Quais problemas podem afetar a saúde digestiva?

Para conscientizar, orientar e mobilizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças que afetam o aparelho digestivo, anualmente acontece o Dia Mundial da Saúde Digestiva, em 29 de maio. A cada ano, as ações de conscientização se concentram em uma doença ou distúrbio digestivo específico. Em 2021, o tema é a “obesidade, uma pandemia contínua”. Continue a leitura e conheça duas das doenças que afetam com mais frequência o aparelho digestivo e como a obesidade pode prejudicar a saúde digestiva.

 

Saúde digestiva e doença do refluxo gastroesofágico (DGRE)

A doença do refluxo gastroesofágico, também conhecida como refluxo, acontece quando o conteúdo do estômago, incluindo o suco gástrico, volta para o esôfago (órgão parecido com um tubo que liga a faringe com o estômago), o que pode provocar danos, tais como: inflamação, estreitamento e úlceras (feridas). Cerca de 12 a 20% da população brasileira tem DGRE, que é uma das causas mais frequentes de consultas com médicos gastroenterologistas.

Causa de refluxo gastroesofágico – ele acontece quando o esfíncter no final do esôfago (que é um músculo em forma de anel) não funciona da maneira adequada, permitindo que o conteúdo do estômago volte. Normalmente, esse esfíncter relaxa quando a pessoa engole, deixa o alimento ou a bebida passar e, depois, volta a se contrair fechando a passagem.

  • Fatores que podem contribuir para o DGRE – ganho de peso, consumo de alimentos gordurosos e de bebidas que tenham gás, cafeína ou álcool e fumar.

Sinais e sintomas de refluxo gastroesofágico – o esôfago não tem o revestimento que protege o estômago do suco gástrico, que é ácido. Então, quando o refluxo acontece, todo o conteúdo do estômago volta para o esôfago, causando azia, que é uma sensação de queimação. Também é possível que o conteúdo do estômago volte até a boca, podendo causar dor de garganta, tosse, rouquidão e sensação de nó na garganta.

  • Atenção – ter um ou mais desses sinais e sintomas eventualmente não significa que a pessoa tem a doença do refluxo gastresofágico. Mas é importante procurar o médico caso se repita com frequência para que ele identifique a causa e indique o tratamento mais adequado para o caso.

 

Saúde digestiva e gastrite

Quando a mucosa que reveste o estômago sofre algum tipo de agressão, ela pode inflamar, o que é chamado de gastrite. Dependendo do tipo de agressão à mucosa estomacal, a gastrite pode ser aguda ou crônica. A gastrite aguda ocorre subitamente e de forma acentuada, sendo facilmente associada a uma causa. Já a gastrite crônica é um processo inflamatório contínuo, que pode durar a vida toda se não for tratado.

Causas da gastrite – geralmente, a gastrite aguda é causada pelo consumo de bebida alcoólica, por estresse e por medicamentos, como anti-inflamatórios não esteroides, a exemplo do ácido acetil salicílico. Já a gastrite crônica, na maioria das vezes, a causa é infecção pela bactéria Helicobacter pylory. Esse micro-organismo afeta 60% dos brasileiros aproximadamente e cerca da metade da população mundial.

  • Além da gastrite crônica, a Helicobacter pyloryele pode causar úlcera, dispepsia e câncer.

Sinais e sintomas da gastrite – ela pode não ter sintoma algum, o que é mais comum no caso da gastrite crônica. Os sinais e sintomas são mais comuns na fase aguda da gastrite, podendo ser desconforto ou dor na parte superior do abdômen, náuseas e vômitos que, muitas vezes, acompanham o desconforto no abdômen. Também pode haver sensação de queimação e de saciedade. Se a gastrite levar o desenvolvimento de úlcera, é possível que aconteça a eliminação de sangue nas fezes ou em vômitos.

  • Atenção – ter um ou mais desses sinais e sintomas não significa, necessariamente, que a pessoa tem gastrite. Mas sim que deve ir ao médico para que ele faça o diagnóstico e prescreva o melhor tratamento para o caso.

 

Saúde digestiva e obesidade

A obesidade é um importante fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças do aparelho digestivo, pois causa alterações nas funções de órgãos essenciais para o funcionamento do corpo, como estômago, intestino, fígado e pâncreas. Veja algumas doenças no sistema digestivo para as quais a obesidade aumenta o risco:

  • Refluxo gastroesofágico;
  • Dispepsia funcional (indigestão).
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Diverticulite;
  • Doença inflamatória intestinal (DII).
  • Pancreatite;
  • Gordura no fígado;
  • Câncer gastrointestinal.

 

Agende consulta com um gastroenterologista

 

Conteúdos relacionados no site do Grupo Leforte

O que são doenças inflamatórias intestinais, o que elas causam?
O que é a síndrome do intestino irritável?
Conheça o Centro de Tratamento de Gastroenterologia do Grupo Leforte

Este conteúdo é meramente informativo e educativo, sendo destinado para o público em geral. Ele não substitui a consulta e o aconselhamento com o médico e não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou automedicação. Se você tiver algum problema de saúde ou dúvidas a respeito, consulte um médico. Somente ele está habilitado fazer o diagnóstico, a prescrever o tratamento mais adequado para cada caso e acompanhar a evolução do quadro de saúde do paciente.
Testemunhos

Gostaríamos de agradecer ao Dr Pierry Louys Batista, em nome de todos os pediatras, toda equipe assistencial, de atendimento, segurança, higiene e do laboratório Delboni, pois percebemos que houve a verdadeira hospitalidade que todos falam, mas poucos exercem: a de fora dos livros.

Gustavo Ambrósio Tenório

Equipe de enfermagem muito bem preparada, atenta e disponível para qualquer chamado. Muito educada e cordial também, por exemplo, sempre ao entrar no quarto os enfermeiros avisavam meu pai que a luz seria acesa, não acendendo diretamente na “cara” da pessoa, que estava despreparada.

Antônio Rafael de Carvalho