Como é feito o diagnóstico do câncer e quantos tipos existem?

O número de pessoas com diagnóstico de câncer chegou a 19,3 milhões em 2020, segundo a Organização Mundial da Saúde. Cerca de 10 milhões de pessoas morreram com a doença no mesmo ano. O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, com 70% das vítimas fatais em países de baixa e média rendas. Para falar sobre a doença, o Grupo Leforte convidou o Dr. Ângelo Bezerra de Souza Fêde, que é especialista em oncologia clínica.

 

O que é e qual a incidência dele no Brasil?

 

CÂNCER – o que é câncer?

DR. ÂNGELO BEZERRA DE SOUZA FÊDE – câncer ou neoplasia maligna é uma doença caracterizada pelo crescimento desordenado de células, originando o que denominamos tumores malignos. Esse crescimento celular desordenado pode afetar um ou mais órgãos, levando à disfunção orgânica e à possibilidade de morte relacionado ao câncer.

 

Quantos tipos de câncer existem e quais são os mais frequentes em mulheres e em homens?

DR. ÂNGELO BEZERRA DE SOUZA FÊDE – existem mais de 100 tipos de câncer. Como todos os órgãos são formados por células, as neoplasias podem acometer qualquer lugar do corpo. Excetuando-se o câncer de pele não melanoma, a neoplasia mais frequente nas mulheres é a de mama, enquanto que nos homens são os tumores malignos da próstata.

 

Apesar de os sinais e sintomas poderem variar de acordo com a localização da doença, existem alguns que sejam mais significativos de uma forma geral?

DR. ÂNGELO BEZERRA DE SOUZA FÊDE – alguns tipos podem se manifestar sem sintomas e a única forma de diagnóstico do câncer é através de exames de rastreamento a serem solicitados por um médico.

 

Quando os sinais e sintomas não são específicos, isso pode tonar mais demorado o encaminhamento para um especialista e atrasar o início do tratamento?

DR. ÂNGELO BEZERRA DE SOUZA FÊDE – o atraso no diagnóstico do câncer é o que reduz as taxas de cura da doença. É de fundamental importância que os pacientes discutam com seus médicos o momento ideal para o início de exames de detecção precoce da doença.

 

Quais são os exames de rotina que detectem a doença ou alertem para a possibilidade antes mesmo do surgimento de sinais e sintomas?

DR. ÂNGELO BEZERRA DE SOUZA FÊDE – exames de imagem como a mamografia associado ao exame clínico do mastologista/ginecologista são armas fundamentais para o diagnóstico do câncer de mama por exemplo. Outro exemplo é o uso de colonoscopia para a detecção precoce de câncer de intestino. Na população masculina o exame clínico do urologista associado a exames de rastreamento são fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 

Qual a importância do diagnóstico precoce de câncer?

Dr. ÂNGELO BEZERRA DE SOUZA FÊDE – o diagnóstico precoce possibilita a detecção da doença na sua forma localizada e com isso as chances de cura da doença são maiores. A detecção precoce também evita o uso de tratamentos mais tóxicos, como a quimioterapia, em algumas situações.

 

No caso da suspeita de algum tipo de câncer, de forma geral, quais são as etapas para se chegar ao diagnóstico?

DR. ÂNGELO BEZERRA DE SOUZA FÊDE – o diagnóstico do câncer quase sempre é feito através de achados de imagem após uma suspeita médica. A partir destes achados, seguimos com técnicas de biópsia para a definição dos tipos de câncer. Após o diagnóstico, alguns exames são realizados para saber a extensão da doença e o melhor método de tratamento.

 

Quando há confirmação do câncer, é necessário fazer outros exames?

DR. ÂNGELO BEZERRA DE SOUZA FÊDE – os exames de imagem realizados após o diagnóstico do câncer são chamados de métodos de estadiamento. Para o melhor plano de tratamento devemos sempre excluir a evidência de disseminação da doença, de modo a realizar procedimentos com intuito curativo.

 

Em relação aos exames diagnósticos, existe algum estudo em desenvolvimento para permitir a detecção ainda mais precoce e de lesões ainda menores?

DR. ÂNGELO BEZERRA DE SOUZA FÊDE – existem muitos estudos em andamento para a detecção precoce de vários tumores a partir de técnicas não invasivas, por exemplo, com uma amostra de sangue. Porém, ainda em fase de desenvolvimento clínico e não disponíveis ainda na prática.

 

Existe algo que as pessoas possam fazer para prevenir câncer?

DR. ÂNGELO BEZERRA DE SOUZA FÊDE – existem muitas formas de se prevenir o câncer que estão ao alcance de todos nós. A adoção de medidas, como dieta saudável, realização de prática de atividade física e evitar fatores agressores como o tabagismo e o álcool em excesso são medidas já cientificamente comprovadas para a redução do risco de câncer. Uma outra arma fundamental é o acompanhamento clínico de um médico ao longo da vida, de modo a evitar o desenvolvimento de doenças ou até mesmo realizar diagnóstico precoce de algumas patologias.

Dr Ângelo_Bezerra de Souza Fêde

O Dr. Ângelo Bezerra de Souza Fêde é especialista em oncologia clínica pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) / Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atualmente, é Membro Titular da Oncologia DASA – Leforte e atende pacientes na Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade nas quartas-feiras (de manhã e de tarde), quintas-feiras (manhã) e sextas-feiras (manhã e tarde), e na Clínica e Diagnósticos Leforte Morumbi, nas terças-feiras (tarde).

Este conteúdo é meramente informativo e educativo, sendo destinado para o público em geral. Ele não substitui a consulta e o aconselhamento com o médico e não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação. Se você tiver algum problema de saúde ou dúvidas a respeito, consulte um médico. Somente ele está habilitado fazer o diagnóstico, a prescrever o tratamento mais adequado para cada caso e acompanhar a evolução do quadro de saúde do paciente.
Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho