O setor de hemodinâmica do Hospital Leforte Morumbi agora conta com o angiógrafo Artis Zee Floor, que incorpora o que há de mais moderno nesse campo. Trata-se de um aparelho de raio-x que permite a obtenção de imagens de alta definição do sistema vascular, sendo um aliado para o diagnóstico de doenças como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). O Dr. Guilherme Sangirardi de Melo Reis, que é cardiologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, explica que o Artis Zee Flor “é um equipamento de última geração que nos permite diagnosticar e tratar diversas patologias cardiológicas, neurológicas e vasculares. Na cardiologia, é possível realizar o diagnóstico e o tratamento das obstruções coronárias com implante de stents e de doenças das válvulas cardíacas, o que há pouco tempo só era possível por meio de cirurgias convencionais”.
O que é hemodinâmica e para quais fins é utilizada?
A hemodinâmica é a disciplina que estuda a mecânica da circulação do sangue. As técnicas de hemodinâmica utilizam cateteres para acessar os vasos sanguíneos a fim de detectar problemas ou guiar o tratamento dos quadros. “É uma área em constante renovação e desenvolvimento, buscando o tratamento de diversas patologias de maneira segura e minimamente invasiva”, conta o Dr. Guilherme.
Assim, além de ser usada para fins diagnósticos, a hemodinâmica pode ser uma opção para a terapêutica de doenças graves, apresentando resultados semelhantes ao das cirurgias convencionais, com a vantagem de ser menos agressiva, exigir menos tempo de internação e ter recuperação mais rápida. Confira, a seguir, algumas das condições que a hemodinâmica pode ajudar a diagnosticar e tratar dentro de diferentes especialidades médicas.
Na cardiologia:
- Infarto agudo do miocárdio;
- Dores no peito;
- Obstruções (entupimentos) nas artérias do coração;
- Aneurismas;
- Más-formações congênitas;
- Arritmias;
- Disfunções valvares (mau funcionamento das válvulas do coração).
Na cirurgia vascular:
- Trombose venosa profunda;
- Aneurismas de aorta.
Na neurocirurgia:
- AVC isquêmico;
- Aneurismas cerebrais;
- Malformações congênitas;
- Obstruções das artérias carótidas e de vasos cerebrais.
Para que serve e como é feita a angiografia, um dos exames contemplados pela hemodinâmica?
A angiografia é um exame que permite analisar como o sangue circula nos vasos sanguíneos em locais específicos do corpo, como coração, cérebro e pulmões, dependendo da doença que está sendo investigada. O exame permite detectar bloqueios nas artérias ou veias e confirmar suspeitas de condições como:
- Doença arterial coronária;
- Doença arterial periférica;
- Aterosclerose;
- Coágulos de sangue;
Eventuais bloqueios encontrados nas artérias podem ser tratados imediatamente com uma angioplastia. Neste procedimento, um pequeno balão acoplado ao cateter é acionado para desobstruir a artéria bloqueada. Se a angioplastia não criar uma abertura grande o suficiente para o sangue passar, pode ser necessário implantar pequenas próteses metálicas chamadas stents, que permanecem no vaso sanguíneo para mantê-lo aberto.
Artis Zee da Siemens, o novo equipamento de hemodinâmica do Leforte Morumbi
Quais os diferenciais do novo equipamento de hemodinâmica do Leforte?
Com o equipamento de hemodinâmica Artis Zee Floor, angiografias, angioplastias, implantes de stents e de outras próteses são realizados com mais precisão, rapidez e segurança. Entre os benefícios do aparelho para pacientes e equipe de saúde é possível citar:
- Softwares específicos que oferecem alta qualidade de imagem, permitindo uma melhor tomada de decisão durante o procedimento;
- Sistema digital que oferece o processamento rápido, automático e inteligente dos dados de imagem;
- Possibilidade de realizar angiografia rotacional 3D, que permite análise mais detalhada da complexa anatomia vascular e facilita os tratamentos endovasculares;
- Dose de radiação reduzida para pacientes e equipe;
- Nitidez de imagem otimizada sem a necessidade de aumentar a dose de contraste;
- Cobertura abrangente do paciente e mesa de exame ajustável verticalmente, permitindo diversas posições de trabalho e acesso ideal ao paciente.
Que outros exames são contemplados pela hemodinâmica?
Outros exames que também são realizados por meio da técnica da hemodinâmica incluem:
Cateterismo cardíaco – pode avaliar o risco de infarto agudo do miocárdio ou ser feito em caso de urgência, para determinar a exata localização da obstrução que está causando o infarto. O cateterismo também identifica o mau funcionamento das válvulas cardíacas e, nesse caso, pode ser indicado para o implante de válvulas do coração de forma minimamente invasiva.
Arteriografia – avalia a presença de entupimentos ou aneurismas nas carótidas, veias, artérias cerebrais ou periféricas. A arteriografia também possibilita a confirmação diagnóstica de aneurismas cerebrais, malformações congênitas e de AVC.
Estudo eletrofisiológico – método de avaliação das propriedades elétricas do coração, que permite pesquisar a presença de determinados tipos de arritmias cardíacas.
Fractional flow reserve (FFR) – usado para medir o fluxo de sangue em vasos comprometidos.
Ultrassonografia intracoronária – fornece informações mais precisas sobre as placas ateroscleróticas que bloqueiam a passagem do sangue.
Dr. Guilherme Sangirardi de Melo Reis é graduado na Escola Paulista de Medicina, com residência médica em cardiologia e clínica médica na mesma instituição. Também possui residência médica em hemodinâmica e cardiologia intervencionista pelo Incor- FMUSP. É membro titular da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Ele atende pacientes na unidade Morumbi.
Conteúdos relacionados no site do Leforte
- Saiba o que é hemodinâmica e a importância dela para exames e procedimentos cardiológicos
- Quais são as doenças cardiovasculares silenciosas?
- Colesterol bom X colesterol ruim: qual é a diferença?
Este conteúdo é meramente informativo e educativo, sendo destinado para o público em geral. Ele não substitui a consulta e o aconselhamento com o médico e não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação. Se você tiver algum problema de saúde ou dúvidas a respeito, consulte um médico. Somente ele está habilitado fazer o diagnóstico, a prescrever o tratamento mais adequado para cada caso e acompanhar a evolução do quadro de saúde do paciente.