Centro de Gastroenterologia

O Centro de Tratamento de Gastroenterologia do Grupo Leforte é responsável por prevenir, diagnosticar e tratar problemas no aparelho digestivo, inclusive cirurgicamente, tanto de adultos quanto de crianças. O aparelho digestivo é formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, reto e ânus, além de órgãos acessórios, como pâncreas, fígado e vesícula biliar. Existem vários problemas que podem afetá-lo, tais como:.

É um dos tipos de câncer mais comuns em homens e mulheres com mais de 50 anos e se desenvolve lentamente. Pode ficar assintomático por muito tempo, mas alguns sinais e sintomas de câncer colorretal podem ser:

Sangramento ao defecar;
Se o tumor for no reto, dor e sensação de não ter esvaziado depois de defecar.

É um distúrbio que afeta as funções do sistema gastrointestinal e está associado à alteração na frequência e consistência das evacuações. Alguns sinais e sintomas de síndrome do intestino irritável podem ser:

Desconforto abdominal;
Cólicas e/ou flatulência;
Diarreia ou constipação, às vezes alternadas.

É uma alteração ou inflamação no tecido gástrico, que reveste o estômago. Pode ter várias causas, como estresse, uso de medicamentos, infecções e distúrbios no sistema imunológico. Alguns sinais e sintomas da gastrite podem ser:

Desconforto abdominal;
Náuseas;
Vômitos;
Indigestão e azia.

A pancreatite é a inflamação do pâncreas. Pode ter várias causas, como consumo de álcool e cálculos biliares, e danificar de forma permanente o pâncreas. Alguns sinais e sintomas da pancreatite podem ser:

Dor intensa na região superior do abdômen;
Náuseas, vômitos e diarreia;
Pele amarelada (icterícia).

A doença é causada pela alteração no fluxo dos conteúdos estomacais. Bile e ácidos retornam do estômago ao esôfago, podendo causar inflamações e dores. Alguns sinais e sintomas da doença do refluxo gastroesofágico:

Azia e regurgitação;
Dificuldade em engolir;
Tosse, caso os fluídos chegam ao pulmão durante a regurgitação.

Causa lesões irreversíveis no fígado pela formação de nódulos ou fibrose. Entre as principais causas, estão a hepatite e o consumo excessivo de álcool. Alguns sinais e sintomas da cirrose podem ser:

Pele amarelada (icterícia);
Perda de apetite e de peso;
Acúmulo de líquido na cavidade abdominal.

Como é feito o atendimento ou tratamento no Centro de Gastroenterologia

No caso de urgência ou emergência, o atendimento começa no pronto-socorro por equipe especializada nessas situações. Ou, então, a partir do diagnóstico de algum problema no sistema digestivo. Mas o atendimento sempre é feito de forma integrada e coordenada por profissionais de várias especialidades, que têm à disposição uma infraestrutura completa para diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes. Incluindo um moderno centro cirúrgico para a realização de intervenções de qualquer tipo e nível de dificuldade, até de cirurgias robóticas.

O Centro de Endoscopia realiza vários tipos de exame, como colonoscopia preventiva do câncer colorretal. Os equipamentos de altíssima resolução permitem um diagnóstico preciso e, inclusive, o tratamento de forma endoscópica até de lesões mínimas.

O Centro de Tratamento de Obesidade do Grupo Leforte atende desde crianças até adultos para tratar do sobrepeso, evitando o agravamento, e também dos vários estágios da obesidade. Bem como dos problemas de saúde que o excesso de peso pode causar.

O Centro de Tratamento de Gastroenterologia do Grupo Leforte possui equipe multidisciplinar altamente qualificada e infraestrutura completa e avançada.

Localização do Centro de Tratamento de Gastroenterologia

Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama

Rua Guilherme Marconi, 440, Santo André
Call center: (11) 4993-3773

Clínica e Diagnósticos Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 62
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade

Rua da Glória, 676 – Liberdade
Call center: (11) 3345-2288

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
banner