Centro de Neurologia

O Centro de Tratamento de Neurologia do Grupo Leforte é responsável por diagnosticar e tratar problemas em todo o sistema nervoso - é composto do cérebro, medula espinhal, nervos e junção neuromuscular, sendo responsável por controlar nossas ações voluntárias, como falar e comer, e as involuntárias, como respirar e digerir alimentos. Com uma infraestrutura completa e avançada e uma equipe de profissionais altamente qualificados, o Centro oferece todos os exames necessários para o diagnóstico. Além de tratamentos para qualquer problema neurológico, independentemente do nível de gravidade.

O AVC é uma das principais causas de morte e de incapacidade no Brasil. Existem dois tipos: AVC isquêmico, quando há bloqueio do fluxo do sangue em artéria no cérebro; e AVC hemorrágico, quando uma artéria no cérebro se rompe. Procure um pronto-socorro rapidamente se houver os seguintes sinais e sintomas:

Fraqueza súbita de um lado do corpo;
Paralisia súbita de um lado do corpo;
Falta de sensibilidade súbita em um lado do corpo;
Dificuldade súbita para falar;
Confusão mental súbita.

A esclerose múltipla (EM) afeta o cérebro e a medula espinhal causando diversos sinais e sintomas, como problemas na visão, no movimento dos braços e pernas e também no equilíbrio. Ao longo dos anos, pode causar sérias deficiências, principalmente se não for diagnosticada e tratada. Os principais sinais e sintomas podem ser:

Fadiga;
Dificuldade para caminhar;
Visão turva ou dupla;
Problema no controle da bexiga;
Rigidez muscular ou espasmos;
Problema de equilíbrio;
Problemas de memória.

A doença de Parkinson danifica partes do cérebro progressivamente ao longo dos anos. É causada pela degeneração progressiva dos neurônios que produzem dopamina, que é uma substância importante para a movimentação do corpo. Alguns sinais e sintomas da doença de Parkinson podem ser:

Tremores em repouso, principalmente membros superiores;
Movimentos lentos;
Desequilíbrio;
Músculos rígidos e inflexíveis;
Alteração da escrita.

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que é mais intensa, latejante e ocorre em um lado da cabeça. Pode ser acompanhada de náuseas e vômitos e intolerância à luz e barulhos. É possível que aconteça de forma esporádica ou frequente e prejudica muito a qualidade de vida. Os sintomas podem ser:

Aura (alterações na visão, como embaçamento, manchas escuras e pontos luminosos);
Dor de cabeça latejante de um lado;
Náuseas e vômito;
Sensibilidade à luz, som e cheiros.

Como é feito o atendimento ou tratamento no Centro de Tratamento de Neurologia

No caso de urgência ou emergência, o atendimento começa no Pronto Socorro por equipe especializada em situações desse tipo. Como em suspeitas de AVC, quando é seguido um protocolo para que o problema seja identificado e a pessoa estabilizada e tratada rapidamente, pois isso reduz as possíveis sequelas de forma significativa. O atendimento também pode ser iniciado a partir do diagnóstico de algum problema neurológico e envolver os mais variados tipos de tratamentos, desde toxina botulímica para reabilitação neurológica – por exemplo, em casos de AVC, neuropatias dolorosas e paralisia cerebral – até neurocirurgias complexas.

Mas seja qual for a situação, o atendimento é feito de forma integrada e coordenada por profissionais de várias especialidades, que têm à disposição uma infraestrutura completa, que inclui:

Os tratamentos de alguns problemas neurológicos incluem a administração de medicamentos de forma endovenosa ou subcutânea, por exemplo. O que pode ser feito no Centro de Infusão do Grupo Leforte, com atendimento ágil e seguro em horário marcado e em ambiente que preserva a privacidade do paciente. A equipe do Centro é capacitada para o manejo de qualquer ocorrência.

Segundo a Sociedade Americana de Dor de Cabeça, as mulheres sofrem com enxaquecas três vezes mais que os homens. O Centro de Neurologia do Grupo Leforte conta com um núcleo para tratamento da cefaleia.

O Núcleo de Atendimento e Tratamento da Esclerose Múltipla (NATEM) do Grupo Leforte cuida do paciente de forma integral, fazendo desde o acompanhamento ambulatorial até a reabilitação.

Possui equipamentos de última geração para extrair tumores de forma precisa, evitando sangramentos indesejados e preservando tecidos, vasos e nervos, e para remover lesões neurológicas, com redução do tempo da cirurgia e de até 50% do risco de sequelas. Bem como para integrar cirurgia e exames diagnósticos intraoperatórios, permitindo fotografá-los e filmá-los em Full HD.

A equipe do Centro de Tratamento de Neurologia do Grupo Leforte é multidisciplinar e altamente qualificada, os profissionais possuem certificações nas mais diversas entidades nacionais e internacionais. Além de terem à disposição equipamentos de ponta para os casos de intervenções cirúrgicas, como o aspirador ultrassônico Sonoca, o microscópio Zeiss Pentero e neuronavegador para cirurgias.

Localização do Centro de Tratamento de Neurologia

Hospital Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 121 – Morumbi – São Paulo (SP)
Call center: (11) 3345-2288

Hospital Leforte Liberdade

Rua Barão de Iguape, 209 – Liberdade – São Paulo - SP
Call center: (11) 3345-2288

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro do que acontece no Leforte

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
banner