Sintomas e tratamento

Sinais, sintomas e tratamentos do Coronavírus – Covid-19

Tire suas dúvidas sobre o que os especialistas sabem até agora a respeito dos sinais, sintomas e tratamentos do Coronavírus.

Os sinais e sintomas de coronavírus mais comuns são febre alta (acima de 37,8°C), tosse e dificuldade para respirar. Esses sintomas se manifestam de forma leve no início da doença e podem piorar gradualmente. Há pacientes que podem apresentar também dores pelo corpo e na garganta, congestão nasal e diarreia. É possível que alguns pacientes infectados não manifestem nenhum sintoma.

Fontes:

As complicações mais comuns causadas por Covid-19 são insuficiência respiratória grave e insuficiência cardíaca, condições que podem levar à falência de múltiplos órgãos.

Fontes:

Deve ser procurado atendimento médico imediatamente se o paciente tiver um ou mais dos seguintes possíveis sinais e sintomas de Coronavírus:

Apresentar dificuldade para respirar ou falta de ar
Sentir pressão ou dor persistente no peito
Perceber lábios ou rosto azulados
Manifestar confusão mental

Fonte:

Não são todos os casos de Covid-19 que necessitam de hospitalização. Cerca de 80% dos pacientes apresentam casos leves e podem realizar acompanhamento pela Atenção Primária, permanecendo em isolamento em sua própria casa. Cerca de 15% dos casos precisam de internamento fora da unidade de terapia intensiva (UTI) e apenas 5% necessitam de tratamento intensivo.

É necessário avaliar caso a caso. Pacientes com graves sintomas de Coronavírus devem ser encaminhados ao hospital de referência estadual para tratamento.

Fontes:

Diversos pesquisadores estão realizando estudos e testes com apoio da Organização Mundial da Saúde para desenvolver uma vacina conta o Covid-19. Alguns tratamentos de Coronavírus com antivirais e outros tipos de medicamentos já conhecidos e utilizados em diferentes doenças também estão sendo testados em ensaios clínicos para verificar a eficácia deles contra o vírus.

Fontes:

Até o momento, não há nenhum medicamento específico recomendado para prevenir ou tratar o Covid-19. Por este motivo, os tratamentos indicados são de suporte aos sintomas. Recomenda-se:

Repouso
Hidratação constante
Uso de medicamentos analgésicos e antitérmicos em casos com dor e febre
Uso de umidificador nos ambientes para aliviar a tosse, desde que ele seja bem higienizado

Fontes:

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro do que acontece no Leforte

Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho
banner