Cerca de 5% das mulheres e 1% dos homens têm nódulo na tireoide que são palpáveis. Embora sejam benignos na maioria dos casos, também podem ser malignos e o diagnóstico precoce é muito importante para o sucesso do tratamento. Para falar sobre o assunto, o Grupo Leforte convidou a Dra. Maria Fernanda Ozorio de Almeida, que é médica endocrinologista.
NÓDULO NA TIREOIDE – o que é a tireoide, onde fica e qual é a função dela?
DRA. MARIA FERNANDA OZORIO DE ALMEIDA – a tireoide é uma glândula em formato de borboleta localizada no pescoço. Sua função é regular o crescimento e o metabolismo do corpo através da produção dos hormônios tri-iodotironina (T3) e tiroxina (T4), que atuam em outros órgãos e tecidos à distância. Esses hormônios são responsáveis por influenciar várias funções do organismo, como gasto energético, produção de calor, frequência cardíaca, pressão sanguínea, fertilidade e movimentos intestinais, entre outros.
NÓDULO NA TIREOIDE – qual a incidência de nódulo na tireoide em mulheres e em homens?
DRA. MARIA FERNANDA OZORIO DE ALMEIDA – nódulos de tireoide são áreas de crescimento anormal das células da tireoide. É comum na população em geral, principalmente em mulheres jovens, sendo que uma em cada três mulheres pode apresentar um nódulo ao longo da vida. Já nos homens a frequência é bem menor, a incidência de nódulos palpáveis neles é de 1%, enquanto nas mulheres é de 5%.
NÓDULO NA TIREOIDE – do total dos casos de nódulos na tireoide, qual o percentual de benignos e de malignos?
DRA. MARIA FERNANDA OZORIO DE ALMEIDA – mais de 90% dos nódulos na tireoide são benignos e menos de um em cada 10 nódulos é maligno. O risco de malignidade depende da característica clínica do paciente e das características do nódulo, como aspecto e tamanho, além da presença de sinais de invasão de outras estruturas do pescoço.
NÓDULO NA TIREOIDE – quais são as possíveis causas dos nódulos de tireoide benignos, quais são as características?
DRA. MARIA FERNANDA OZORIO DE ALMEIDA – ainda não se sabe exatamente o que leva o aparecimento dos nódulos. Mas alguns fatores de risco são a pessoa ser do sexo feminino, ter presença de doença autoimune da tireoide – a tireoidite de Hashimoto -, deficiência de iodo na dieta e história familiar de doenças da tireoide. Os nódulos benignos geralmente são pequenos, confinados dentro da glândula e se apresentam com margens regulares.
NÓDULO NA TIREOIDE – quais são os fatores de risco para a malignidade?
DRA. MARIA FERNANDA OZORIO DE ALMEIDA – ainda não se conhece a causa dos tumores malignos de tireoide, mas pessoas acima de 40 anos de idade, com história familiar de câncer de tireoide e exposição a altas doses de radiação, especialmente na infância, têm maior risco de desenvolver a doença. É importante lembrar que a exposição ao raio-X comum e exames de mamografia não são considerados de risco para o desenvolvimento destes tumores.
NÓDULO NA TIREOIDE – qual a incidência de câncer de tireoide, ele afeta mais homens ou mulheres ou alguma faixa etária?
DRA. MARIA FERNANDA OZORIO DE ALMEIDA – é três vezes mais comum em mulheres do que em homens e a faixa etária mais comumente acometida é entre 25 e 65 anos. Entretanto, pode acometer qualquer idade, mesmo crianças.
NÓDULO NA TIREOIDE – quais são os possíveis sinais ou sintomas de câncer de tireoide?
DRA. MARIA FERNANDA OZORIO DE ALMEIDA – em estádios iniciais, não apresenta sintomas. O médico pode notar algum nódulo na glândula ao realizar o exame físico palpando a tireoide durante uma consulta. Em casos avançados, pode se apresentar como uma massa no pescoço, provocar rouquidão ou dificuldade para deglutir. Portanto, o rastreamento é importante para as pessoas do grupo de risco.
NÓDULO NA TIREOIDE – quais exames podem ser indicados para diagnosticar um nódulo na tireoide?
DRA. MARIA FERNANDA OZORIO DE ALMEIDA – para avaliar o risco de um nódulo ser câncer, o exame mais indicado é a ultrassonografia. É através dela que o médico irá avaliar a necessidade de uma investigação mais detalhada. Sendo que a ultrassonografia com doppler colorido de tireoide é a modalidade de imagem mais sensível para o exame da glândula tireoide e das anormalidades associadas a ela.
Mas a principal técnica de avaliação do risco de malignidade dos nódulos de tireoide é a biópsia realizada com uma agulha fina. A biópsia é um procedimento simples e seguro, geralmente guiado por ultrassonografia, que extrai células da tireoide para análise em microscópio.
NÓDULO NA TIREOIDE – qual a importância de diagnosticar o mais cedo possível o tipo de nódulo na tireoide?
DRA. MARIA FERNANDA OZORIO DE ALMEIDA – a maioria dos tumores de tireoide, quando diagnosticados precocemente, tem comportamento indolente e responde muito bem ao tratamento. Tumores descobertos em fases inicias necessitam de tratamentos mais simples e têm altas taxas de cura. Muitas vezes, é necessário apenas cirurgia para a retirada da glândula e/ou radioiodoterapia, que é um procedimento simples e seguro. Portanto, se você ou algum familiar notar um nódulo no pescoço ou tiver o diagnóstico de nódulo ou câncer de tireoide, procure um médico endocrinologista e/ou um cirurgião de cabeça e pescoço para avaliação.
A Dra. Maria Fernanda Ozorio de Almeida é médica endocrinologista, tendo feito residência em clínica médica no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen e em endocrinologia e metabologia na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, onde atua na área. Além disso, a Dra. Maria Fernanda fez mestrado em endocrinologia na área de câncer de tireoide e atende pacientes na Clínica e Diagnósticos Leforte Morumbi por teleconsulta.
Conteúdos relacionados no site do Grupo Leforte
- O que a LER e DORT, doenças relacionadas ao trabalho, podem causar?
- Laucemia infantil: quais são os tipos mais frequentes e quais sinais e sintomas podem causar?
- Como é feito o diagnóstico do câncer e quantos tipos existem?
Este conteúdo é meramente informativo e educativo, sendo destinado para o público em geral. Ele não substitui a consulta e o aconselhamento com o médico e não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação. Se você tiver algum problema de saúde ou dúvidas a respeito, consulte um médico. Somente ele está habilitado fazer o diagnóstico, a prescrever o tratamento mais adequado para cada caso e acompanhar a evolução do quadro de saúde do paciente.