O que é a hepatite aguda grave pediátrica de etiologia desconhecida, que afeta crianças e adolescentes?

Até dia os primeiros dias de maio de 2022, 348 casos de hepatite aguda grave pediátrica de etiologia desconhecida, ou seja, cuja causa não foi identificada, foram registrados em vários países, segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS. Em alguns deles, houve necessidade de transplante hepático. No Brasil, mais de 70 casos estavam sendo investigados, e o Leforte convidou o infectologista Dr. Igor M. Marinho para falar sobre o assunto.

 

HEPATITE AGUDA GRAVE PEDIÁTRICA – o que são hepatites e quais são as principais causas?

  1. IGOR M. MARINHO – as hepatites são inflamações do fígado, que podem acontecer por diversas causas. As principais, geralmente, são relacionadas com infecções virais. Os vírus da hepatite dos tipos A, B e C são os preeminentes, mas também são conhecidos os vírus dos tipos D e E. Além disso, é possível ter hepatite por uma causa metabólica, por uma causa secundária a processos inflamatórios em outros lugares do organismo e, também, por depósito de gordura no fígado.

 

HEPATITE AGUDA GRAVE PEDIÁTRICA – como o atual surto de hepatite aguda se diferencia dos casos clássicos de hepatite?

  1. IGOR M. MARINHO – o surto atual de hepatite se diferencia pelo fato de que as principais causas geralmente registradas de hepatite – como as virais e metabólicas – não estarem sendo identificadas nesses casos. Foi observado um aumento importante do número de ocorrências, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, por causas que não foram alguma das que já são conhecidas.

 

HEPATITE AGUDA GRAVE PEDIÁTRICA – quem está sendo afetado pela hepatite aguda de origem desconhecida?

  1. IGOR M. MARINHO – o público afetado é de crianças e adolescentes, de uma faixa de recém-nascidos até o período de 17 anos. Geralmente, esses indivíduos estavam saudáveis antes.

 

HEPATITE AGUDA GRAVE PEDIÁTRICA – já há casos confirmados no Brasil, é algo com que os pais devam se preocupar?

  1. IGOR M. MARINHO – o Brasil já registra, em todas as suas cinco grandes áreas, para hepatite de etiologia desconhecida. Nós temos um caso provável no Mato Grosso do Sul e, além disso, temos algumas dezenas de casos suspeitos em todo o País.

 

O caso provável se diferencia dos demais suspeitos porque nele houve uma investigação extensa, inclusive para hetatite E, arboviroses (doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos) e outras causas. Como todas foram descartadas, por isso que se imagina que esteja relacionada à hepatite de etiologia desconhecida. De todo modo, é um paciente que apresentou já uma melhora clínica. Inclusive, recebeu alta hospitalar.

 

HEPATITE AGUDA GRAVE PEDIÁTRICA – quais são os sinais e sintomas?

  1. IGOR M. MARINHO – são os típicos de uma hepatite: náuseas, algum grau de desconforto abdominal e pode acompanhar icterícia – que é coloração amarelada da pele e das escleras oftálmicas. Associada a isso, uma alteração laboratorial, que está relacionada com o aumento das enzimas hepáticas.

 

HEPATITE AGUDA GRAVE PEDIÁTRICA – quais exames são realizados para confirmar a suspeita?

  1. IGOR M. MARINHO – são realizados os exames laboratoriais para avaliar lesão e função do fígado, além de pesquisa de agentes causadores, conhecidamente, de hepatite. Depois, tentamos descartar outras possíveis causas e o diagnóstico da hepatite aguda grave pediátrica de etiologia desconhecida acaba sendo de exclusão.

 

São solicitadas sorologias para hepatites virais, sífilis, HIV, arboviroses (como dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela), além de exame de imagem do fígado – que seja um ultrassom de abdômen – para observar se existe uma outra alteração que justifique a hepatite. Sendo descartadas outras alterações e o paciente estando na faixa etária relacionada e preenchendo critérios para hepatite, ele entra em um quadro de hepatite suspeita de origem desconhecida.

 

HEPATITE AGUDA GRAVE PEDIÁTRICA – como a doença evoluiu e quais são as principais hipóteses para a causa desse surto de hepatite?

  1. IGOR M. MARINHO – a hepatite aguda grave de origem desconhecida costuma evoluir com um grau de insuficiência hepática, com alteração da função do fígado. Ela pode evoluir, inclusive, com necessidade de transplante hepático. No Brasil, já tivemos alguns casos de hepatite aguda grave de origem desconhecida que foram colocados na fila de transplante, inclusive, alguns já foram transplantados.

 

As principais hipóteses são que, realmente, exista um componente infeccioso relacionado com as alterações relacionadas à hepatite aguda grave de origem desconhecida. Então, se imagina a possibilidade de algum tipo de adenovírus ou, até mesmo, o próprio Covid como uma possível causa para essas alterações. No entanto, nada foi comprovado até o momento.

 

HEPATITE AGUDA GRAVE PEDIÁTRICA – o surto pode estar relacionado com as vacinas contra covid-19 ou com a própria covid-19?

  1. IGOR M. MARINHO – a vacinação contra a Covid-19 e a própria doença em si são possibilidades de causas investigadas. Mas, até o momento, não há qualquer dado que relacione essas situações com a hepatite aguda grave de etiologia desconhecida.

 

HEPATITE AGUDA GRAVE PEDIÁTRICAque medidas estão sendo recomendadas para prevenir a propagação?

  1. IGOR M. MARINHO – tem sido feito uma vigilância extensa pelas autoridades em saúde. Então, todos os quadros de hepatite que se enquadrem na possibilidade de uma suspeita de hepatite aguda grave de origem desconhecida são notificados às Secretarias e aos órgãos de vigilância em saúde, que têm investigado e auxiliado no manejo e na investigação diagnóstica. Existe um esforço da comunidade científica e médica internacional no sentido de tentar identificar qual é a causa direta desse aumento de casos de hepatite entre crianças e adolescentes menores de 17 anos.
dr igor marinho

O Dr. Igor M. Marinho é infectologista, médico assistente na infectologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), pesquisador vinculado ao Hospital Sírio-Libanês e coordenador médico da área de infectologia do Hospital Leforte Liberdade.

Este conteúdo é meramente informativo e educativo, sendo destinado para o público em geral. Ele não substitui a consulta e o aconselhamento com o médico e não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação. Se você tiver algum problema de saúde ou dúvidas a respeito, consulte um médico. Somente ele está habilitado fazer o diagnóstico, a prescrever o tratamento mais adequado para cada caso e acompanhar a evolução do quadro de saúde do paciente.
Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho