Durante a pandemia provocada pelo Coronavírus, o Grupo Leforte concentrou o atendimento dos pacientes com suspeita e diagnóstico confirmado de Covid-19 no Hospital Leforte Liberdade, contando com um fluxo de atendimento totalmente separado, com espaços físicos e equipes exclusivos para esses casos – que são isolados dos demais setores. Em função disso, o atendimento pediátrico da Liberdade foi transferido, temporariamente, para Hospital Leforte Morumbi a fim de garantir mais conforto e segurança para as crianças e os seus responsáveis.
“Nosso objetivo é sempre proporcionar a melhor experiência em atendimento pediátrico com qualidade e segurança. Tanto para a criança quanto para o familiar dela”, diz a Dra. Talita Rizzini, coordenadora da Pediatria do Leforte Liberdade. A transferência para o Leforte Morumbi atende a todos esses critérios, explica a Dra. Talita, pois a unidade tem um setor completo de pediatria faz mais de 12 anos.
A médica informa que a mudança da pediatria do Leforte Liberdade para o Morumbi começa a valer a partir do dia 20 de abril de 2020. Desta data em diante, os pacientes pediátricos que ainda forem até o Hospital Leforte Liberdade para serem atendidos, serão levados até o Leforte Morumbi por serviço de transfer fornecido pelo Hospital. Se for um caso grave, o paciente contará com ambulância.
Telemedicina no atendimento de pediatria do Grupo Leforte
Outra novidade do Grupo Leforte para a área de pediatria é a implantação do serviço de telemedicina. Dr. Hassan Neto, gerente das Clínicas do Grupo, está à frente do programa e conta que a unidade Kids Leforte, em Santo Amaro, participará do piloto de implantação.
“A telemedicina traz um grande benefício para os responsáveis pelo paciente pediátrico, pois eles não precisam se deslocar, muitas vezes sair do trabalho para levar a criança até o consultório médico. Por exemplo, as consultas que eram somente para o acompanhamento do paciente, o recebimento dos exames para confirmar diagnóstico e prescrever tratamento, ou a simples renovação de receituário de medicamentos poderão ser feitas à distância, por atendimento remoto”, explica o médico.
Para isso, os responsáveis pelo paciente serão orientados a instalar um aplicativo disponibilizado pelo Grupo Leforte que dará acesso a uma plataforma especificamente para telemedicina. Ela poderá ser acessada tanto pelo celular quanto por outros dispositivos, como laptop e tablet. O responsável fará o cadastro e registrará senha para garantir a segurança na hora da consulta por videoconferência. Além disso, o serviço de telemedicina permitirá que o médico possa:
- Exames – enviar para o responsável pedidos de exames para o paciente;
- Atestado – fornecer atestado médico, que será encaminhado para o e-mail do responsável;
- Receita – enviar a receita dos medicamentos prescritos também para o e-mail do responsável. Essa receita terá uma autenticação eletrônica, que poderá ser checada pela farmácia na hora da compra.
“Ao acessar os canais de atendimento do Grupo Leforte, o responsável pelo paciente pediátrico saberá quais são os médicos disponíveis para atendimento na unidade onde a teleconsulta está disponível e faz o agendamento. Para que o responsável não esqueça da consulta, ele recebe vários lembretes: em data anterior, horas antes e também no momento agendado. Os lembretes são enviados via SMS, e-mail e também por telefone, em uma mensagem gravada”.
O Dr. Hassan conta ainda que o programa de telemedicina também contemplará os centros ambulatoriais das unidades hospitalares do Leforte Liberdade, Leforte Morumbi e do Centro Diagnóstico Alphaville.