Mioma: Mulheres precisam dar atenção aos sinais, sintomas e dores uterinas
Especialista em cirurgia ginecológica do Grupo Leforte adverte para pacientes procurarem assistência médica aos primeiros sintomas
Os miomas são nódulos benignos que se formam no útero das mulheres, ou próximo a ele, com sintomas que variam conforme a localização e o tamanho. A dor pélvica, porém, é frequente, assim como o sangramento anormal que esses nódulos podem provocar.
Fora da cavidade uterina, os sintomas dependem do crescimento dos nódulos e da proximidade com outros órgãos, como bexiga e intestino grosso, podendo gerar sintomas urinários ou intestinais.
Cirurgião ginecológico e referência em videolaparoscopia do Grupo Leforte, o Dr. Gustavo Adolpho de Oliveira afirma que “sempre que surge uma dor pélvica diferente, que não melhora espontaneamente ou com analgésicos comuns, é imprescindível procurar um ginecologista para uma avaliação”. Mas faz um alerta: “mais do que procurar atendimento apenas em uma urgência, é importante manter um acompanhamento de rotina com seu médico.”
Conheça o Centro de Saúda da Mulher
Em casos de sintomas mais leves, o especialista do Grupo Leforte diz que a maioria dos casos é tratada preventivamente, com medicamentos e analgésicos, além do acompanhamento médico adequado. Quando não há a necessidade nem de medicamentos e cirurgia, é recomendado um tratamento mais alternativo, com atividades físicas de menor impacto, como natação, pilates e acupuntura.
Há situações, no entanto, em que a cirurgia é realmente necessária. Nesses casos, o mais indicado, de acordo com o Dr. Gustavo, é que o procedimento seja feito por mecanismo robótico ou videolaparoscópico, que são minimamente invasivos e reduzem muito o tempo de recuperação.
Nas unidades do Grupo Leforte, destaca o especialista, a paciente tem à sua disposição os tratamentos mais avançados – cirurgia robótica e videolaparoscopia – com profissionais altamente capacitados e uma estrutura de excelência.
“Os tratamentos devem ser apenas indicados após uma avaliação minuciosa com um ginecologista especialista nesse tipo de procedimento”, alerta o Dr. Gustavo.
Dr. Gustavo Adolpho de Oliveira é ginecologista e cirurgião ginecológico, especialista em Videolaparoscopia pela Febrasgo (Federação Brasileira de Ginecologia). É referência em Videolaparoscopia e Tratamento de Endometriose na unidade Hospital Leforte – Liberdade, onde atua desde 2017. Atende no Ambulatório do Hospital Leforte – Liberdade, às segundas e terças, das 8h às 18h. Agendamento: (11) 3345-2288.
Agende com um especialista em ginecologia
Conteúdos relacionados no site do Grupo Leforte
- O que pode causar sangramento vaginal anormal?
- Cólica Uterina pode indicar diversos problemas ginecológicos como a endometriose
- Cirurgia robótica traz ganhos no tratamento da endometriose e outras doenças ginecológicas
- Cuidados básicos da saúde da mulher incluem acompanhamento médico regular