Gastroenterologia

A gastroenterologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças no sistema digestivo. Essa área da medicina cuida do estômago, pâncreas, intestinos delgado e grosso, esôfago, fígado e vesícula biliar - de doenças simples até as mais complexas. Os médicos gastroenterologistas ainda podem se dedicar a subespecialidades, como por exemplo, a hepatologia - que estuda e trata doenças no fígado.

Gastroenterologia do grupo Leforte

O Grupo Leforte possui uma equipe multidisciplinar especializada na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças no trato digestivo em adultos ou crianças. É referência em atendimentos clínicos e cirúrgicos – dispondo de Centro de Tratamento de Gastroenterologia com núcleo de endoscopia e colonoscopia, Centro Cirúrgico – com equipamento de última geração, inclusive para cirurgias robóticas -, Centro de Transplantes, Além disso, o Grupo Leforte possui um Centro de Tratamento de Obesidade, que oferece diversos tipos de tratamento, como a cirurgia bariátrica.

Equipe
Especialistas em gastroenterologia.
Localização
Locais estratégicos na Grande São Paulo.
Atendimento
Equipe multidisciplinar para cuidar da sua saúde.
Convênios
Atende convênios e particular.
Exames
Centro de Diagnósticos do Grupo Leforte.
Tratamentos
Centro de Tratamento de Gastroenterologia, Centro de Tratamento de Obesidade e Centro de Transplantes.

Consulta com especialista em gastroenterologia

Algumas doenças tratadas na gastroenterologia

A doença causa lesões irreversíveis no fígado ao impedir a circulação sanguínea no órgão devido à formação de nódulos ou fibrose. Entre as principais causas, estão a hepatite e o consumo excessivo de álcool. Alguns sinais e sintomas da cirrose podem ser:

Pele amarelada (icterícia);
Perda de apetite e de peso;
Inchaço na região abdominal;
Glândulas salivares inchadas;
Sensação de cansaço e mal-estar.

É uma doença crônica da categoria de doenças inflamatórias intestinais (DII). Afeta a região inferior do intestino delgado (íleo), o intestino grosso, ou ambos, podendo ainda causar danos em todo o trato digestivo. Alguns sinais e sintomas da doença de Crohn podem ser:

Diarreia crônica;
Perda de apetite e peso;
Febre;
Cólica abdominal.

Mais conhecida como refluxo, a doença é causada pela alteração no fluxo dos conteúdos estomacais. Bile e ácidos retornam do estômago ao esôfago, podendo causar inflamações e dores. Alguns sintomas e sinais da doença do refluxo gastroesofágico podem ser:

Azia;
Regurgitação;
Dificuldade em engolir;
Tosse, caso os fluídos cheguem ao pulmão durante a regurgitação.

A gastrite é uma alteração ou inflamação na mucosa que reveste o estômago. Ela pode ter várias causas, como estresse, uso de medicamentos, infecções e distúrbios no sistema imunológico. Alguns sinais e sintomas da gastrite podem ser:

Desconforto abdominal;
Náuseas;
Vômitos;
Indigestão e azia.

A deficiência do intestino delgado em produzir a enzima lactase, responsável pela digestão da lactose, faz o paciente ser intolerante ao consumo de laticínios. Alguns sintomas e sinais da intolerância à lactose podem ser:

Distensão abdominal e cólica;
Necessidade de evacuar entre 30 minutos a duas horas após consumir laticínios;
Diarreia;
Enjoo;
Gases;
Ruídos na região do estômago.

A pancreatite é a inflamação do pâncreas. Pode ser aguda – causada principalmente pelo consumo de álcool e cálculos biliares – ou crônica, que causa danos permanentes e frequentemente está associada ao consumo excessivo de álcool por tempo prolongado. É essencial identificar as causas da doença e investigar se existem outros problemas relacionados. Alguns sinais e sintomas da pancreatite podem ser:

Dor intensa na região superior do abdômen;
Náuseas;
Vômitos;
Diarreia;
Pele amarelada Icterícia;
Diabetes.

É um distúrbio que altera as funções do sistema gastrointestinal, associado à alteração na frequência e consistência das evacuações. Alguns sinais e sintomas da síndrome do intestino irritável podem ser:

Desconforto abdominal;
Cólicas;
Diarreia ou constipação, às vezes alternadas;
Prisão de ventre;
Flatulência.

Agendamento e locais de consultas de gastroenterologia no Grupo Leforte

O Grupo Leforte tem uma equipe de gastroenterologistas que atendem em cinco diferentes unidades, localizadas em pontos estratégicos e de fácil acesso na Grande São Paulo.

Clínica e Diagnósticos Leforte Alphaville

Alameda Araguaia, 943, Loja 02/03 – Barueri – SP
Call center: (11) 3345-2288

Clínica e Diagnósticos Christóvão da Gama

Rua Guilherme Marconi, 440, Santo André
Call center: (11) 4993-3773

Clínica e Diagnósticos Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 62
Call center: (11) 3345-2288

Kids Leforte Santo Amaro

Av. Washington Luís, 3085 – Santo Amaro
Call center: (11) 5521-3993

Hospital e Maternidade Christóvão da Gama

Av. Dr. Erasmo, 18 – Vila Assunção, Santo André – SP
Call center: (11) 4993-3773

Hospital Leforte Morumbi

Rua dos Três Irmãos, 121 – Morumbi – São Paulo (SP)
Call center: (11) 3345-2288

Hospital Leforte Liberdade

Rua Barão de Iguape, 209 – Liberdade – São Paulo - SP
Call center: (11) 3345-2288

Centro de referência para diagnóstico e cuidados da saúde do trato digestivo do Grupo Leforte

Atende desde crianças até adultos para tratar do sobrepeso e evitar o agravamento, além dos vários estágios da obesidade e dos problemas de saúde que o excesso de peso pode causar – as chamadas comorbidades -, tais como: hipertensão, diabetes, colesterol alto, ácido úrico elevado, distúrbios da tireoide e musculoesqueléticos e até questões emocionais.

O Grupo Leforte está preparado para oferecer soluções de investigação e de monitoramento de doenças aos seus médicos e pacientes, possui certificações nacionais e internacionais, como a ONA e a canadense de excelência Qmentum International, nível diamante. As Unidades de Diagnósticos contam com atendimento humanizado e parque tecnológico moderno, seguindo rigorosos controles de qualidade.

Para oferecer uma solução completa de diagnóstico, o Grupo Leforte é parceiro do Laboratório Delboni para exames de análises clínicas e do Laboratório Salomão Zoppi para exames de análises patológicas.

É responsável por prevenir, diagnosticar e tratar problemas no aparelho digestivo, tanto de adultos quanto de crianças, até com cirurgias de qualquer nível de complexidade. Para isso, dispõe de uma estrutura moderna, inclusive para a realização de cirurgias robóticas. O Centro de Tratamento de Gastroenterologia do Grupo Leforte cuida de problemas como câncer colorretal, refluxo, gastrite, síndrome do intestino irritável, pancreatite e cirrose, entre outros.

É o líder no Brasil em transplantes de rim, fígado e, nos últimos três anos, o mais ativo do mundo em transplantes de pâncreas. O Centro de Transplantes do Grupo Leforte possui uma equipe multidisciplinar com ampla experiência em cirurgias de alta complexidade do aparelho digestivo, incluindo as oncológicas, transplantes de fígado, pâncreas, pâncreas-rim e rim.

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro do que acontece no Leforte

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
banner

Agende sua consulta agora