Cuidados para passar as festas de fim de ano com saúde e segurança

Embora o Brasil registre atualmente queda nos principais indicadores da covid-19, a pandemia ainda não acabou. A descoberta da variante Ômicron alerta para a necessidade de respeitar as medidas sanitárias durante as celebrações de Natal e Ano Novo. Além de conter a propagação do novo coronavírus, também é importante afastar os males da comilança característica dessa época para não colocar a saúde em risco.

O Leforte convidou o médico infectologista Dr. José R. C. Branco e a médica nutróloga Dra. Telma Sigolo Roberto para falarem, respectivamente, sobre os cuidados que precisam ser mantidos nas festas de fim de ano para evitar a covid-19 e os excessos alimentares e alcoólicos.

 

Como minimizar o risco da covid-19 nas festas de fim de ano

Embora a vacinação contra o novo coronavírus siga avançando em todo o país, enquanto toda a população não estiver imunizada, alguns cuidados ainda serão necessários. É o que afirma o Dr. José Branco, médico infectologista do Leforte. “O estado de São Paulo tem mais de 90% da população adulta vacinada. Mas outros estados, como o Amazonas e o Pará, têm apenas 60% da população adulta vacinada”.

O médico afirma que a principal medida de proteção para as festas de Natal e réveillon é garantir que todos os que estarão presentes nos encontros e eventos de fim de ano foram vacinados. Adultos devem estar com o esquema vacinal completo, incluindo a dose de reforço, caso a pessoa já tenha essa indicação. Jovens com 12 anos ou mais que já possam tomar a segunda dose também devem procurar o posto de saúde para recebê-la.

O infectologista cita outros cuidados para quem vai participar de eventos familiares e pequenos encontros entre amigos – eventos de grande aglomeração ainda devem ser evitados. “É importante que essas comemorações ocorram em uma área ventilada e que as pessoas lavem as mãos ou as higienizem com álcool gel”, orienta. Ele também recomenda o uso de máscara – exceto durante as refeições –, tanto em ambientes abertos como fechados.

Para evitar a disseminação do vírus, não devem participar dos encontros pessoas com sintomas de covid-19 ou que tenham tido sintomas há menos de 14 dias antes da reunião. O mesmo vale para aqueles que mantiveram contato com alguém que teve a doença nos 14 dias antes do encontro.

 

Dicas para manter uma alimentação saudável nas festas de fim de ano

Para muita gente, festas de fim de ano são sinônimos de exagero calórico. De acordo com a médica nutróloga Dra. Telma Sigolo Roberto, para diminuir o impacto dessas refeições no nosso metabolismo, é recomendado “interlacar refeições festivas, como ceias, com uma alimentação mais leve ao longo do dia. E, mesmo nessas refeições mais gordurosas e calóricas, procurar incluir alimentos ricos em fibras, como saladas, grãos integrais e oleaginosas”.

Segundo ela, é possível tornar as receitas tradicionais da época mais saudáveis. Para isso, o segredo é incluir fontes de fibra nas preparações. “É possível preparar legumes assados como acompanhamento, uma bela salada, arroz integral com castanhas, por exemplo”.

Outra situação frequente nas festas de fim de ano, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode causar diversos danos ao organismo. “De forma aguda, ou seja, uma ingestão alcoólica pontual numa ceia ou festa, pode levar a enxaqueca, ressacas mais agressivas, dores de cabeça, mal-estar geral, náuseas, vômitos. Desde esses sintomas mais gerais até situações mais graves, como uma hepatite aguda”, diz.

Para aqueles que decidem ingerir bebidas alcoólicas, entretanto, algumas dicas podem ajudar a minimizar seus efeitos.O ideal é intercalar a bebida alcoólica com a ingestão de água. E nunca beber em jejum, comer sempre alguma coisa para melhorar a metabolização do álcool no organismo”, orienta a Dra. Telma.

E, para quem exagerou na alimentação nas festividades, o melhor a fazer para compensar os excessos é “adotar uma alimentação mais saudável e equilibrada, que inclua legumes, frutas, verduras e grãos integrais. É importante consumir esses alimentos ricos em fibra, nutritivos, em todas as refeições, principalmente no café da manhã, no almoço e no jantar”. Ainda segundo a médica, “mesmo para quem segue uma alimentação mais saudável, é importante estar atento às quantidades do que se consome, além da inclusão de prática de atividade física entre os períodos de festas e após também”.

A nutróloga ressalta a necessidade de um acompanhamento médico e/ou nutricional para todos os pacientes que precisam perder peso, o que pode se acentuar nesse período pós-festas. “O acompanhamento especializado também é importante para o monitoramento e reversão de exames laboratoriais alterados, principalmente glicemia, colesterol, triglicérides e alterações no fígado”, finaliza.

Dr. José R. C. Branco Filho

O Dr. José R. C. Branco Filho é médico infectologista. É fundador e Diretor Executivo do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP). Tem MBA em gestão em saúde pela FGV e especialização em qualidade e Segurança do Paciente pela universidade Nova de Lisboa. Foi diretor clínico do Hospital São Camilo – Santana e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica.

Dra. Telma Sigolo Roberto

A Dra. Telma Sigolo Roberto é médica nutróloga e responsável pela equipe de Nutrologia do Leforte.

Este conteúdo é meramente informativo e educativo, sendo destinado para o público em geral. Ele não substitui a consulta e o aconselhamento com o médico e não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação. Se você tiver algum problema de saúde ou dúvidas a respeito, consulte um médico. Somente ele está habilitado fazer o diagnóstico, a prescrever o tratamento mais adequado para cada caso e acompanhar a evolução do quadro de saúde do paciente.
Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho