de doenças aos seus médicos e pacientes, possuindo certificações nacionais e internacionais, como a ONA e a canadense de excelência Qmentum International, nível diamante. As unidades do Centro de Diagnósticos contam com atendimento humanizado e parque tecnológico moderno, seguindo rigorosos controles de qualidade.

Para oferecer uma solução completa de diagnóstico, o Grupo Leforte é parceiro do Laboratório Delboni para exames de análises clínicas e do Laboratório Salomão Zoppi para exames de análises patológicas.

Com unidades avançadas em diversas localizações de São Paulo e Grande São Paulo, a Oncologia Leforte é especializada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com câncer em todos os níveis de complexidade. Considerado um dos principais serviços do País para tratamento de câncer, a Oncologia Leforte conta ainda com um dos mais importantes núcleos de radioterapia de São Paulo.

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro do que acontece no Leforte

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
banner

Agende sua consulta agora