O formigamento no corpo, também chamado de parestesia, é a sensação de estar recebendo várias agulhadas na pele ao mesmo tempo. Dependendo da intensidade, pode ser bem desagradável. Existem alguns problemas de saúde que podem causar essa sensação, como acidente vascular cerebral, infarto, diabetes e hérnia de disco.
Mas, geralmente, o formigamento no corpo é passageiro e causado pela má circulação ou pela compressão do nervo local. O que pode acontecer, por exemplo, ao ficar com as pernas cruzadas por muito tempo, o que é possível tratar de maneira simples:
- Alongamento – procure se movimentar e se alongar a cada uma hora, pelo menos, para estimular a circulação do sangue.
Anemia por deficiência de vitamina B12
A anemia por deficiência de vitamina B12 (cobalamina) acontece quando há uma redução da quantidade de hemoglobina nos glóbulos vermelhos do sangue. A principal função dela é transportar o oxigênio para todos os tecidos do corpo e a deficiência pode causar diversos problemas de saúde, como danos nos nervos. Um dos sintomas de anemia é o formigamento no corpo.
Como tratar anemia – existem alguns tipos de anemia, cada uma com causa específica e diferentes tratamentos, que podem ser com medicamentos, suplementos de ferro, mudança na dieta, transfusão e até transplante de medula. Seja qual for, depois do diagnóstico, é importante tratar rapidamente para evitar complicações.
Artrose ou osteoartrite
A artrose, também chamada de osteoartrite, é um termo genérico para a inflamação em uma articulação, ou seja, na região onde dois ou mais ossos do corpo se encontram. É a doença reumática mais frequente, responsável por 30 a 40 % dos atendimentos nos ambulatórios de reumatologia, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia. Na artrose, o formigamento no corpo acontece quando as raízes nervosas são comprimidas.
Como tratar a artrose – se for leve ou moderada, o tratamento pode ser feito com medicamentos e fisioterapia. Em casos mais graves, pode ser necessária a intervenção cirúrgica.
Derrame ou acidente vascular cerebral (AVC)
O derrame, conhecido também como acidente vascular cerebral, ou simplesmente AVC, acontece quando o sangue para de chegar em alguma região do cérebro por causa do rompimento ou do entupimento de um vaso sanguíneo, causando uma paralisia. Os principais sintomas do AVC são fraqueza ou formigamento no rosto, no braço ou na perna. Ainda mais se for de um lado só do corpo.
Como tratar o AVC – existem dois tipos, o AVC isquêmico e o AVC hemorrágico, com tratamentos específicos para cada um. Mas seja qual for, é uma emergência médica e as chances de recuperação aumentam quanto mais rápido for diagnosticado e tratado, o que pode envolver medicamentos e até intervenção cirúrgica em alguns casos.
Diabetes
A diabetes acontece devido à produção insuficiente ou má absorção da insulina pela célula, o hormônio que transporta a glicose – principal fonte de energia para o corpo – para o interior das células. O aumento da glicose no sangue pode provocar diversas complicações e afetar os nervos. Com isso, a pessoa pode ter sensações como formigamento, dormência ou queimação nos braços, mãos, pernas e pés, entre outras.
Como tratar diabetes – existe o diabetes tipo 1, que é herdado, e o diabetes tipo 2, que é adquirido devido ao sedentarismo, hipertensão, sobrepeso, triglicerídeos elevados e má alimentação. O tratamento do tipo 1 envolve medicamentos e injeções diárias de insulina, já o tratamento do tipo 2 pode incluir medicamentos, mas também o controle do estresse e prática de bons hábitos de saúde.
Hérnia de disco
A hérnia de disco acontece quando um dos discos que ficam entre as vértebras sai da posição normal e comprime os nervos que se ramificam da medula espinhal. Isso pode acontecer em qualquer parte da coluna, porém, é mais comum na cervical (pescoço) e na lombar (região da cintura). Embora muitas pessoas não sintam coisa alguma, ela pode causar formigamento e dor na região afetada, entre outros sintomas.
Como tratar hérnia de disco – as opções variam de acordo com a gravidade e com o grau de interferência nas atividades diárias. Pode incluir fisioterapia, medicamento e, em casos mais graves, cirurgia.
Infarto do miocárdio ou ataque cardíaco
O infarto do miocárdio ou ataque cardíaco acontece quando as células de uma área do coração morrem porque o fluxo de sangue para a região é interrompido abruptamente por um trombo ou coágulo. Formigamento no braço esquerdo e pescoço e dor no peito são alguns dos sintomas.
Como tratar o infarto do miocárdio – o socorro deve ser o mais rápido possível, pois é uma emergência médica. O tratamento pode envolver medicamentos e, dependendo da gravidade, também cirurgia.
Síndrome do túnel do carpo
Na síndrome do túnel do carpo, o nervo que passa pelo túnel do carpo, que é um canal no punho formado por pequenos ossos, é comprimido. Isso acontece devido ao peso, gravidez, trabalhos manuais repetitivos, diabetes, artrite e histórico familiar. A compressão do nervo causa formigamento no braço, na mão e nos dedos, além de dormência e dor.
Como tratar a síndrome do túnel do carpo – geralmente, o punho é imobilizado com uma tala para aliviar a dor e podem ser necessários medicamentos e, às vezes, cirurgia. Mas também é preciso identificar a tratar a causa.
Somente um médico pode diagnosticar um problema de saúde e indicar o melhor tratamento para cada caso. Nunca tome medicamentos por conta própria, mesmo que tenham sido recomendados por alguém com problema que você ache parecido com o seu. Eles podem disfarçar os sinais e sintomas dificultando o diagnóstico e até agravar o problema de saúde e criar novos.
Agende consulta com um especialista
Diabetes: o que é preciso saber
Podcast: tratamentos e cuidados de saúde que não podem esperar
Conteúdo produzido com a colaboração do Dr. Heron Rached, Coordenador do Centro de Cardiologia do Leforte.
Este conteúdo é meramente informativo e educativo, sendo destinado para o público em geral. Ele não substitui a consulta e o aconselhamento com o médico e não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação. Se você tiver algum problema de saúde ou dúvidas a respeito, consulte um médico. Somente ele está habilitado fazer o diagnóstico, a prescrever o tratamento mais adequado para cada caso e acompanhar a evolução do quadro de saúde do paciente.