Pneumonia em crianças: a quais sinais os responsáveis devem estar atentos?

A pneumonia em crianças é, na maioria das vezes, uma complicação de um quadro respiratório comum. Por ser contagiosa, os pequenos – principalmente em idade escolar – estão suscetíveis à doença. O Grupo Leforte conversou com a Dra. Suzana Cervone, pediatra pneumologista, que explicou quais cuidados ter com as crianças para prevenir a pneumonia e o que fazer caso fiquem doentes.

 

PNEUMONIA EM CRIANÇAS – quais as principais causas?

DRA. SUZANA CERVONE – a pneumonia pode ser causada por vírus ou bactérias. Em crianças, a maior parte das pneumonias são causadas por vírus. Então, devemos pensar que qualquer resfriado comum – tanto causado pelo vírus influenza, como por coronavírus, adenovírus ou tantos outros que acometem as crianças – podem evoluir para uma pneumonia. Isso pode acontecer com qualquer criança saudável como uma complicação da infecção das vias aéreas superiores, que é o nome médico que damos aos resfriados.

 

PNEUMONIA EM CRIANÇAS – quais crianças estão mais suscetíveis a contrair a doença?

DRA. SUZANA CERVONE – qualquer criança pode ter pneumonia, mas a doença vai ser mais grave naquelas imunossuprimidas ou nos bebês menores de seis meses. São os principais pacientes alertas quando vemos quadros de pneumonia. A maior parte dos casos podem ser tratados em casa e só vão precisar de internação quando evoluírem de forma mais séria ou houver complicação.

 

PNEUMONIA EM CRIANÇAS – quais sinais e sintomas podem indicar a presença da doença?

DRA. SUZANA CERVONE – os primeiros sinais e sintomas geralmente são comuns aos resfriados, então a criança vai apresentar tosse, coriza e febre. Os responsáveis devem ficar atentos para a evolução desses quadros, que pode se manifestar da seguinte forma:

  • Febre com duração maior de três dias, elevada e persistente;
  • Respiração rápida;
  • Queda do estado geral – a criança fica prostrada.

Qualquer um desses sinais de alerta deve ser avaliado pelo médico para que ele defina o tratamento que a criança precisa.

 

PNEUMONIA EM CRIANÇAS – como é feito o diagnóstico da pneumonia infantil para descartar a presença de outras doenças, como a Covid-19 e influenza?

DRA. SUZANA CERVONE – o diagnóstico da pneumonia é clínico. Então o médico irá avaliar a criança fisicamente, fará perguntas ao responsável sobre os sinais e sintomas que ela apresenta, e poderá confirmar ou não a doença. Em alguns casos, exames de sangue e raio-x do tórax são pedidos para acompanhar a evolução da pneumonia e determinar o tratamento – se será preciso internação ou não – mas não são necessários para o diagnóstico em si.

Para descartar a suspeita de Covid-19 e influenza, é necessário fazer os testes específicos. Os quadros são todos muito semelhantes e não é possível diferenciá-los sem exames.

 

PNEUMONIA EM CRIANÇAS – como os responsáveis podem ajudar a prevenir a doença nas crianças? A vacinação contra a Covid-19 e influenza em crianças ajuda, de alguma forma, na prevenção?

DRA. SUZANA CERVONE – Para prevenir a pneumonia temos a vacina pneumocócica, que protege contra as formas mais graves da doença. Ela está disponível no SUS como pneumo 10 e nas redes particulares de saúde como pneumo 13. As vacinas contra a Covid-19 e influenza também são importantes pois previnem esses vírus que podem ser portas de entrada para pneumonia. Qualquer criança com o quadro vacinal em dia está mais protegida que as outras que não estão.

 

PNEUMONIA EM CRIANÇAS – a pneumonia pode ser transmissível? Existe algum cuidado a ser tomado com as crianças ao frequentar a escola, entre outros ambientes?

DRA. SUZANA CERVONE – Sim, a pneumonia nas crianças é quase sempre uma complicação de um resfriado comum, então é transmissível. Os cuidados recomendados são os mesmos que já sabemos por conta da pandemia de coronavírus, então a criança que está doente deve ficar isolada em casa para não contaminar outras. Mesmo não se tratando de Covid-19, a criança com qualquer quadro respiratório, incluindo a pneumonia, não deve frequentar a escola e nem ter contato com outras crianças.

Quando iniciado o tratamento com o antibiótico, o paciente não está mais transmitindo a pneumonia, mas, ainda assim, deve continuar em casa até a melhora completa para repousar.

Dra Suzana Cervone

A Dra. Suzana Cervone é médica pediatra com especialização em pneumologia pediátrica pelo Instituto da Criança de São Paulo – HCFMUSP. Fez curso de antropologia da infância durante a faculdade de medicina e, desde então, estuda a importância do brincar no desenvolvimento infantil.

Este conteúdo é meramente informativo e educativo, sendo destinado para o público em geral. Ele não substitui a consulta e o aconselhamento com o médico e não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação. Se você tiver algum problema de saúde ou dúvidas a respeito, consulte um médico. Somente ele está habilitado fazer o diagnóstico, a prescrever o tratamento mais adequado para cada caso e acompanhar a evolução do quadro de saúde do paciente.
Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho