Logo

Centro de Oncologia

4 minutos de leitura

O que é câncer de intestino ou colorretal?

Conheça o blog do Hospital Leforte: conselhos sobre nutrição, saúde mental, sintomas e prevenção de doenças, elaborado por médicos e especialistas da área da saúde.
EL
Equipe Leforte - Equipe Leforte Atualizado em 17/07/2020

O câncer de intestino, também chamado de câncer colorretal, abrange os tumores malignos que se desenvolvem no intestino grosso (cólon) e no reto, parte final do intestino, que antecede imediatamente o ânus. Esse tipo de câncer geralmente começa com pequenas lesões ou formações na parede interna do órgão.

Quais as causas do câncer de intestino?

As causas do câncer de intestino não são estabelecidas, mas há fatores de risco que aumentam as chances do desenvolvimento da doença, como casos de câncer na família, doenças inflamatórias do intestino, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e má alimentação.

Incidência na população

É o terceiro tipo de câncer mais recorrente no mundo e no Brasil faz cerca de 40 mil novos casos por ano. A incidência da doença aumenta ao redor dos 40 a 50 anos de idade.

Quais os fatores de risco para o câncer de intestino?

Histórico familiar

  • Pessoas com caso de câncer colorretal na família têm mais chances de desenvolver a doença. Outro fator é o histórico familiar de pólipos intestinais, pequenas “massas“ que crescem na parede do intestino grosso ou reto.

Doenças inflamatórias do intestino

  • Colite ulcerativa e doença de Crohn – aumentam as chances desenvolver o câncer de intestino. Esse fator de risco varia de acordo com o tempo que a pessoa tem a doença, com quantos anos ela se manifestou e as partes do intestino ou reto que são afetadas.
  • Síndrome de Lynch (carcinoma colorretal hereditário não polipoide) – é uma doença gerada por uma mutação genética que causa câncer em 70% a 80% dos portadores, geralmente antes dos 50 anos de idade. Ela aumenta os riscos não só do câncer colorretal, mas também de outros tipos, principalmente do endométrio, de ovário, estômago, intestino delgado e rim.

Alimentação e estilo de vida

  • Consumo excessivo de carne vermelha – acima de 500 gramas de carne cozida por semana;
  • Consumo de carnes processadas – salsicha, linguiça, salame, presunto, peito de peru, bacon;
  • Alimentação pobre em fibras – falta de verduras, legumes e frutas;
  • Obesidade;
  • Consumo de bebidas alcoólicas;
  • Tabagismo;
  • Exposição ocupacional a radiação ionizante, como raios-X e gama – pessoas que trabalham com radiologia, industrial ou médica, devem ter atenção.

Quais os sinais e sintomas do câncer de intestino?

Nem sempre o câncer de intestino, ou colorretal, apresenta sinais e sintomas no estágio inicial. Eles dependem do tipo de câncer, localização e extensão. Os mais frequentes são:

  • Sangue nas fezes – que pode tanto visível, quanto oculto;
  • Anemia e fraqueza – causadas pela perde de sangue;
  • Desconforto abdominal e sensação de não ter esvaziado completamente após evacuar;
  • Diarreia e prisão de ventre – podendo ser alternadas;
  • Alteração na forma das fezes;
  • Perda de peso sem causa aparente;
  • Massa abdominal.

Estes sinais e sintomas não significam, necessariamente, a presença de câncer e são comuns a outros problemas de saúde. Por isso, devem ser investigados pelo médico para que ele dê o tratamento adequado.

Como é feito o diagnóstico do câncer de intestino?

Quando detectado no início, as chances de sucesso no tratamento do câncer de intestino são grandes. É por isso que a colonoscopia, exame preventivo de rotina, é tão importante. Ela é feita para examinar o interior do intestino grosso e reto e, caso sejam encontradas formações, como pólipos, elas são retiradas e enviadas para análise.

Em pessoas sem histórico familiar ou doenças prévias, a colonoscopia deve ser feita a partir dos 45 anos de idade. Quem teve caso de câncer colorretal na família, deve começar a fazer o exame 20 anos antes da idade em que o familiar desenvolveu a doença.

Outro exame preventivo comum é o de sangue oculto nas fezes, para verificar se há algum tipo de hemorragia não-visível a olho nu.

Quais os tratamentos para o câncer de intestino?

Cirurgia – é o tratamento mais comum para o câncer de intestino ou colorretal. Nos casos mais simples, a parte afetada do intestino é retirada, através de cirurgia minimamente invasiva, como a laparoscopia e a cirurgia robótica, que são vias seguras e com menor tempo de recuperação.

Quimioterapia e radioterapia – elas podem ser aplicadas, separadamente ou combinadas, antes ou depois da cirurgia, para aumentar a sobrevida do paciente. Em casos de metástase da doença para outros órgãos, ou quando a cirurgia não pode ser realizada, a quimioterapia e a radioterapia são indicadas para aliviar sintomas e reduzir o câncer.

Como prevenir o câncer de intestino?

A prevenção consiste em evitar os fatores de risco. Os hereditários e de doenças preexistentes não são mutáveis, então é essencial manter uma alimentação saudável, priorizando alimentos naturais, ricos em fibras, e evitando, ao máximo, os processados. Invista em:

  • Frutas;
  • Verduras;
  • Cereais integrais;
  • Legumes;
  • Grãos;
  • Sementes.

Realizar o exame de colonoscopia também é uma medida de prevenção, pois permite o diagnóstico precoce do câncer de intestino, estágio em que as chances de cura são altas.

Somente um médico pode diagnosticar um problema de saúde e indicar o melhor tratamento para cada caso**. Nunca tome medicamentos por conta própria**, mesmo que tenham sido recomendados por alguém com problema que você ache parecido. Eles podem disfarçar os sinais e sintomas dificultando o diagnóstico e até agravar o problema de saúde e criar novos.

Agende consulta com especialista em gastroenterologia

Março azul marinho, mês de conscientização sobre o câncer colorretal

O que é Síndrome do Intestino Irritável?

Saiba como cuidar da saúde gastrointestinal

Referências

https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-digestivos/tumores-do-sistema-digestivo/polipose-adenomatosa-familiar

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-intestino

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/fique-atento-aos-sinais-do-corpo-que-podem-indicar-o-cancer-do-intestino/12593/7/

Este conteúdo é meramente informativo e educativo, sendo destinado para o público em geral. Ele não substitui a consulta e o aconselhamento com o médico e não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação. Se você tiver algum problema de saúde ou dúvidas a respeito, consulte um médico. Somente ele está habilitado fazer o diagnóstico, a prescrever o tratamento mais adequado para cada caso e acompanhar a evolução do quadro de saúde do paciente.

Escrito por
EL

Equipe Leforte

Equipe Leforte
Escrito por
EL

Equipe Leforte

Equipe Leforte